25 de março de 2022

Notícias em 25/03/2022

Assuntos do dia:
economia, danos, petróleo, mercado, energia alternativa, meio ambiente, terremotos, vulcanismo, eventos, vagas e outros.

Pedra do Elefante
A Pedra do Elefante, localizada entre as praias de Itacoatiara, no município de Niterói, e Itaipuaçu, no município de Maricá, no RJ, pertence ao Parque Estadual da Serra da Tiririca. Este parque é caracterizado em sua maior parte por maciços costeiros e interiores que expõem granitos e gnaisses, fraturas, veios de quartzo e outras feições, em relevo acidentado, entre baixadas e planícies costeiras. A Serra da Tiririca é um resquício de Mata Atlântica. A Pedra do Elefante, com 412 metros de altitude, possui diversas denominações, como "Pedra de Itaipuaçu", que significa em tupi "grande pedra na qual a água faz barulho", e "Alto Mourão", derivado do nome de Duarte Martins Mourão, proprietário das terras da região no meio do século XVI. Também é conhecida como "Falso Pão de Açúcar" por confundir os navegantes que vinham de Cabo Frio, pensando tratar-se do verdadeiro que fica na entrada da Baía de Guanabara. Em sua constituição predomina gnaisse do tipo facoidal de constituição mineralógica grosseira.
(Crédito da imagem: Fernando Silva - fonte1 - fonte2 - fonte3)

    Economia
Petrobras é responsável por R$ 9,5 bilhões do ICMS arrecadado no RJ em 2021


    Danos e reparos
SGB-CPRM realiza novo mapeamento das áreas de risco em Porto Alegre, RS


    Petróleo
Petrobras divulga período de operação da fase final do gasoduto Rota 3

Empresas do setor de óleo e gás, Ocyan e Petrobras, fecham contrato de R$ 900 milhões
    (Por Roberta Souza) A Ocyan, antiga Odebrecht Óleo e Gás, irá prestar serviços para a Petrobras de desmontagem submarina de infraestrutura de navios-plataforma.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Primeira descoberta de petróleo da ExxonMobil no Brasil como operadora


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do ouro

Mercado do níquel
    (Por Notícias Bloomberg) A turbulência do níquel está de volta, com os preços subindo 15% novamente para atingir o limite.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Energia alternativa
Gigantes Siemens e WEG entregam equipamentos e Neoenergia atinge mais um marco para avançar com obras de construção de usina solar que estão gerando emprego e renda na PB


    Meio Ambiente
Carboníferas de SC visam preservação e reutilização de recursos hídricos
    (Por Siecesc) Os efluentes provenientes da mineração de carvão são tratados por meio de processos físico-químicos, realizados nas Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs).
    LEIA MAIS em g1.globo.com


    Vulcanismo
Novo estudo revela segredos dos dutos hidrotermais de Yellowstone, nos EUA
    Pela primeira vez, os cientistas mapearam a rede de caminhos geológicos subterrâneos que alimentam os lendários gêiseres e fontes termais do Parque Nacional de Yellowstone.
    LEIA MAIS em www.usgs.gov

Vulcão Cumbre Vieja

Vulcão Popocatepetel

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Fuego na Guatemala, Telica na Nicarágua, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador, Sabancaya no Peru e Nevados de Chillán no Chile.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5,0 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 24, no sul das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (5,2 graus).
    Dia 25, no sul do Peru (5,4 graus), no leste da região de Nova Guiné, Papua Nova Guiné (5,4), na costa leste de Honshu, Japão (5,2), no sudoeste das Ilhas Ryukyu, Japão (5,1), e no sul das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (5,4).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 24, em Negros, Filipinas (4,7 graus), na costa de Oaxaca, México (4,6), em Seram, Indonésia (4,7), na costa de Chiapas, México (4,5), quatro em Luzon, Filipinas (4,6, 4,6, 4,8 e 4,8), no mar de Banda (4,7) e em Sahalin, Rússia (4,9).
    Dia 25, no mar de Banda (4,5 graus), nas Ilhas Kuril (4,5) e na Ilhas Norte, Nova Zelândia (4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Eventos
2º Encontro Latino-Americano de Mineração – ELAMI

Conhecendo a Geofísica – Regional Nordeste
    Este evento contará com três palestras no dia 01 de abril. Tem como objetivo apresentar a profissão para os alunos que estão ingressando nos cursos de geofísica nas Universidades que estão na abrangência da Regional Nordeste da SBGf.
    LEIA MAIS em sbgf.org.br

MME recebe comitiva da Embaixada da Austrália para dialogar sobre o setor mineral

7° Encontro Nacional da Média e Pequena Mineração
    Este evento, que visa discutir os problemas que atingem as pequenas e médias empresas de mineração, tem o apoio do SGB-CPRM. Acontece entre os dias 24 e 26 e maio.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Vagas
UFRRJ realiza Concurso Público para profissionais de magistério superior
    Há vagas para Geotecnologias, Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e Análise Geoespacial com Aplicações na Geologia (1); Geologia de Engenharia e Métodos de Lavra (1) e Geofísica (1).
    LEIA MAIS em www.pciconcursos.com.br


    Extra
ANP ampliará acervo de dados técnicos disponibilizados gratuitamente
    Foi aprovada a implementação de medidas para ampliação do acervo de dados técnicos públicos das bacias sedimentares brasileiras.
    LEIA MAIS em www.gov.br

A guerra na Ucrânia
    (Por Henry Lazenby) Os contínuos picos de preços de metais e commodities mineradas, combinados com tensões geopolíticas aumentadas, podem resultar em mudanças duradouras no mercado.
    LEIA MAIS em www.mining.com


Notícias em 24/03/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *