3 de junho de 2022

Notícias em 03/06/2022

Imagem em destaque

Ilha de Komodo
A Ilha de Komodo é uma das 17.508 ilhas que constituem a República da Indonésia. Tem aproximadamente 36 km de extensão norte-sul, sendo a mais ocidental e maior das ilhas do Parque Nacional de Komodo. Este parque é um Patrimônio Mundial da Unesco com cerca de 336 km2, que inclui também as ilhas Rinca e Padar. Na região norte de Kodomo, uma cordilheira circunda a baía de Loh Liang, onde se destaca o Monte Satalibo com 735 m de altitude. Na porção central a topografia é menos acidentada. Sua região costeira é muitas vezes constituída por falésias rochosas escarpadas, entremeadas por praias de areia branca. Há muito tempo, no Pleistoceno, ocorreu o encontro das placas tectônicas Sahul (a leste) e Sunda (a oeste) que produziu diversas erupções vulcânicas. As flutuações do nível do mar alto, há aproximadamente 18.000 anos, permitiu a migração da fauna entre as ilhas da Indonésia, especialmente entre as ilhas das Flores e Komodo, quando o nível do mar era 85 m mais baixo do que atualmente. A atividade vulcânica na área do Parque Nacional de Komodo ainda continua marcada por terremotos de diversas intensidades. A rocha andesítica domina a Ilha, porém, ao centro e a oeste, ocorrem dacitos e no extremo nordeste são encontrados principalmente tufos e margas. Sua vegetação consiste basicamente de floresta de mangue e costeira, além de savanas e estepes. A fauna desta ilha inclui o búfalo selvagem, o javali, o cervo, o cavalo selvagem e alguns répteis. Seu principal representante, no entanto, é o Varanus komodoensis, o maior lagarto do planeta, conhecido como dragão de Komodo. Ele lhe empresta o nome, ocupa a maioria de seu território e atrai o interesse científico internacional pela vida selvagem única que tem. Na década de 1910, marinheiros holandeses foram os primeiros a avistar estes lagartos monitores. Eles relataram uma criatura de até 7 m de comprimento que cuspia fogo pela boca. Alguns podiam voar e eram provavelmente devoradores de homens. Na realidade o Komodo chega até 2 m de comprimento, não voa, não cospe fogo, mas realmente é o maior predador da ilha. Sua saliva é altamente infecciosa, podendo matar com uma mordida os infelizes javalis e outros animais menores que passam por perto. Os búfalos também fazem parte do seu cardápio, mesmo que os lagartos gigantes tenham que esperar até duas semanas para que sua mordida tóxica faça efeito fatal. Diz um conto folclórico indonésio que a ancestral dos komodos é uma princesa mística que viva nesta ilha remota. Ela deu à luz filhos gêmeos, um deles era humano e ou outro, um lagarto gigante. Os irmãos aprenderam a viver em harmonia na "Ilha dos Dragões". Os tempos se passaram, mas a princesa imortal regularmente visita sua ilha para proteger seus descendentes, a população dos maiores répteis do mundo.
(Crédito da imagem: Getty - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4)

Assuntos do dia
projeto, petróleo, mercado, água, energia alternativa, meio ambiente, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, asteroides, eventos e outros.

    Projeto
Projeto Ouro Natividade é qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos
    O SGB-CPRM, juntamente com o MME e o Ministério da Economia, publicou, no dia 7 de abril, a abertura do processo de Consulta e Audiência Pública sobre o edital de licitação da cessão de direitos minerários para o projeto Ouro Natividade.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Petróleo
Brasil produz cerca de 3 milhões de bbl/d de petróleo em abril
    Este valor corresponde a um aumento de 0,6% se comparado com o mês anterior e de 0,8% frente a abril de 2021.
    LEIA MAIS em www.gov.br

Ibama concede licença de instalação para o FPSO P-71 no Campo de Itapu


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do ouro


    Água
Revista Derbyana destaca publicação de pesquisadora do SGB-CPRM
    O título é "Avaliação do Estresse Hídrico Subterrâneo das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ)".
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Energia alternativa
Construção de 17 usinas solares em BA, SP e RJ é confirmada por uma das maiores redes de saúde integrada do Brasil

Hydro Rein e Macquarie firmam parceria para construir e operar uma usina eólica e solar de 586 megawatts no Nordeste do Brasil

Metais caros provocam estagnação no setor de carros elétricos

A SPIC Brasil se juntou com a Canadian Solar para investir em novos projetos renováveis no país
    A empresa planeja investir mais de R$ 2 bilhões junto com a parceira em duas usinas, que terão capacidade de geração de 738 MW de potência. A previsão é que as unidades entrem em operação até o final de 2023.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


    Meio Ambiente
Muito além do CO2: Temas para uma agenda ESG brasileira
    Atualmente, os critérios ambientais, sociais e de governança (ESG - Environmental, Social and Governance) são indispensáveis no mundo corporativo do Brasil e do mundo.
    LEIA MAIS em www.hidroplan.com.br

Dia Mundial do Meio Ambiente: temos motivos para comemorar?
    (Por Bruna Soldera) O Dia Mundial do Meio Ambiente, em 2022, é muito especial, pois marca a passagem de 50 anos desde a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano de 1972, reconhecida como o primeiro encontro internacional sobre o meio ambiente.
    LEIA MAIS em www.aguasustentavel.org.br


    Geologia
Ondas magnéticas gigantes foram descobertas oscilando em torno do núcleo da Terra
    Nas profundezas, o planeta fervilha com atividade, desde placas tectônicas até correntes de convecção que circulam pelos fluidos magmáticos quentes bem abaixo da crosta.
    LEIA MAIS em www.geologyin.com


    Paleontologia
Fóssil ajuda a resolver mistério evolutivo da girafa

Pesquisadores descobrem nova espécie de dinossauro no interior de SP
    (Por Muryel Boian / g1 Rio Preto e Araçatuba) Fóssil foi encontrado em Ibirá (SP). Nova espécie é de um titanossauro com tamanho de um pônei, mas que possui características diferentes de outros dinossauros.
    LEIA MAIS em g1.globo.com

O maior pterossauro da América do Sul
    Thanatosdrakon amaru é o nome da nova espécie de réptil voador descoberta por um grupo de cientistas em afloramentos localizados no sul da província de Mendoza, na Argentina.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Vulcanismo
Vulcão Taal

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Etna na Itália, Yake-dake e Suwanose-Jima no Japão, Manam em Papua Nova Guiné, Ruapehu na Nova Zelândia, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 02, em Mindanao, Flipinas (5,5 graus), no norte da dorsal Meso-Atlântico (5,1), na Península do Alasca (5,1) e nas Ilhas Fox, Alasca (5,1).
    Dia 03, na costa do Equador (5,2 graus), nas Ilhas Ryukyu, Japão (5,6), e em Antofagasta, Chile (5,3).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 02, em Sulawesi, Indonésia (4,8 graus), em Vanatu (4,9), no mar de Molucca (4,9), na costa do sudeste do Irã (4,6), em Guerrero, México (4,7), e no norte da dorsal Meso-Atlântico (4,9).
    Dia 03, na região de Tonga (4,6 graus), no sul das Ilhas Fiji (4,9), nas Ilhas Ryukyu, Japão (4,7), na região de Fiji (4,7), no sul das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,8), na costa de Antofagasta, Chile (4,5), nas ilhas Dodecanese, Grécia (4,7), e em Vanuatu (4,9).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Mais de 100 assentamentos da Idade do Ferro são descobertos na Escócia
    Foi usada tecnologia de radar em região próxima à Muralha de Adriano. Achado pode explicar como eram as interações entre os romanos e os nativos da região.
    LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com


    Asteroides
Asteroide que dizimou os dinossauros pode ter dado origem à Amazônia


    Eventos
XIX Semana de Geologia de Carajás
    Com a participação do SGB-CPRM, aconteceu na última sexta feira (27/05) no município de Canaã dos Carajás-PA.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br

Dia Mundial do Ambiente


    Extra
A mineração e a comunidade
    Fundo Vale e KTPL lançam fundo de R$ 200 milhões destinados a investimentos em negócios de impacto positivo na floresta.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

A guerra na Ucrânia


Notícias em 02/06/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *