24 de abril de 2022

Notícias em 24/04/2022

Assuntos do dia:
economia, mineração, mercado, água, garimpo, energia alternativa, meio ambiente, paleontologia, terremotos, vulcanismo, asteroides, eventos e outros.

Cascata do Rio São Marcos
Esta cachoeira está localizada na Serra Gaúcha, nas proximidades da cidade de São Marcos. Tem 10 metros de altura e 50 de largura. Possui quatro ou mais quedas d'água que se transformam em uma única nos períodos de cheia. É alimentada pelo Rio São Marcos, afluente do Rio das Antas e divisor geográfico entre as cidades de Caxias do Sul e São Marcos. A região faz parte da Encosta Superior do Nordeste com rochas basálticas pertencentes à Bacia do Paraná, Grupo São Bento, Formação Serra Geral, do Cretáceo. O vulcanismo ácido da região de São Marcos pode ter sido gerado por sucessivos derrames que atingiram uma espessura mínima de 240 metros. Estas rochas apresentam fenocristais subédricos a euédricos e ausência constituintes típicos de ignimbritos e reoignimbritos. Dados de litoquímica indicam que as lavas constituíram riodacitos do grupo Palmas e subgrupo Caxias do Sul. Sotoposto a este episódio ácido afloram seis unidades efusivas de rochas básicas, incluindo quatro derrames do tipo pahoehoe e dois do tipo a'a'. Bem depois deste período, a partir de 1885, o município de São Marcos teve seu povoamento inicialmente realizado por imigrantes italianos que chegaram às margens dos Rios São Marcos e das Antas. Em 1891, chegaram os poloneses e, posteriormente, imigrantes de outras etnias se estabeleceram na região.
(Crédito da imagem: Luís H. Fritsch - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4 - fonte5)

    Economia
Arrecadação com petróleo aumenta 54% em Niterói
    (Por Mário Menasce) Crescimento da receita deve se manter este ano, segundo previsão da ANP, e já permitiu recuperação de fundo de reserva.
    LEIA MAIS em oglobo.globo.com


    Mineração
Chega ao Brasil a terceira geração da carregadeira de mineração WE1350 da Komatsu


    Mercado
Mercado do petróleo


    Água
Nível do Rio Poti aumenta e fica próximo a cota de alerta em Teresina


    Garimpo
Como funciona o gigantesco esquema de "esquentar" ouro ilegal no PA
    (Por Reynaldo Turollo Jr. ) O município de Itaituba virou capital nacional do garimpo e respondeu por 81% do ouro ilícito do país em 2019 e 2020, ao menos no papel.
    LEIA MAIS em veja.abril.com.br


    Energia alternativa
EDP Brasil irá realizar projeto de construção de nova usina de energia solar no estado de SP
    (Por Ruth Rodrigues) A usina Novo Oriente Solar faz parte do novo projeto de investimentos da EDP em energias renováveis no Brasil e é a nova aposta da companhia para o país.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Meio Ambiente
Do deserto à floresta: entenda como o Saara beneficia a Amazônia
    (Por Lucas Vinícios Santos) Pesquisadores descobriram que a poeira originada no Saara possui quantidades significativas de fósforo, um nutriente extremamente relevante para a sobrevivência da floresta da Amazônia.
    LEIA MAIS em www.tecmundo.com.br


    Paleontologia
Como foram as primeiras formas de vida na Terra?
    (Por Augusto Dala Costa) Por um lado, há fósseis de colônias microbianas de 3,5 bilhões de anos e de cianobactérias formando estromatólitos de 3,7 bilhões de anos. Por outro, há isótopos em rochas na Groenlândia que indicam possível atividade microbiana de 3,8 bilhões de anos de idade.
    LEIA MAIS em canaltech.com.br

Artrópode aquático não tinha olhos e usava "pernas-de-pau" para se locomover
    (Por Jennifer Nalewicki e Julio Batista) O Tomlinsonus dimitrii foi encontrado perto da margem leste do Lago Simcoe, no sul de Ontário, Canadá, em uma pedreira tão rica em fósseis marinhos que os cientistas apelidaram a área de "Paleo Pompeia".
    LEIA MAIS em universoracionalista.org


    Vulcanismo
Comportamento de vulcões e terremotos nas Ilhas Revillagigedo
    Estas ilhas remotas, conhecidas como "Galápagos Mexicanas, possuem dois vulcões ativos e os pesquisadores tentam saber quão explosivos e perigosos eles podem ser.
    LEIA MAIS em andina.pe

Vulcão Anak Krakatoa

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Langila em Papua Nova Guiné, Ibu e Semeru na Indonésia, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5,0 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 23, em Yap, Micronésia (5,2 graus), na ilha de Vancouver, região do Canadá (5,3), dois na costa da Nicarágua (5,4 e 5,3) e a leste da região de Nova Guiné, Papua Nova Guiné (5,3).
    Dia 24, nas Ilhas Kuril (5,7 graus), em Hokkaido, região do Japão (5,3), a sudoeste das Ilhas Ryukyu, Japão (5,3), e em Maule, Chile (5,0).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 23, em Taiwan (4,9 graus), na região das Ilhas Sanduíche do Sul (4,8), em Halmahera, Indonésia (4,5) e na costa da Nicarágua (4,8).
    Dia 24, três nas Ilhas Kuril (4,5, 4,6 e 4,5 graus), nas Ilhas Dodecanese, Grécia (4,5), em Bósnia e Herzegovina (4,8), a leste das Ilhas Kuril (4,8), nas Ilhas Ryukyu, Japão (4,8), em Yap, Micronésia (4,7), na região central do Afeganistão (4,5), em Antofagasta, Chile (4,6), na região de Fiji (4,5), em Hokkaido, região do Japão (4,7), e no mar de Banda (4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Asteroides
China realizará teste de deflexão de asteroides por volta de 2025
    (Por Andrew Jones) O objetivo será alterar a órbita de um asteroide potencialmente ameaçador com um teste de impacto cinético.
    LEIA MAIS em spacenews.com


    Evento
RMT Eólica & Solar


    Extra
A guerra na Ucrânia
    A exportação de bauxita calcinada, do PA, caiu 9,48% em março. Ela vem sofrendo o impacto da paralisação das atividades de produção industrial no país ucraniano.
    LEIA MAIS em www.oliberal.com


Notícias em 23/04/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *