26 de março de 2022

Notícias em 26/03/2022

Assuntos do dia:
projeto, economia, mineração, petróleo, mercado, fiscalização, cooperação, água, energia alternativa, meio ambiente, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, eventos e outros.

Bosque de Piedras de Huayllay
Estas formações rochosas estão localizadas no distrito de Huayllay, na província de Cerro de Pasco, no planalto de Bombón, nos Andes centrais do Peru. São encontradas a 4.310 metros de altitude, em uma área de aproximadamente 6.815 hectares. O Bosque de Piedras (ou Bosque de Rocas), uma das Sete Maravilhas do Peru, está localizado numa biorregião chamada Puna Tropical e pertence ao Santuário Nacional Huayllay, reconhecido desde 1974. A principal vegetação de Puna consiste de gramíneas ou ichu rígido, arbustos e árvores resinosas chamadas yaretas e quinuales. Camelídeos e cervídeos também são abundantes em toda a região de Puna. Nos rios e lagoas e bofedales (zonas úmidas dos Andes) há principalmente pássaros, peixes e sapos. Claro, há quem diga que já foram avistadas também naves espaciais de extraterrestres na região. Geologicamente, a paisagem é composta por mais de 4 mil formações rochosas que recebem nomes como "Caminhante", "Pensador", "Tartaruga", "Alpaca", "Condor" e "Elefante". Foram esculpidas pela erosão causada pelo vento, pela água e por deslocamento de geleiras. Litologicamente, o Santuário Nacional Huayllay é 90% composto por rochas vulcânicas, principalmente tufos. Eles são esbranquiçadas e de natureza dacítica a riodacítica. Os 10% restantes são constituídos por rochas sedimentares, como calcários, arenitos e xistos, localizadas na base dos tufos. O material vulcânico da floresta rochosa corresponde a fluxos piroclásticos, ocorridos há 65 milhões de anos, que provavelmente se originaram de um centro vulcânico que estaria localizado a oeste de Huayllay, aproximadamente a 15 km na colina de Pariamachay. Outra provável origem seria uma caldeira vulcânica, 20 km a sudoeste de Huayllay, em torno da qual há fontes termais e paleodepósitos de sinterização. Na imagem, observado pelo alpaca, o alpinista dá a dimensão destas formações rochosas. Ele pode ser visto um pouco à direita da porção central, ainda tendo um quarto do caminho a percorrer para alcançar o topo de uma das "piedras".
(Crédito da imagem: geoloblazer - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4)

    Projeto
Brasil Platina Group Metals (BPGM) inicia sondagens em Curionópolis
    O objetivo do grupo empresarial é implantar um projeto de extração e beneficiamento de metais, como platina, ródio e paládio no PA.
    LEIA MAIS em agenciapara.com.br


    Economia
Operações da Vale no PA geraram R$ 6,1 bilhões em arrecadação para estado e municípios em 2021


    Mineração
Mineração Caraíba contrata Metso Outotec para reforma de moinhos
    Mineradora planejou parada estratégica de sua produção para trocar corpos de seus dois moinhos na planta no interior da BA.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Mina de calcário recebe licença para começar operação em Baraúna, no RN
    Na Mina Velame II, o empreendimento é responsável pela geração de 70 empregos diretos, de um total de 370 empregos gerados.
    LEIA MAIS em agorarn.com.br


    Petróleo
ANP amplia prazo exploratório da ExxonMobil em blocos de Sergipe-Alagoas e Santos


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do minério de ferro

Mercado do ouro


    Fiscalização
Mais de 80 maquinários usados em garimpo ilegal são retirados e destruídos em terra indígena de MT
    (Por TV Centro América) Desde sábado (19) os policiais ocupam a Terra Indígena Sararé, no oeste do estado, para combater o garimpo ilegal neste território.
    LEIA MAIS em g1.globo.com


    Cooperação
Serviço Geológico do Brasil e Marinha alinham ações conjuntas em Manaus
    Foi debatida a possibilidade de um acordo de cooperação que garanta o intercâmbio de informações, capacitação profissional e conhecimento de ambas as instituições sobre os rios, além do compartilhamento logístico, produção de bens públicos e publicação de pesquisas científicas em conjunto.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Água
RIMAS: conheça a Rede de Monitoramento Integrado de Águas Subterrâneas
    Segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), mais da metade dos municípios gaúchos são exclusivamente abastecidos por águas subterrâneas.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Energia alternativa
TecPar inaugura usina de energia solar com 1.976 painéis solares no RS

Solar Volt entrega usina fotovoltaica para Lyra Energia ampliar sua atuação na geração distribuída em MG


    Meio Ambiente
O surpreendente gás de efeito estufa que causou verão vulcânico
    (Por Kimberly MS Cartier) Períodos prolongados de vulcanismo levam a invernos vulcânicos, que geralmente são seguidos por um longo período de aquecimento. Mas foi mais do que apenas dióxido de carbono que aqueceu a Terra.
    LEIA MAIS em eos.org


    Geologia
Rochas revelam passagem sem gelo no Estreito de Bering há 13,8 mil anos
    Trecho não congelado ficava ao longo da rota entre Beringia e as Grandes Planícies. Datação indica que o caminho não estava aberto durante a chegada de humanos às Américas.
    LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com


    Paleontologia
Cientistas descobrem fóssil de nova espécie de planta no Juncal, em Portugal
    Espécie tem características morfológicas e anatômicas que a aproximam do atual gênero "Tetraclinis", fornecendo importantes indicações de caráter ambiental.
    LEIA MAIS em www.regiaodeleiria.pt

Publicação sobre o primeiro ninho fossilizado de dinossauro do Brasil


    Vulcanismo
Vulcão Taal
    Este vulcão das Filipinas registra explosão freatomagmática acompanhada de sismos. Foi ordenada a evacuação de várias cidades próximas.
    LEIA MAIS em www.telesurtv.net

Vulcão Cumbre Vieja
    Este vulcão de La Palma, Canárias, registra enxame sísmico, mas especialistas revelam que não há ascensão de magma, não havendo previsão de nova erupção. O enxame é um processo ligado ao resfriamento da câmara magmática.
    LEIA MAIS em www.tiempo.com

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Bezymianny na Rússia, Dukono na Indonésia, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador, Sabancaya no Peru e Nevados de Chillán no Chile.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos nos Açores
    Apesar de os registos indicarem que os sismos na ilha açoriana de São Jorge terem origem tectônica, geofísico alerta que "o movimento acontece, em princípio, ou potencialmente, por ação da ascensão de magna".
    LEIA MAIS em visao.sapo.pt

Estudo sobre terremotos gerados no contato entre as placas tectônicas Nazca e Sul-americana

Sismos mundiais com 5,0 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 25, três no norte de Qingyai, China (5,7, 5,1 e 5,0 graus), no leste da região de Nova Guiné, Papua Nova Guiné (5,0), no sul das Ilhas Fiji (5,0) e na região de Nova Britânia, Papua Nova Guiné (5,0).
    Dia 26, na região de Fiji (5,1 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 25, na região de Guadalupe, Ilhas Leeward (4,5 graus), em Sulawesi, Indonésia (4,7), dois na costa leste de Honshu, Japão (4,7 e 4,6), e no norte de Qinghai, China (4,5).
    Dia 26, nas Ilhas Ryukyu, Japão (4,9 graus), em Kepulauan Talaud, Indonésia (4,9), na região de Fiji (4,5), em Papua, Indonésia (4,5), e em Sulawesi, Indonésia (4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Eventos
Prospectors and Developers Association of Canada - PDAC 2022
    Edição especial, em inglês, da revista Brasil Mineral será apresentada durante este evento que acontece de 13 a 15 de junho (presencial) e de 28 a 29 de junho (online).
    LEIA MAIS em ibram.org.br

MME realiza oficina de trabalho sobre o desenvolvimento sustentável na mineração
    No encontro, que contou com a participação de representantes do governo, setor privado e academia, foram tratados temas prioritários para o desenvolvimento sustentável da mineração brasileira.
    LEIA MAIS em www.gov.br

Primeiro Alerta de Cheias do Amazonas de 2022

Live "O meio ambiente como um direito humano"


    Extra
A mineração e a comunidade

A guerra na Ucrânia


Notícias em 25/03/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *