9 de maio de 2022

Notícias em 09/05/2022

Imagem em destaque
Muela del Diablo
Esta formação rochosa está localizada no Valle de los Cóndores, na região do Alto Maule, no Chile. Este vale resultou da luta entre a força dos vulcões e a majestade das geleiras. Esta batalha, entre o calor da lava e o frio do gelo, tem sido responsável pela topografia que atualmente vemos na região. O basalto de Muela del Diablo, com cerca de 10 a 15 metros de altura, destacado na paisagem, apresenta formas irregulares. Originalmente eram pilares de seção hexagonal moldados por condições especiais de resfriamento em processos vulcânicos ocorridos há cerca de 4 milhões de anos. Estas formas não são facilmente distinguidas atualmente devido à alta exposição a agentes erosivos. Principalmente, a água e o vento têm esculpido Muela del Diablo, cujo nome ("dente do diabo") foi dado pelos antigos tropeiros. Eles percorriam o vale levando seus animais para as ricas planícies dos arredores, uma atividade que ainda persiste nos dias de hoje.
(Crédito da imagem: David Cossio - fonte)

Assuntos do dia
projeto, mineração, petróleo, produção, mercado, fiscalização, energia alternativa, meio ambiente, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, ciência espacial e outros.

    Projeto
Aura Minerals agora é dona da mina de ouro do projeto Borborema, no RN


    Mineração
Coreia do Sul caça tesouro de tungstênio na corrida por minerais como lítio, terras raras e magnésio
    (Por Ju-min Park da Reuters e Joe Brock da CNN) Uma mina em Sangdong, 180 km a sudeste de Seul, foi reaberta após 30 anos para extrair o metal que encontrou novo valor na era digital.
    LEIA MAIS em www.cnnbrasil.com.br


    Petróleo
Pré-Sal Petróleo (PPSA) realizará leilões para vendas de gás natural produzido nos campos do Pré-Sal da União
    (Por Ruth Rodrigues) Para não limitar os olhares das empresas apenas para o petróleo, a PPSA irá realizar leilões no segundo semestre do ano para incentivar as vendas de gás natural.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Produção
CBA lucra no 1º trimestre, após prejuízo um ano antes
    (Por Felipe Laurence) Lucro de R$ 406,1 milhões da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) no período foi impulsionado pela alta dos preços do alumínio.
    LEIA MAIS em valorinveste.globo.com


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do ferro

Apesar de queda em abril, setor de commodities tem oportunidades


    Fiscalização
Garimpos clandestinos são fechados em São Feliz do Xingu, no PA


    Energia alternativa
Governo do RJ anuncia R$ 80 milhões para novos investimentos em projetos de energia solar no estado
    (Por Valdemar Medeiros) Os investimentos tem como objetivo inserir o RJ na rota de geração de energia renovável, além de gerar novas vagas de emprego, atrair empresas e desenvolver mais oportunidades de negócios.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Hyundai e Kia se unem para utilizar energia renovável em todas as suas fábricas

China inicia construção do primeiro sistema de armazenamento de energia renovável baseado em gravidade
    (Por Valdemar Medeiros) O primeiro sistema EVx de 100 MWh está com suas obras em andamento desde março de 2022, e tem como objetivo apoiar a resiliência da rede e a entrega de energia renovável à rede nacional chinesa.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Avião movido a energia solar coberto por mais de 17 mil painéis solares pode permanecer meses no ar sem necessidade de abastecimento
    (Por Valdemar Medeiros) O avião movido a energia solar Solar Impulse 2 conta com baterias que podem sobreviver por até 10 mil ciclos e suportar temperaturas superiores a 50ºC.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Energia eólica pode ter acesso direto a partir de turbina portátil desenvolvida por canadenses
    (Por Roberta Souza) A Shine dá aos seus usuários a oportunidade de gerar a sua própria energia limpa, independentemente de quaisquer condições de tempo e temperatura.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Meio Ambiente
CMOC transforma rejeitos em fertilizantes organominerais e celebra contribuição aos desafios do setor de mineração
    A CMOC Brasil desenvolveu um projeto que evita que centenas de milhares de toneladas de rejeitos sejam descartados em uma de suas barragens em GO.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Projeto patrocinado pela Petrobras colabora para a recuperação de manguezais e geração de renda de catadores de caranguejo
    O Projeto Uçá retirou 35 toneladas de lixo de 280 mil m² da área de influência da Baía de Guanabara nos últimos 10 anos.
    LEIA MAIS em petrobras.com.br


    Geologia
Cientistas revelam um mecanismo surpreendente na formação de depósitos de cobre
    Pesquisas recentes demonstram que esses depósitos são em grande parte produzidos por mecanismos semelhantes aos que causam importantes erupções vulcânicas. Grandes reservas de cobre nascem de erupções fracassadas.
    LEIA MAIS em www.sciencedaily.com


    Paleontologia
Como os cientistas resolveram o mistério do fóssil chamado "saca-rolhas do diabo"
    Estes tipos de fósseis com estruturas em espiral ocorrem principalmente nos arenitos finos da Formação Harrison, do Mioceno, em Nebraska e Wyoming, EUA.
    LEIA MAIS em www.smithsonianmag.com


    Vulcanismo
Vulcão Thera
    A erupção maciça deste vulcão da ilha grega de Santorini ocorreu antes de 1500 aC e enterrou a cidade minóica de Akrotiri. Sua data exata e seu impacto são debatidos há décadas.
    LEIA MAIS em phys.org

Alguns vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Ibu, Krakatau, Semeru e Dukono na Indonésia, White Island na Nova Zelândia, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 08, no sudeste das Ilhas Loyalty (5,0 graus), dois na região das Ilhas Jan Mayen (ambos de 5,1) e em Halmahera, Indonésia (5,5).
    Dia 09, dois na região de Taiwan (6,3 e 5,0 graus) e no oeste de Honshu, Japão (5,2).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 08, em Kepulauan Talaud, Indonésia (4,8 graus), nas Ilhas Nicobar, região da Índia (47), na região de Tristão da Cunha (4,7) e no sul do Timor (4,9).
    Dia 09, em Neuquen, Argentina (4,5 graus), na região das Ilhas Sanduíche do Sul (4,5), em Mendoza, Argentina (4,7), no Canal de Moçambique (4,5), em Kepulauan Talaud, Indonésia (4,5), na região de Fiji (4,5), dois na costa da Guatemala (4,5 e 4,6), na região de Taiwan (4,6), em Tonga (4,8), na região Mauritius-Reunión (4,8), no oeste da dorsal do Chile (4,7) e na costa leste de Honshu, Japão (4,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Nova cratera em Marte parece ter sido formada há poucos anos
    (Por Danielle Cassita) A formação foi identificada comparando duas imagens de uma região do planeta vermelho produzidas em 2018 e 2020.
    LEIA MAIS em canaltech.com.br


    Extra
A mineração e a comunidade


Notícias em 08/05/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *