2 de junho de 2022

Notícias em 02/06/2022

Imagem em destaque

Praia Formosa
Esta praia está localizada na costa sul da Ilha da Madeira, na freguesia de São Martinho, no concelho de Funchal, pertencente a Portugal. O geossítio da Praia Formosa é utilizado na definição do estratotipo da Formação do Funchal. Esta formação é composta por várias sequências vulcânicas constituindo parte do Complexo Vulcânico Superior. Da base para o topo, estas sequências apresentam: (i) depósitos piroclásticos de composição basáltica, com bombas e níveis de lapilli de cor vermelha, de um cone subaéreo monogenético formado por atividade eruptiva de tipo estromboliano; (ii) depósitos piroclásticos de lapilli basáltico, de cor negra, pertencentes a cones subaéreos próximos; (iii) depósitos de piroclastos basálticos, de cor cinzenta, pertencentes a um cone hidrovulcânico de tipo surtseiano, com múltiplas estruturas de impacto produzidas por blocos e fragmentos líticos projetados com trajetória balística, níveis de lapilli acrecionário e níveis de cinzas bem estratificadas associadas a fluxos piroclásticos de base; (iv) depósitos piroclásticos de origem hidrovulcânica, compostos por tufos (e tufitos) de cor amarela com níveis de pedra-pomes traquítica de queda, relacionados com erupções distais de tipo hidropliniano; (v) sequências de derrames basálticos subaéreos, do tipo "aa", por vezes com depósitos de lapilli intercalados; e (vi) tufos de origem hidrovulcânica, de cor amarela com níveis de pedra-pomes traquítica de queda (idênticos a iv) relacionados com erupções distais de tipo hidropliniano. A ilha da Madeira, a maior do arquipélago de mesmo nome, foi construída por atividade de vulcão do tipo escudo, iniciada há aproximadamente 7 milhões de anos. Este vulcanismo submarino aconteceu na crosta oceânica da placa tectônica Africana, com posteriores empilhamentos de erupções subaéreas. O Complexo Vulcânico Superior corresponde à fase de revestimento da ilha e à fase pós-erosiva, ocorridas há cerca de 1,8 milhão de anos. Aconteceram tanto em centros eruptivos quanto através de sistemas fissurais situados ao longo de zonas de rift vulcânico. Da fase de vulcanismo pós-erosiva fazem parte as rochas da Formação do Funchal, contemporâneas portanto à morfologia atual. O que os geólogos não perceberam é que enquanto o Complexo Vulcânico Superior fazia emergir dos mares a Ilha da Madeira, diz a lenda que uma outra ilha atlântica, situada ao norte, submergia. Era a Ilha de Arguim, onde o rei de Portugal Dom Sebastião teria ido viver em castelo de ouro e marfim submerso. Portanto, Dom Sebastião não teria perecido na batalha de Alcácer-Quibir e só não voltou para recuperar o trono dos Filipes de Castela porque o tedio do estilo de vida pacato de Arguim o mantinha frequentemente adormecido no regaço de ninfas e fadas.
(Crédito da imagem: SRA - fonte1 - fonte2 - fonte3)

Assuntos do dia
mineração, barragem, petróleo, mercado, gestão pública, energia alternativa, meio ambiente, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, eventos e outros.

    Mineração
Com projeto sustentável, nova mineradora de MS exportará 500 mil toneladas de minério em 2022
    (Por Paulo Massaharu Yafusso) A Mineração Pirâmide e Participações (MPP) se associou a executivos da mineração de SP e já iniciou as exportações para a Europa.
    LEIA MAIS em www.ms.gov.br


    Barragem
Aval para altear barragem da Equinox Gold no norte de MG


    Petróleo
Dez grupos estão qualificados na disputa por contratos com a Petrobras


    Mercado
Mercado do petróleo
Mercado do ouro

Mercado da prata


    Gestão pública
GeoAnp é atualizado com informações sobre dutos de escoamento
    O Mapa de dados georreferenciados (GeoANP) foi atualizado com informações sobre dutos de escoamento, ampliando as informações para a sociedade sobre as atividades do setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Energia alternativa
O Brasil conseguiu ultrapassar a marca de 5 GW de potência operacional em usinas solares de grande porte

Energia eólica e solar para mina de bauxita


    Meio Ambiente
Hydro e UFPA fazem estudo sobre biodiversidade na Amazônia


    Geologia
Documentos primordiais na elaboração do QC Geotécnico
    (Por Márcio Leão) O processo de Garantia de Qualidade (QA) ajudará a medir a eficácia dos esforços de Controle de Qualidade (QC) a fim de fornecer informações para a melhoria contínua do trabalho e auxiliar na identificação de necessidades de desenvolvimento técnico. 
    LEIA MAIS em institutominere.com.br


    Paleontologia
Em 1981, fragmentos de casca de ovo de pássaros que datam de aproximadamente 50.000 anos foram descobertos na Austrália.


    Vulcanismo
Porque alguns vulcões são mais explosivos do que outros
    Estudo revela que a colisão de placas continentais pode arrastar mais água com elas do que se pensava anteriormente. A descoberta pode ajudar a explicar o alto poder explosivo de algumas erupções vulcânicas.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com

Vulcão Ulawun

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Etna na Itália, Suwanose-Jima no Japão, Manam em Papua Nova Guiné, Dempo na Indonésia, Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 01, em Myanmar (5,2 graus) e em Kepulauan Obi, Idonésia (5,0).
    Dia 02, na região das Ilhas Filipinas (5,0 graus), na região da Ilhas de Geórgia do Sul (5,0) e na dorsal Pacífico-Antártica (5,4).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 01, na costa leste de Honshu, Japão (4,5 graus), e em Mindanao, Filipinas (4,8).
    Dia 02, na dorsal Carlsberg (4,5 graus), em Vanuatu (4,6), em San Juan, Argentina (4,5), no norte do Peru (4,5), na região de Taiwan (4,5), nas Ilhas Rat, Alasca (4,7), em Sumatra do Sul, Indonésia (4,5), em Mindanao, Filipinas (4,6), no Estreito de Gibraltar (4,9), em Antofagasta, Chile (4,8), e em Sulawesi, Indonésia (4,8).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Eventos
2º Seminário Estadual de Reconversão Produtiva em Territórios Minerados e 1º Encontro Regional do ICLEI Minas Gerais

Seminário on-line do Departamento de Geofísica do IAG/USP
    Com o título "Possível aplicação da redução ao polo para fontes com direção de magnetização heterogênea", acontece hoje (02/06).
    LEIA MAIS em sbgf.org.br

II Fórum de Inovação e Sustentabilidade na Mineração


    Extra
A guerra na Ucrânia
    Kremlin diz que Rússia não venderá petróleo com prejuízo. Fluxos de petróleo são redirecionados à medida que a demanda cai e aumenta em diferentes lugares.
    LEIA MAIS em epocanegocios.globo.com


Notícias em 01/06/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *