14 de maio de 2022

Notícias em 14/05/2022

Imagem em destaque

Oaks Gardens
O Parque Estadual Washington Oaks Gardens está localizado nas proximidades de Palm Coast, na Flórida, EUA. A imagem acima mostra um afloramento de coquina deste local. Coquina é uma rocha sedimentar porosa constituída quase inteiramente por detritos fósseis do tamanho areia levemente cimentados. Os fósseis são geralmente fragmentos de conchas de moluscos ou gastrópodes. Podem também estar presentes braquiópodes, trilobitas, corais, ostracodes e outros detritos de conchas de invertebrados. Os restos fósseis em uma coquina são compostos por carbonato de cálcio, tornando-a uma variedade de calcário. A maioria das coquinas é formada em ambientes costeiros de águas rasas, com suprimento constante e abundante de detritos fósseis do tamanho de areia, o que é garantido pela ação das ondas e das correntes. Estas devem ser suficientemente fortes para remover partículas de tamanho argila e silte, mas não tão fortes para não levar embora os detritos de tamanho areia. A maioria dos sedimentos formadores de coquinas são encontrados em águas marinhas tropicais ou subtropicais, onde pode haver abundância de detritos fósseis. São depositados ao longo de praias oceânicas, ilhas de barreira, ao largo de barras rasas ou canais de maré. Nestes ambientes podem ser desenvolvidas estratificação, estratificação cruzada, marcas onduladas e outras estruturas. Alguns depósitos ocorrem em ambientes de água doce, em margens de lagos e canais de rios. Sendo uma rocha extremamente porosa, pode servir como aquífero. Também pode servir como reservatório de petróleo e gás natural. A coquina às vezes é usada como material de construção, mas apenas onde outros materiais de maior resistência física e durabilidade não estão disponíveis. Uma exceção é o forte espanhol Castillo de San Marcos, construído em 1672 na costa oeste da Baía de Matanzas, em St. Augustine, na Flórida. Quando navios ingleses tentaram tomar o forte no cerco de 1702, suas balas de canhão se cravaram nos grossos blocos de coquina em vez de fragmentá-los. Assim, o forte resistiu àquele ataque e a outro em 1740, permanecendo de pé até hoje. Também permanecem de pé os carvalhos (oaks) que deram nome ao parque.
(Crédito da imagem: Ebyabe - fonte1 - fonte2)

Assuntos do dia
projeto, mineração, petróleo, produção, mercado, energia alternativa, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, tecnologia, eventos e outros.

    Projeto
Com investimento de capital estrangeiro, mineradora apresenta projeto para extração de ferro no AP
    Recebido pelo Comitê de Recepção e Acompanhamento de Projetos Econômicos Estratégicos do Estado do Amapá, o projeto da Porto Grande Mineração passará por avaliação e orientação técnica.
    LEIA MAIS em www.diariodoamapa.com.br


    Mineração
Cadeia de valor Mineral e o planejamento de lavra
    (Por Edmo Rodovalho) Assim como qualquer outra atividade econômica industrial, a mineração também gera valor para sociedade por ser um componente fundamental no provimento de bens e serviços essenciais.
    LEIA MAIS em institutominere.com.br


    Petróleo
Ocyan fecha contrato com a Petrobras para oferecimento de serviços voltados para as plataformas offshore do tipo FPSO

Karoon estende contrato com a Maersk para perfuração de dois novos poços de petróleo na Bacia de Santos


    Produção
RS é o maior produtor de ametistas do mundo
    (Por Andrea Bartorelli) A produção é viabilizada pelas ricas ocorrências de ametista e outros minerais associados aos derrames basálticos da Bacia do Paraná.
    LEIA MAIS em super.abril.com.br


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do ferro

Mercado do alumínio
    (Por Notícias Bloomberg) Preço do alumínio sobe com baixa oferta à medida que metais básicos encerram semana cheia de medo.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Energia alternativa
Aldo Solar fecha acordo histórico com Jinko Solar para trazer painéis solares revolucionários ao Brasil


    Paleontologia
Estudo com participação de pesquisador do SGB-CPRM é publicado na revista Nature
    O texto relata que a protuberância na região da cabeça de um pterossauro da espécie Tupandactylus imperator possuía duas coberturas de tecido mole análogas a penas coloridas.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Vulcanismo
Vulcão Cumbre Vieja
    Este vulcão de La Palma, Canárias, não registrou um colapso catastrófico na última erupção devido a um sistema de fissuras que se abriu.
    LEIA MAIS em www.abc.es

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Etna na Itália, Karymsky na Rússia, Suwanose-Jima no Japão, Manam em Papua Nova Guiné, Ibu, Lewotolo, Krakatau e Semeru na Indonésia, Semisopochnoi no Alasca, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 13, sem mais registros.
    Dia 14, em Papua, Indonésia (5,1 graus), e na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (5,3).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 13, na região de Fiji (4,5 graus) e na costa oeste da Turquia (4,5).
    Dia 14, na região de Taiwan (4,5 graus), na costa leste de Honshu, Japão (4,7), em Jujuy, Argentina (4,7), dois na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,8 e 4,9), na região da Islândia (4,5), na Armênia (4,5) e em Kepulauan Babar, Indonésia (4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Arqueólogos encontram estátuas gigantes com rostos inexpressivos de 3 mil anos
    (Por Carolina Fioratti) Foram encontradas no sítio arqueológico de Mont’e Prama, na ilha da Sardenha, duas estátuas gigantes que remetem à Idade do Ferro,
    LEIA MAIS em gizmodo.uol.com.br


    Tecnologia
A Cummins estreia seu motor a hidrogênio de 15 litros em Long Beach, Califórnia


    Eventos
Feira da Indústria da Mineração


    Extra
A guerra na Ucrânia
    (Por Ernesto Neves) O plano da Europa para deixar de depender de petróleo e gás russos exigirá um rearranjo internacional de rotas de suprimento e parcerias comerciais.
    LEIA MAIS em veja.abril.com.br


Notícias em 13/05/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *