1 de abril de 2022

Notícias em 01/04/2022

Assuntos do dia:
danos, petróleo, mercado, água, energia alternativa, meio ambiente, geologia, terremotos, vulcanismo, conhecimento, eventos e outros.

Parque Estadual do Ibitipoca
O Parque Estadual do Ibitipoca (PEI), com área de 1.488 hectares, é uma unidade de conservação de proteção integral criada em 1973. Está localizado no distrito de Conceição do Ibitipoca, no município de Lima Duarte (incluindo também o município de Santa Rita do Ibitipoca), na Zona da Mata, no sudeste de MG. Seu nome significa, em tupi-guarani, "serra estourada" devido provavelmente à grande incidência de descargas elétricas na região. Possui um dos mais expressivos conjuntos de cavernas em quartzito no mundo, com cerca de 40 grutas mapeadas. Dentre os principais circuitos do PEI está o Circuito das Águas, com destaque para o Lago das Miragens, a Ponte de Pedra, a Cachoeira dos Macacos e a Prainha, além do Paredão de Santo Antônio (imagem acima). Há quem diga que vê a imagem de Santo Antônio neste paredão, daí seu nome. O PEI ocupa o alto da Serra de Ibitipoca (uma extensão da Serra da Mantiqueira), cujo pacote estratigráfico corresponde à Sequência Carrancas, com grande ocorrência de quartzitos, variando apenas o tipo de estrutura e o tamanho dos grãos. É frequentemente encontrado um quartzito de granulometria grossa, conhecido localmente com sal grosso, que sustenta as partes mais elevadas do parque. A região constitui uma faixa de grande complexidade litológica-estrutural associada às áreas de dobramentos no Cinturão Orogênico do Atlântico. Situado no local onde se dividem as bacias do Rio Grande e do Rio Paraíba do Sul, o PEI se destaca topograficamente em relação às áreas vizinhas, com uma topografia entre montanhosa a escarpada, com altitudes que variam de 1.050 a 1.784 metros. Sua fauna é rica, com espécies ameaçadas de extinção, como a onça parda, o lobo guará e o primata guigó. Aparecem também o macaco barbado, o sauá (sagui), o papagaio do peito roxo, o coati, o andorinhão-de-coleira falha, entre outros. Dentre os anfíbios, encontra-se uma espécie de perereca, a Hyla de Ibitipoca, identificada pela primeira vez na região. Sua flora diversificada inclui orquídeas, bromélias, candeias, líquens e samambaias. São muito comuns as barbas-de-velho, uma espécie de líquen verde-água, que pende dos galhos das árvores. Os campos rupestres constituem uma grande extensão de vegetação do parque.
(Crédito da imagem: Trilhando a Dois - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4 - fonte5)

    Danos e reparos
SGB-CPRM publica Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundação, em municípios nos estados de SE e do AP


    Petróleo
Reservas provadas crescem 11% em 2021 no Brasil


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do ferro

Mercado do ouro


    Água
SGB-CPRM apresenta o 1° Alerta de Cheias do Amazonas de 2022
    O evento é uma importante ferramenta de publicação de dados que contribuem para a tomada de decisões, em possíveis eventos de cheias extremas.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Energia alternativa
Energia solar já proporcionou R$ 75 bilhões ao Brasil em investimentos

TotalEnergies tem 9GW em eólicas offshore projetadas para o Brasil


    Meio Ambiente
RHI Magnesita e Horn & Co. Group unem forças para criar uma plataforma líder de reciclagem na Europa


    Geologia
Manchas brancas em rochas no Texas dão pista sobre extinção dos dinossauros
    (Por Bruna Martins) Chamadas de lapilli por cientistas, pontos embranquecidos foram formados após colisão de asteroide com a Terra.
    LEIA MAIS em oglobo.globo.com

A vida começou a "crescer" há 602 milhões de anos
    Equipe de pesquisa sino-britânica selecionou um núcleo rochoso de 35 centímetros de comprimento do estrato onde a biota Lantian foi encontrada.
    LEIA MAIS em www.notimerica.com


    Vulcanismo
Vulcão São Jorge

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Taal nas Filipinas, Lewotolo na Indonésia, Fuego na Guatemala, Sangay e Reventador no Equador, Sabancaya no Peru e Nevados de Chillán no Chile.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5,0 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 31/03, seis no sudeste das Ilhas Loyalty (entre 5,1 e 6,5 graus), na região das Ilhas Sanduíche do Sul (5,0), nas Ilhas Kuril (5,3) e em Papua, Indonésia (5,1).
    Dia 01/04, nas Ilhas Izu, região do Japão (5,1 graus), dois em Mindanao, Filipinas (ambos de 5,0), em Java, Indonésia (5,1), e na região das Ilhas Sanduíche do Sul (5,0).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 31/03, na costa leste de Honshu, Japão (4,8 graus), na região de Fiji (4,6) e no sudeste da Ilha Easter (4,9).
    Dia 01/04, no sudeste das Ilhas Loyalty (4,7 graus), em Java, Indonésia (4,8), e na Ilhas Sul, Nova Zelândia (4,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Conhecimento
Boletim SBGf 121 já está disponível
    Este boletim é dedicado à crescente aplicação da Geofísica aos problemas ambientais e tem como foco o potencial da geofísica na gestão dos recursos hídricos e na prevenção de desastres.
    LEIA MAIS em sbgf.org.br


    Eventos
e-Mineração do Brasil 2022

Eleição anual das personalidades do setor mineral da Revista Brasil Mineral

Abpip participa de Audiência Pública em Mossoró


    Extra
A mineração e a comunidade
    Instituto Alcoa renova parceria com Secretaria Municipal de Educação para o Programa Ecoa em Poços de Caldas.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Elefantes escavam caverna no Quênia
    (Por Dominic Albuquerque) Durante milhares de anos eles escavam em busca de sal. Pensava-se que eram cavernas escavadas por humanos.
    LEIA MAIS em socientifica.com.br


Notícias em 31/03/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *