8 de maio de 2022

Notícias em 08/05/2022

Assuntos do dia:
mineração, mercado, energia alternativa, meio ambiente, geologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial e outros.

A Mãe de todos os afloramentos
A imagem acima mostra um afloramento de rocha com dobramentos na costa de Batain, em Omã. Tem 6 a 7 metros de altura e 20 a 30 metros de comprimento, sendo conhecido informalmente como "mother of all outcrops". Nele, o sílex (ou chert) de radiolários vermelho é intercalado com porcelanita branca. São leitos de cerca de 5 a 15 centímetros de espessura, onde o sílex tem maior teor de argila e é estruturalmente menos competente, apresentando degradação maior por erosão. Sendo mais resistente, a porcelanita se sobressai. Estes sedimentos foram depositados em águas calmas, longe da costa ou em ambiente protegido, em profundidades entre 4.000 e 4.500 metros, profundidades raras para a formação de calcários. Acontece que eles tiveram origem em plâncton de radiolários, cujos esqueletos se formaram a partir de sílica. Assim, estando abaixo da profundidade de compensação da calcita, ela foi dissolvida restando somente o silício. Posteriormente houve dobramentos e falhamentos envolvidos com uma grande estrutura de nappe, chamada Batain. Durante a separação do Gondwana, a Bacia de Batain se abriu ao longo da margem nordeste de Omã e, com a elevação continental, a linha da costa recuou. Os sedimentos, então, ocuparam a Bacia Batain, havendo redução de bicarbonato. Com o descolamento desta bacia do talude continental e a formação dos nappes, houve fortes deformações durante a obdução das placas tectônicas Arábica e Eurasiana, entre 65 milhões e 2 milhões de anos. Apesar da imponência desta história geológica e principalmente dos dobramentos visíveis no afloramento, vejo isto sob um ângulo diferente e, assim, preciso deixar registrada aqui minha discordância angular em relação à designação "mãe de todos os afloramentos", afinal mãe é mãe.
Parabéns a elas.
(Crédito da imagem: David Cossio - fonte)

    Mineração
A realidade é muito mais complexa do que os críticos gostariam de admitir
    A mineração tem ajudado a acelerar o crescimento econômico e reduzir a pobreza em diversos países sul-americanos nos últimos 20 anos, e aqui no Brasil não foi diferente. Contribuiu com U$ 350 bilhões de dólares de nossas reservas cambiais, trazendo investimentos e receitas fiscais ao país.
    LEIA MAIS em portalcanaa.com.br

Mineração sem mitos, apenas verdades!
    (Por Roberto Cavalcanti) O setor é um dos que realiza os maiores investimentos privados no Brasil. Estima-se um montante na ordem de US$ 41,3 bilhões no período de 2021 a 2025.
    LEIA MAIS em www.midianews.com.br


    Mercado
Mercado do níquel e do lítio
    (Por Ricardo Ciriaco e Júlio Cesar) Um estudo da T&E mostra que, mesmo sem a Rússia, a disponibilidade de matéria-prima é mais do que suficiente para os carros elétricos.
    LEIA MAIS em insideevs.uol.com.br


    Energia alternativa
Brasil deve produzir hidrogênio em escala até 2025
    (Por Pedro Reis) Esta realidade teve início em fevereiro de 2021, quando o governo do CE anunciou um projeto de implantação de um hub de hidrogênio verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).
    LEIA MAIS em www.portal-energia.com


    Meio Ambiente
Projeto transforma rejeitos de barragens em organominerais em GO
    Testada em 2020, a iniciativa recebeu aportes de R$ 2,3 milhões e abril deste ano marcou o início das operações de venda do material fosfatado reaproveitado.
    LEIA MAIS em brasil61.com


    Geologia
Evidências de placas tectônicas atuais encontradas na China
    (Por Doctor Fision) Uma formação rochosa única na China contém pistas de que houve subducção de placas tectônicas durante o Arqueano, exatamente como fazem hoje.
    LEIA MAIS em www.muyinteresante.es

Novo estudo propõe hipóteses sobre como se formou o hélio-3 na Terra
    (Por Roque Casillas) A Terra tem dois isótopos estáveis de hélio, hélio-4 e o muito raro hélio-3. O novo estudo sugere que a perda de hélio-3 começa a partir do núcleo e não da superfície.
    LEIA MAIS em www.onunoticias.mx


    Vulcanismo
Vulcão Cumbre Vieja
    O processo de desgaseificaçao deste vulcão de La Palma, Canárias, pode durar anos porque há grande quantidade de magma que esfria sob a ilha.
    LEIA MAIS em www.canarias7.es

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Ibu, Krakatau, Semeru e Dukono na Indonésia, Kilauea no Havaí, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 07, na costa leste de Kamchatka, Rússia (5,4 graus).
    Dia 08, na Costa Rica (5,0 graus) e três em Kepulauan Talaud, Indonésia (5,0, 5,3 e 5,0).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 07, em Mindanao, Filipinas (4,7 graus).
    Dia 08, dois em Kepulauan Talaud, Indonésia (4,9 e 4,6 graus), na costa norte de Nova Guiné, Papua Nova Guiné (4,8), no leste de Sichuan, China (4,7), e na região das Ilhas Virgens (4,9).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Estátuas de lutadores da Idade do Ferro são encontradas na Itália
    (Por AFP) Dois torsos de lutadores esculpidos em pedra calcária durante a Idade do Ferro foram encontrados por arqueólogos em uma necrópole na ilha da Sardenha.
    LEIA MAIS em noticias.uol.com.br


    Ciência espacial
Nasa testa estrutura para trazer amostras de Marte em segurança
    (Por Bruna Souza Cruz) A ideia é que os materiais sejam soltos, dentro de estruturas protetoras, diretamente em solo após entrar na atmosfera terrestre.
    LEIA MAIS em www.uol.com.br


    Extra
Serra do Curral: referência local desde o século XVIII
    (Por Gustavo Werneck) Esta serra era considerada um marco geográfico usado para demarcar os limites das principais fontes de abastecimento.
    LEIA MAIS em www.em.com.br

Assembleia Constituinte do Chile não aprova direitos de mineração estatais expandidos
    (Por Reuters) Não foi aprovada uma proposta para dar ao Estado direitos exclusivos de mineração sobre lítio, hidrocarbonetos e metais de terras raras, além de propriedade majoritária de minas de cobre.
    LEIA MAIS em www.mining.com

A guerra na Ucrânia


Notícias em 07/05/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *