7 de maio de 2022

Notícias em 07/05/2022

Assuntos do dia:
mineração, petróleo, mercado, energia alternativa, meio ambiente, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, eventos e outros.

Landmannalaugar
Esta área geotérmica remota está localizada na Reserva Natural de Fjallabak, nas Terras Altas do Planalto da Islândia, com altitude média de 600 metros, no interior do complexo vulcânico central da geleira Torfajökull. A antiga caldeira de 12 por 18 km deste complexo esvaziou sua câmara de magma e entrou em colapso há centenas de milhares de anos. Na borda norte da cratera, Landmannalaugar é conhecido pelas suas montanhas de riolito coloridas (as chamadas Montanhas Arco-Íris). Também é famoso pelos campos de lava escarpados, riachos, ravinas, desfiladeiros e pelas fontes termais, muitas disponíveis para banho. Nestes locais de banho há alternativas de águas quentes e frias por causa dos fluxos quentes ferventes da atividade vulcânica e das águas geladas das geleiras circundantes. Enquanto a maior parte da Islândia é composta de rochas máficas, esta área tem as rochas mais ricas em sílica do país. É uma região ativa há cerca de um milhão de anos, tendo produzido mais de 250 km³ de rochas vulcânicas em inúmeras erupções, principalmente subglaciais. As cores são produto de uma grande variedade de fatores geológicos, como o fluxo subterrâneo do magma, a combinação química da lava ao emergir e as condições da superfície. A variedade das rochas locais depende desses fatores. Podem ser encontradas desde obsidianas negras brilhantes até riolitos de cores rosa, azul, verde ou amarelo. Nesta mescla de cores, o amarelo do sulfeto se sobrepõe ao azul e preto dos campos de lava, com decoração de pontilhados verdes dos líquens.
(Crédito da imagem: James Theodoulou - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4 - fonte5)

    Mineração
Panorama sobre o projeto de mineração na Serra do Curral
    (Por Mariana Dornellas) O impasse assistido por todos nas últimas semanas tem demonstrado a complexidade existente na análise da concepção de um projeto de capital e quantas questões envolvem esse processo.
    LEIA MAIS em institutominere.com.br


    Petróleo
Bureau Veritas se une a 3R Petroleum para garantir segurança das operações de petróleo e gás no país
    (Por Paulo Nogueira) O grupo BV passa a ser responsável pela análise das operações nas instalações da 3R Petroleum que estão espalhadas pelo Brasil.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

A Baker Hughes lançou uma nova tecnologia para cabeça de poço submarina
    Ela visa economizar custos operacionais substanciais da plataforma, ajudando a reduzir os custos gerais de instalação da cabeça de poço devido à redução de viagens da sonda.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado dos metais


    Energia alternativa
MME apoia criação de centros de excelência em hidrogênio verde
    A criação dos centros tem como objetivo atender às demandas de profissionais da área de energia, principalmente no uso de fontes renováveis.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Meio Ambiente
Mundo subaquático da Antártida tenta se adaptar a um planeta mais quente


    Geologia
Parceria irá garantir mapeamento do potencial mineral do CE
    Reconhecido pela produção de fosfato e pela exportação de rochas ornamentais, o CE acaba de dar mais um passo rumo ao desenvolvimento de seu potencial mineral.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br

Cientistas descobrem estrutura vulcânica parecida com uma estrada no fundo oceânico
    (Por Lyncon Pradella) Membros da tripulação a bordo do Navio de Exploração Nautilus encontraram uma estrutura que parece ter sido feita de tijolos no Oceano Pacífico.
    LEIA MAIS em olhardigital.com.br


    Paleontologia
Dinossauro mais antigo do Nordeste é descoberto por pesquisadores da UFPE


    Vulcanismo
Magmas com origem na crosta mais antiga da Terra
    Em uma colaboração internacional, cientistas da Universidade de Colônia e da Freie Universität Berlin descobriram que alguns magmas, que atravessaram o manto terrestre profundo e entraram em erupção na superfície, originam-se de porções do manto que contêm restos da crosta mais antiga da Terra.
    LEIA MAIS em www.geologypage.com

Alguns vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Ibu, Semeru e Dukono na Indonésia, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 06, no sul das Ilhas Fiji (5,3 graus).
    Dia 07, nas Ilhas Ryukyu, Japão (5,4 graus), nas Ilhas Salomão (5,2) e na região de Pagan, Ilhas Mariana do Norte (5,4).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 06, na costa da Guatemala (4,9 graus), no sul das Ilhas Fiji (4,5) e no sul do Peru (4,5).
    Dia 07, na Guatemala (4,7 graus), em Bio-Bio, Chile (4,5), e nas Ilhas Santa Cruz (4,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Eventos
Concurso Nacional "O que é geofísica?"
    A SBGf prorroga até o dia 13 de maio de 2022 o prazo de inscrições para o Edital deste concurso e altera o cronograma constante no Edital.
    LEIA MAIS em sbgf.org.br

Webinar "Soluções inovadoras para o mercado de mineração"


    Extra
A guerra na Ucrânia
    (Por Estadão Conteúdo) Acordo da União Europeia para sanções a petróleo russo esbarra em resistência da Hungria.
    LEIA MAIS em istoe.com.br


Notícias em 06/05/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *