13 de maio de 2022

Notícias em 13/05/2022

Imagem em destaque

Parque Nacional da Serra da Bocaina
O PNSB, criado em 1971, possui uma área de 104 mil hectares, abrangendo os municípios de Paraty e Angra dos Reis, no RJ, e São José do Barreiro, Ubatuba, Cunha, Silveiras, Bananal, Arapeí e Areias, em SP. O PNSB inclui o Vale do Paraíba e a Serra da Bocaina, que faz parte da Serra do Mar e é um dos principais redutos da Mata Atlântica. A maior parte do parque apresenta topografia movimentada, com declividades acima de 20% que aumenta ainda mais nas escarpas da Serra do Mar, nos cursos superiores dos rios Mambucaba e Paraitinga. Com altitudes entre 1.100 e 2.000 metros, fazendo parte do Planalto Atlântico, o Planalto da Bocaina se eleva em até 900 metros acima dos planaltos do Médio Vale do Paraíba, a norte, e Paraitinga, a oeste. Ao sul, os limites são dados pela Província Costeira. No PNSB, destacam-se a Pedra da Macela (de onde a imagem acima foi captada) e o Saco do Mamanguá, localizado no município de Paraty, RJ, considerado o único fiorde brasileiro. A Suíte Vulcânica Serra da Bocaina, que ocorre na região, está representada litologicamente por diversos tipos de rochas vulcânicas ácidas, como dacitos, riodacitos, riolitos e, secundariamente, por rochas vulcano-clásticas, como tufos, lapili-tufos, brechas vulcânicas e suas gradações. São observadas bombas vulcânicas imersas em matriz afanítica, estruturas de fluxo e acamadamento ígneo. O metamorfismo presente é de caráter dinâmico, ocasionado por cisalhamento rúptil responsável por pequenas deformações e forte diaclasamento. O PNSB possui três tipos de vegetação: a Floresta Ombrófila Densa, dominante na região, a Floresta Ombrófila Mista Alto Montana e os Campos de Altitude. A fauna é bastante rica e diversificada devido às altitudes e à grande variedade de habitats. Encontram-se, entre outros animais, ouriço-cacheiro, sagui-da-serra-escuro, bugio e macaco-prego, endêmicos da Mata Atlântica, e os ameaçados de extinção, como onça-pintada, suçuarana, o muriqui e o sagui-da-serra-escuro. Nos tempos coloniais, o ouro, vindo das serras de MG, passava pelo Vale do Paraíba, atravessava a Serra da Bocaina pela trilha da atual Rodovia dos Tropeiros, em direção a Paraty, e desaparecia rumo à Europa.
(Crédito da imagem: Leila Pena - fonte1 - fonte2 - fonte3)

Assuntos do dia
projeto, mineração, petróleo, mercado, gestão pública, infraestrutura, política, energia alternativa, meio ambiente, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, ciência espacial, asteroides, eventos e outros.

    Projeto
AMG investirá R$ 1,2 bilhões em planta de lítio em MG


    Mineração
Metais preciosos são explorados no fundo do mar para uso na indústria eletrônica
    (Por Taísa Szabatura) Avanço da tecnologia de extração e alta demanda do mercado por metais nobres fazem com que a busca por cobalto, cobre e níquel nas profundezas do oceano fique cada dia mais perto da realidade.
    LEIA MAIS em istoe.com.br


    Petróleo
PPSA arrecada R$ 642 milhões na comercialização de petróleo e gás dos campos da União no primeiro quadrimestre de 2022
    (Por Ruth Rodrigues) Este resultado é equivalentes ao primeiro semestre de 2021. A companhia espera superar o valor arrecadado durante todo o ano passado.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

TotalEnergies encontrou indícios de petróleo e gás na Bacia de Campos


    Mercado
Mercado do petróleo
    (Por Peter Nurse) Os preços do petróleo sobem, mas seguem rumo à sua primeira semana de perdas, em três, com as preocupações de que a demanda global será impactada pelo crescimento econômico limitado.
    LEIA MAIS em br.investing.com

Mercado do ouro


    Gestão pública
Diretoria da ANP aprova resolução sobre definição e enquadramento de campos e acumulações marginais
    O novo regulamento contribuirá para que a Agência avance na discussão de outros temas, presentes na agenda regulatória para o biênio 2022-2023, como incentivos à produção nesses campos.
    LEIA MAIS em www.gov.br

Relatório do Grupo de Trabalho sobre incentivos aos campos e acumulações de economicidade marginal será enviado ao MME
    O documento apresenta o mapeamento das ações em andamento ou que já foram realizadas pela Agência que servirão como incentivos ao desenvolvimento e produção em campos e acumulações marginais.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Infraestrutura
Falta de trem prejudica a mineração baiana
    (Por Elói Corrêa) O cenário da mineração baiana está em franco crescimento, mas a falta de estruturas de logística para o escoamento da produção freia o desenvolvimento e dificulta a ampliação do mercado de exportação.
    LEIA MAIS em www.cbpm.ba.gov.br


    Política
MME viabiliza investimentos em dutos para movimentação de minérios
    Enquadramento dos projetos de minerodutos no REIDI suspende a incidência de PIS e Cofins, promovendo a redução de custos e gerando empregos.
    LEIA MAIS em www.gov.br

Comissão debate impactos da mineração na Serra do Curral


    Energia alternativa
Cresce quase 200% a importação de painéis solares no começo de 2022 devido ao maior uso de energia solar por empresas
    (Por Sabrina Moreira Paes) O uso de energia solar cresceu em quase 50% no ano de 2021 e especialistas apontam para uma taxa ainda maior no ano de 2022.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

BNDES prevê, para o próximo ano, o lançamento do edital para contratação do EPCista que concluirá as obras de Angra 3

A SPIC Brasil e o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel) assinaram contrato para desenvolvimento de planta integrada de hidrogênio verde e amônia verde


    Meio Ambiente
Novo método de detecção pode fornecer aviso prévio de tsunamis
    (Por Gabriela Bulhões e André Lucena) O mapeamento de mega terremotos capta as ondas de gravidade que são geradas através de modelos criados no Laboratório Nacional de Los Alamos, no México.
    LEIA MAIS em olhardigital.com.br

Pacto Ecológico Europeu pode ajudar a acabar com modelo extrativista herdado do colonialismo
    (Por Clara Barata) Relatório analisa como nova estratégia europeia afetará as relações externas da UE e diz que "objetivo do crescimento econômico às custas de outros deve ser substituído pelo conceito de colaboração".
    LEIA MAIS em www.publico.pt

O derretimento do gelo do Ártico abre uma nova frente na competição estratégica de energia
    (Por Sandra Erwin) O aquecimento dos mares e o afinamento das calotas polares prometem transformar o Ártico em um centro de maior atividade econômica – e um novo ponto de acesso para a competição militar.
    LEIA MAIS em spacenews.com

O oceano ainda está sugando carbono - talvez mais do que pensamos
    (Por Nancy Averett) Estudos recentes sobre micróbios sequestradores de carbono sugerem que ainda temos muito a aprender sobre a bomba biológica de carbono do oceano.
    LEIA MAIS em eos.org


    Geologia
Buraco gigante com floresta dentro encontrado na China
    (Por Stephanie Pappas) O sumidouro tem 192 metros de profundidade com três entradas de cavernas e foi encontrado no condado de Xuan'en.
    LEIA MAIS em www.livescience.com


    Paleontologia
Fóssil intacto de fêmea grávida de dinossauro é encontrada na Patagônia chilena
    É um dos mais completos fósseis de Ictiossauro já encontrados na região da Patagônia do Chile. Há embriões intactos.
    LEIA MAIS em extra.globo.com

Um fóssil raro com as patas das trilobitas preservadas
    (Por Adriana Peixoto) O artrópode Olenoides serratus revela como eram usadas umas pinças especiais para se reproduzirem.
    LEIA MAIS em zap.aeiou.pt


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Stromboli e Etna na Itália, Karymsky na Rússa, Manam em Papua Nova Guiné, Awu na Indonésia, Semisopochnoi no Alasca, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 12, na Colômbia (5,0 graus) e na costa da região central do Peru (5,4).
    Dia 13, na região das Ilhas Sanduíche do Sul (5,3 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 12, a Sudoeste de Sakha, Rússia (4,5 graus), e na região das Ilhas Filipinas (4,5).
    Dia 13, no sul das Ilhas Fiji (4,8 graus), nas Ilhas Andreanof, Alasca (4,5), e na costa leste de Honshu, Japão (4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Rede internacional de telescópios capta primeira imagem do buraco negro que fica no centro da Via Láctea
    (Por Sebastião Moura) Conquista foi anunciada pela equipe da Colaboração Event Horizon Telescope em uma conferência da Fundação Nacional de Ciência dos EUA.
    LEIA MAIS em jornal.usp.br


    Asteroides
Meteorito marciano parece ter vindo de região sem condições para a vida
    (Por Danielle Cassita e Rafael Rigues) O meteorito Miller Range 03346 teve sua estrutura alterada por água líquida e dificilmente veio de uma região que pôde abrigar vida microbiana.
    LEIA MAIS em canaltech.com.br


    Eventos
Congresso de Mineração de Parauapebas

Charge On Innovation Challenge
    Vale, BHP e Rio Tinto divulgam vencedores de chamada global de inovação aberta para descarbonizar operações.
    LEIA MAIS em www.vale.com

Geoética é tema de debate pelos pesquisadores do SGB-CPRM em parceria com a Sociedade Brasileira de Geologia (SBG)
    Durante esta semana, ocorreu o primeiro encontro brasileiro de geoética promovido pela SBG e pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em parceria com o SGB-CPRM.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Extra
A mineração e a comunidade
    Projeto Saúde Para Todos fortalece o atendimento a moradores de Itaúna e região. A iniciativa é realizada pela Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Itaúna, com o patrocínio da Mineração Usiminas e apoio do Instituto Usiminas.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

A guerra na Ucrânia

Uma nova história de origem para a adaga extraterrestre do rei Tut


Notícias em 12/05/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *