2 de abril de 2022

Notícias em 02/04/2022

Assuntos do dia:
economia, danos, petróleo, mercado, gestão pública, água, energia alternativa, meio ambiente, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, eventos e outros.

Quiraing
Quiraing, com seus penhascos, pináculos, declives e vales, é uma região da Península Trotternish, na Ilha de Skye, na Escócia. Seu nome em nórdico significa "dobra redonda", fazendo referência à história viking na ilha. Dizem que os ilhéus costumavam esconder seu gado dos invasores vikings nos muitos cantos e recantos de Quiraing. As rochas mais antigas da Península Trotternish têm 190-150 milhões de anos e foram depositadas nas águas e nas margens de mares relativamente rasos e quentes durante o Jurássico. Esses mares rasos eram muito diferentes das águas do Atlântico Norte que corroem as costas de Skye hoje. Muitos fósseis são encontrados nas rochas sedimentares marinhas do Jurássico (argilitos, siltitos, arenitos e calcários) da ilha, como amonites, belemnites, braquiópodes e bivalves. Répteis marinhos (ictiossauros e plesiossauros) e peixes também cruzaram essas águas como principais predadores. Enormes degraus de pedra se destacam em toda a extensão da península de Trotternish, no topo das rochas jurássicas. Esta pilha de rochas representa as lavas que extravasaram quando o Atlântico Norte se abriu há cerca de 55 milhões de anos. Nesta região, uma grande variedade de tipos de rochas vulcânicas pode ser vista com sedimentos intercalados. A paisagem selvagem da península inclui dois grupos espetaculares de deslizamentos de terra pós-glaciais, sendo um deles em Storr e o outro em Quiraing. Enormes blocos de rocha vulcânica deslizaram devido ao seu peso ter fraturado as rochas jurássicas subjacentes, causando movimentações. Outros blocos caíram nas lacunas que foram sendo geradas. A zona interna dos deslizamentos de terra é um labirinto de blocos de rochas vulcânicas inclinados, pináculos intemperizados, contrafortes e uma diversificada arquitetura rochosa. Trotternish é a maior área contínua de deslizamentos de terra nas Ilhas Britânicas. As movimentações de blocos em Quiraing ainda não foram interrompidas. A estrada local precisa ser reparada anualmente porque há regiões que ainda sofrem deslizamentos com movimentos de alguns centímetros a cada ano.
(Crédito da imagem: Helen Hotson - fonte1 - fonte2)

    Economia
A produção mineral brasileira alcançou valor recorde em 2021


    Danos e reparos
Erosões significativas fragilizam as maiores pilhas de rejeitos de MG
    (Por Mateus Parreiras) Em audiência pública na ALMG, ANM identificou erosões preocupantes nas 17 maiores pilhas de rejeitos do estado.
    LEIA MAIS em www.em.com.br

Relatório Sintético da Campanha de Entrega de DCE / março 2022
    ANM informa que das 489 barragens de mineração inseridas na Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), 409 possuem Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) atestando a estabilidade, 36 não atestam a estabilidade das estruturas nos DCEs e 6 não enviaram as DCEs.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Petróleo
Petrobras informa descoberta de petróleo no Pré-Sal da porção sul da Bacia de Campos
    (Por Estadão Conteúdo) É a descoberta de uma nova acumulação de petróleo da porção sul da Bacia de Campos, em poço pioneiro no bloco Alto de Cabo Frio Central.
    LEIA MAIS em www.dinheirorural.com.br

ANP abre consulta de edital que pode iniciar fraturamento hidráulico no Brasil
    (Por Estadão Conteúdo) Foi aberta consulta pública da minuta do edital para Qualificação de Projetos para execução do Poço Transparente, programa governamental que visa avaliar o potencial de gás natural não convencional no Brasil utilizando fraturamento hidráulico.
    LEIA MAIS em www.moneytimes.com.br


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do ouro

Mercado do cobre

Mercado do ferro


    Gestão pública
Relatório Anual de Gestão 2021


    Água
Como a educação pode ajudar na conservação das águas subterrâneas?
    (Por Bruna Soldera) Trazer esse tema para além de especialistas é extremamente necessário. Além de capacitá-los é preciso ensinar este tema desde cedo às crianças.
    LEIA MAIS em www.aguasustentavel.org.br


    Energia alternativa
Nova bomba de água movida a energia solar

Fortescue vai construir no CE a primeira usina de produção de hidrogênio verde do mundo
    (Por Valdemar Medeiros) Foi assinado memorando de investimento com governo do estado do CE. A estimativa é que sejam investidos cerca de US$ 5,8 bilhões no estado.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Meio Ambiente
Ondulações e dunas na areia e na poeira oferecem informações sobre como os ventos sopram
    (Por Timothy N. Titus , Serina Diniega , Lori K. Fenton , Lynn Neakrase e James Zimbelman) Também informam como as correntes líquidas fluem e as partículas sólidas voam e saltam sobre o terreno.
    LEIA MAIS em eos.org

Terra, vento e fogo da África mantêm a Amazônia verde
    (Por J. Besl) Correntes de jato espalham poeira do norte da África sobre a Amazônia, fornecendo à floresta tropical os nutrientes necessários. A alteração dos padrões de vento e o aumento da fumaça podem alterar o sistema.
    LEIA MAIS em eos.org


    Geologia
Bolhas gigantes no manto terrestre se movem e mudam de forma com o tempo
    (Por Daniele Cavalcante) Estas bolhas, ligadas ao movimento das placas tectônicas, já mudaram de forma e localização muito mais do que os cientistas imaginavam.
    LEIA MAIS em canaltech.com.br

Registro sedimentar do Ártico de milhões de anos lança luz sobre o mistério climático
    (Por Universidade de Massachusetts Amherst) Novas pesquisas fornecem uma visão contínua de uma mudança no clima, chamada de Transição do Pleistoceno Médio, que intrigou os cientistas.
    LEIA MAIS em www.sciencedaily.com


    Paleontologia
Brasil terá o maior parque de dinossauros do mundo


    Vulcanismo
Vulcão Sangay

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Sangay nas Filipinas, Merapi e Semeru na Indonésia, Fuego na Guatemala, Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos no norte de MG
    Montes Claros, com 40 abalos no período 2014-2022, aparece como o município com o maior número de ocorrências, seguido de perto por Jaíba.
    LEIA MAIS em www.comprerural.com

Sismos mundiais com 5,0 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 01, em San Juan, Argentina (5,2 graus), e no sudeste das Ilhas Loyalty (5,5).
    Dia 02, dois no sudeste das Ilhas Loyalty (ambos de 5,6 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 01, em Sumatra do Norte, Indonésia (4,8 graus), em Sulawese, Indonésia (4,6), no mar da Groenlândia (4,5), no norte da Colômbia (4,5) e em Sakhalin, Rússia (4,5).
    Dia 02, na costa da Nicarágua (4,5 graus), na costa leste de Honshu, Japão (4,6), e em Mindanao, Filipinas (4,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Eventos
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral
    Esta aberto o edital para seleção de alunos regulares para o Mestrado Profissional em Engenharia Mineral da Unipampa.
    LEIA MAIS em sbgf.org.br

Conferência Mundial do Cobre e a Semana Cesco (Centro de Estudios Del Cobre Y la Minería)

XXVII Assembleia Geral da Associação de Serviços de Geologia e Mineração Ibero-Americanos
    SGB-CPRM recepciona este evento que começa na próxima terça-feira (05/04) e terá momento aberto à participação do público.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br

Ciranda d’Água
    Pesquisador do SGB-CPRM abordou a importância da gestão das águas subterrâneas. O evento promove ciclos de encontros com o intuito de sensibilizar a população sobre a preservação dos recursos hídricos.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br

Programa "Porque o mundo precisa de água" do Instituto Água Sustentável (IAS)

Webinar "Contaminação de lençol freático: quantos poços de monitoramento devo colocar?"
    (Por Everton Oliveira) Este webinar inclui os tópicos "Poços simples e multiníveis", "Confirmação da contaminação e definição da pluma", "Definição horizontal e vertical" e "Alternativas e custos".
    ASSISTA em www.youtube.com


    Extra
A guerra na Ucrânia
    (Por Notícias Bloomberg) Rússia busca novas maneiras de vender sua produção de ouro de US$ 20 bilhões por ano.
    LEIA MAIS em www.mining.com

Jazidas e bioinsumos minimizam falta de fertilizante estrangeiro
    O uso de bioinsumos de origem animal tem sido considerado uma alternativa viável para mitigar os riscos de uma possível falta de fertilizantes NPK. Os fertilizantes organominerais representam uma alternativa promissora e uma oportunidade de inovação no setor de fertilizantes.
    LEIA MAIS em informaaraguaia.com.br

ESG: visão sistêmica do investidor e materialidade


Notícias em 01/04/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *