3 de abril de 2022

Notícias em 03/04/2022

Assuntos do dia:
mineração, fiscalização, água, terremotos, vulcanismo e outros.

Pontal do Atalaia
O Pontal do Atalaia é um promontório localizado na porção sul do município de Arraial do Cabo, no RJ. Na imagem aparece a Praia Brava, no lado oeste do Pontal do Atalaia. A região do município de Arraial do Cabo está inserida na Faixa Ribeira e faz parte do segmento central da Província Mantiqueira, cuja formação se deu durante o ciclo Brasiliano, que resultou na formação do Gondwana. As rochas mais abundantes no Pontal do Atalaia são rochas do embasamento com idade aproximada de 2 bilhões de anos. Ocorrem corpos tabulares ígneos encaixados no embasamento ortognáissico e anfibolítico do Domínio Tectônico de Cabo Frio. Durante a formação do Gondwana, as rochas se dobraram, quebraram e seus minerais se orientaram em planos, em condições de pressão e temperatura elevadas típicas de ambientes colisionais. Formaram-se, assim, os gnaisses. Posteriormente, ainda durante a quebra do Gondwana, foi iniciada a formação do Alto Estrutural de Cabo Frio que separou as bacias de Campos e de Santos. Por volta de 130 milhões de anos atrás, com a abertura do Oceano Atlântico, foram produzidos diques e soleiras de diabásio. O magmatismo na região inclui uma série de intrusões tabulares constituídas tanto por rochas toleíticas, relacionadas com a abertura do Atlântico, quanto alcalinas, cuja gênese ainda é questão de debate na literatura.
(Crédito da imagem: near-beach - fonte1 - fonte2 - fonte3)

    Mineração
Mineração no estado do RN tem potencial, mas precisa se modernizar


    Fiscalização
Dez homens são presos por garimpo ilegal de ouro e multas somam R$ 429 mil


    Água
A solução para a crise hídrica pode estar sob nossos pés
    (Por Enzo Campetella) Hoje, as águas subterrâneas, que representam a maior parte do abastecimento de água doce, são mal compreendidas.
    LEIA MAIS em www.tempo.com


    Vulcanismo
Vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Semeru, Dukono e Agung na Indonésia, Fuego na Guatemala, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5,0 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 02, dois no sudeste das Ilhas Loyalty (ambos de 5,5 graus) e em Tonga (5,2).
    Dia 03, dois em Mindanao, Filipinas (5,2 e 5,5 graus), em La Rioja, Argentina (5,0), e nas Ilhas Ryukyu, Japão (5,0).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 02, em Mindanao, Filipinas (4,5 graus), em Kyushu, Japão (4,7), na região de Komandorskiye Ostrova, Rússia (4,6), na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,7), na região de Taiwan (4,5), na fronteira Cashimir-Xinjiang (4,6) e no sudeste das Ilhas Koyalty (4,8).
    Dia 03, na costa norte de Papua, Indonésia (4,7 graus), e nas Ilhas Ryukyu, Japão (4,7).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Extra
A guerra na Ucrânia
    As compras de petróleo russo pela Índia, em particular, aumentaram mais de 700 por cento nas cinco semanas desde o início da guerra. Por outro lado, empresas como BP, Shell, TotalEnergies e Exxon Mobil disseram que não assinarão novos contratos de petróleo com a Rússia.
    LEIA MAIS em www.90goals.com.br

A guerra dos fertilizantes
    As reservas do minério no estado do AM têm potencial para aumentar a produção brasileira. A extração de potássio em Autazes (a 113 quilômetros de Manaus) ganhou visibilidade com a guerra na Ucrânia.
    LEIA MAIS em amazonasatual.com.br
    O estado da BA produz insumo sustentável que pode reduzir a dependência de fertilizantes. Um dos produtos que podem ser utilizados para diminuir a importação de fertilizantes, em grandes quantidades, são os remineralizadores de solo.
    LEIA MAIS em www.cbpm.ba.gov.br


Notícias em 02/04/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *