10 de maio de 2022

Notícias em 10/05/2022

Imagem em destaque

Gruta Rei do Mato
O Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato, instituído em 2009, está localizado no município de Sete Lagoas, em MG. Pertence à Rota Peter Lund, que é um circuito turístico da Área de Proteção Ambiental Carste de Lagoa Santa, próxima a Belo Horizonte. Nesta área ocorrem formações de estalagmite e estalactite raras no mundo. Podem ser encontradas também feições superficiais como paredões calcários lineares, maciços rochosos aflorantes ou parcialmente encobertos, lagos associados às dolinas ou em planícies rebaixadas e canais subterrâneos e sumidouros. O nome da rota foi dado em homenagem ao pesquisador dinamarquês Peter W. Lund, atuante nas áreas de arqueológica e paleontológica, que descobriu muitas cavernas na região, com registros a partir de 1840. Em 1973, a Sociedade Excursionista e Espeleológica realizou o primeiro mapeamento documentado da Gruta Rei do Mato. Na origem deste nome, há duas versões para aquele que os residentes na região passaram a chamar de "rei do mato". Em uma delas, dizem que em meados da década de 1930 teria sido avistado um homem alto, loiro, de cabelos e barbas longas nas proximidades da gruta e da floresta em volta dela. Em outra versão, o "rei do mato", conhecido como Milito Pato, seria magro, moreno, de cabelos curtos. Ele teria feito seu lar no primeiro salão da gruta. O que se sabe realmente é que a Gruta Rei do Mato tem uma extensão de 998 metros, mas somente 220 metros estão abertos à visitação. A paisagem é composta de formações remanescentes do cerrado, incluindo campos limpos, campos sujos e cerrado stricto, e também da mata atlântica, representada por floresta estacional semidecidual. Quanto à flora, as espécies mais encontradas são ipê amarelo, bromélia do cerrado, gonçaleiro, pindaíba-vermelha, peroba-rosa, macaúba, coco-de-quaresma, araticum e mandiocão. Na lista de espécies ameaçadas da fauna no Carste de Lagoa Santa, estão incluídos o rato-do-mato, o gato-maracajá e o rato-da-árvore.
(Crédito da imagem: viagensecaminhos - fonte1 - fonte2 - fonte3)

Assuntos do dia
mineração, petróleo, mercado, justiça, energia alternativa, meio ambiente, mineralogia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, tecnologia, ciência espacial, asteroides, conhecimento, eventos e outros.

    Mineração
Nota do Ibram: Complexo Minerário na Serra do Curral
    O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), na condição de representante da indústria mineral brasileira, vem a público para manifestar apoio a uma solução que contemple os legítimos interesses da Taquaril Mineração S.A (Tamisa), associada deste Instituto, e o integral respeito ao meio ambiente e à Mata Atlântica.
    LEIA MAIS em ibram.org.br


    Petróleo
Petrobras ganha licença do Ibama para iniciar perfuração de poços e exploração de petróleo na Margem Equatorial
    (Por Ruth Rodrigues) A empresa realizará a perfuração de novos poços no local em busca da garantia de novas reservas para a sua cadeia produtiva do combustível no território nacional.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

PPSA prevê aumento exponencial nas vendas de petróleo com a expansão da produção nos poços brasileiros
    (Por Ruth Rodrigues) Novas perfurações em poços nacionais e o crescimento na produção do recurso irão impulsionar a demanda no mercado internacional ao longo dos próximos anos.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Arrecadação de ICMS sobre petróleo e combustíveis bate recorde na parcial deste ano
    (Por Alexandro Martello) Recorde foi atingido embora vários estados ainda não tenham enviado a informação referente a abril. Nova sistemática de tributação, com preço fixo em reais por litro, passa a valer em julho.
    LEIA MAIS em g1.globo.com


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do ferro
    (Por Reuters) Minério de ferro atinge mínima de quase 2 meses na China por preocupações com juros e demanda.
    LEIA MAIS em forbes.com.br

Mercado do ouro

Mercado do níquel

Mercado do alumínio


    Justiça
Serra do Curral: Tribunal de Justiça nega suspensão de aval para mineração
    (Por Lucas Pavanelli) Decisão da Justiça estadual se refere a pedido do MP, que questionava a legalidade de uma autorização da Prefeitura de Nova Lima sobre o empreendimento da Tamisa.
    LEIA MAIS em www.itatiaia.com.br


    Energia alternativa
Vestas fecha parceria com Pan American Energy para construir parque eólico de 423 MW na BA

Transição de carvão para renovável custa menos do que para gás
    Novo estudo publicado no Reino Unido aponta que gás não é mais uma ponte viável devido à volatilidade de preços.
    LEIA MAIS em ciclovivo.com.br


    Meio Ambiente
Pesquisadores descobrem "piscina de água" debaixo de plataforma de gelo na Antártica
    A descoberta de uma redes de lagos e rios de água líquida mostra que o impacto da água derretida sob grandes plataformas de gelo pode ser muito maior do que o estimado até agora.
    LEIA MAIS em climainfo.org.br

Árvore artificial que absorve mil vezes mais dióxido de carbono do que uma natural
    A empresa irlandesa Carbon Collect Ltd. criou um dispositivo que chama de MechanicalTree™. O carbono que ele captura pode ser enterrado como resíduo indefinidamente ou colocado em outros usos práticos.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Mineralogia
Caracterização gemológica de peridoto de Pyaung-Gaung
    (Por Montira Seneewong-Na-Ayutthaya, Wassana Chongraktrakul e Tasnara Sripoonjan) A área de Pyaung-Gaung, no município de Mogok, em Mianmar, é uma das fontes essenciais de peridoto de alta qualidade para o comércio internacional de gemas.
    LEIA MAIS em www.gia.edu


    Vulcanismo
Vulcões cobertos de gelo são mais lentos para entrar em erupção
    (Por Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, News Bureau) O vulcão Westdahl Peak, no Alasca, localizado sob cerca de 1 quilômetro de gelo glacial, está atrasado para sua próxima erupção.
    LEIA MAIS em www.sciencedaily.com

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Krakatau na Indonésia, Semisopochnoi no Alasca, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador, Sabancaya no Peru e Villarrica no Chile.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 09, no sudeste da Ilha Easter (5,0 graus) e no mar de Bismarck (6,3).
    Dia 10, no mar de Bismarck (5,3 graus), no sul das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (5,0), no mar de Scotia (5,2), na região das Ilhas Sanduíche do Sul (5,1), no mar de Banda (5,0), em Santiago del Estero, Argentina (5,4), nas Ilhas Salomão (5,2) e em Vanuatu (5,7).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 09, na costa leste de Honshu, Japão (4,5 graus), em Minahasa, Indonésia (4,8), na costa norte do Peru (4,9), na região central do Peru (4,5) e no mar de Bismarck (4,7).
    Dai 10, no sul do Peru (4,6 graus), na costa de El Salvador (4,7), na região das Ilhas Sanduíche do Sul (4,8), em Halmahera, Indonésia (4,6), na Ilha Norte, Nova Zelândia (4,6), na costa leste de Honshu, Japão (4,6), em Mindoro, Filipinas (4,5), e nas Ilha Ryukyu, Japão (4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Floresta amazônica preservou vestígios dos povos indígenas que viviam há 6 mil anos em RO
    A hipótese dos arqueólogos é de que a Amazônia não é uma floresta natural, mas um patrimônio biocultural criado pela intervenção indígena na paisagem.
    LEIA MAIS em jornal.usp.br

Descoberta aponta humanos do Paleolítico como essencialmente predadores
    (Por Leo Caparroz) A dieta na Pré-História era entendida como uma mistura equilibrada de caça e coleta. Mas os hominídeos eram mais predadores do que se imagina.
    LEIA MAIS em super.abril.com.br


    Ciência espacial
A radiação abrasadora do Sol levou ao embaralhamento dos planetas do sistema solar

Descobertos 30 cometas em órbita da estrela Beta Pictoris
    Por várias décadas, e seus arredores fascinaram os astrônomos e o público em geral. A extraordinária juventude desta estrela, com 20 milhões de anos de idade (em comparação com os cerca de 4.600 milhões do nosso Sistema Solar), oferece a extraordinária oportunidade de observar um sistema planetário em seu processo de formação.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com

Registrado em Marte o maior terremoto conhecido fora da Terra


    Asteroides
Missão Psyche para asteroide rico em metal se prepara para lançamento em agosto
    Durante o curso da missão, a espaçonave entenderá um bloco de construção da formação de planetas anteriormente inexplorado.
    LEIA MAIS em www.indiatoday.in


    Tecnologia
Brasil começa a fabricar pneu com óleo de soja no lugar de petróleo

Salton Sea pode produzir o lítio mais verde do mundo, se novas tecnologias de extração funcionarem
    (Por Katie Brigham) Neste lago, três empresas estão desenvolvendo processos químicos para extrair lítio de uma maneira muito mais limpa, aproveitando os ricos recursos geotérmicos.
    LEIA MAIS em www.cnbc.com


    Conhecimento
Manual de Operação e Manutenção de Poços Tubulares Profundos


    Eventos
MME promove seminário de Mapeamento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na mineração brasileira
    Objetivo é promover e incentivar o surgimento de novas ações de mineração sustentável e estimular o reconhecimento destas iniciativas pela sociedade brasileira.
    LEIA MAIS em www.gov.br

Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins

II Geodia no Parque

Café Geológico

Seminário de Arquitetura e Urbanismo como vetor de Reavivamento Espacial
    Este evento, hoje (10/05), das 08h30 às 18h15, tem a participação do SGB-CPRM com a palestra "riscos associados à mineração de evaporitos no mundo".
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br

Fórum Amazonense de Petróleo e Gás

7º Encontro Nacional da Média e Pequena Mineração


    Extra
A mineração e a comunidade

Laboratório de Análises Minerais em Manaus recebe Acreditação do INMETRO
    A Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) foi solicitada em maio do ano passado, e o processo de avaliação ocorreu por meio de inspeção.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br

A guerra da Ucrânia
    (Por Reuters) Petrobras nega pedido dos EUA para aumentar a produção de petróleo. O objetivo do aumento seria garantir o fornecimento global e manter os preços sob controle.
    LEIA MAIS em www.cnnbrasil.com.br
    Com o tempo, se a Rússia perder o mercado de petróleo da Europa (destino de mais da metade de suas exportações), teria dificuldades para encontrar novos clientes.
    LEIA MAIS em www.cnnbrasil.com.br


Notícias em 09/05/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *