27 de março de 2022

Notícias em 27/03/2022

Assuntos do dia:
terremotos, vulcanismo, arqueologia, asteroides, eventos e outros.

Cascata das Andorinhas
Esta queda d'água de 25 metros, formada pelo arroio Caconde, está localizada no município de Rolante, RS. Tudo indica que um dique de composição ígnea básica pode ter facilitado a infiltração da água entre as camadas de basalto (Formação Serra Geral) e as camadas sedimentares, porém bem compactadas, de arenito (Formação Botucatu). Esta infiltração levou a solapamento e queda da camada superior de basalto, formando, além da cascata, a Gruta das Andorinhas no mesmo local. O dique pode ser visto na imagem acima, mais à esquerda, com inclinação próxima à vertical, cortando as litologias deste o topo da gruta, onde ocorre o basalto.
(Crédito da imagem: viagensecaminhos - fonte)

    Vulcanismo
Vulcão Taal

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Krakatau e Semeru na Indonésia, Fuego na Guatelama, Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5,0 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 26, em Sulawesi, Indonésia (5,1 graus), na região da Illha Batan, Filipinas (5,1), nas Ilhas Ryukyu, Japão (5,3), e em Hokkaido, região do Japão (5,0).
    Dia 27, na dorsal Meso-Indiana (5,8 graus) e dois na costa do Equador (5,8 e 5,1).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 26, em Sulawesi, Indonésia (4,5 graus), no mar das Flores (4,7), nas Ilhas Ryukyu, Japão (4,8), na região das Ilhas Batan, Filipinas (4,6), e na região de Nova Britânia, Papua Nova Guné (4,6).
    Dia 27, na costa de Oregon, EUA (4,7 graus), em Java, Indonésia (4,5), em San Juan, Argentina (4,6), e na costa da Nicarágua (4,7).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Túmulos de dezenas de reis da época do Rei Artur são descobertos na Grã-Bretanha


    Asteroides
Por que a Terra não é cheia de crateras, como a Lua?
    (Por Grupo de trabalho de meteoritos da SBG) Elas existem, mas nem sempre são visíveis, por três razões. Saiba onde estão as nove crateras brasileiras.
    LEIA MAIS em super.abril.com.br


    Evento
Feira internacional de pedras preciosas - 20ª Exposol


    Extra
A guerra na Ucrânia
    Nove empresas europeias e norte-americanas de combustíveis fósseis pagaram coletivamente US$ 15,8 bilhões à Rússia em várias formas de impostos e taxas desde que o país anexou a Crimeia da Ucrânia em 2014.
    LEIA MAIS em www.cnnbrasil.com.br
    Hidrogênio como produto de exportação ficou mais concreto porque a guerra entre Rússia e Ucrânia vai acelerar a substituição do uso do gás natural.
    LEIA MAIS em economia.uol.com.br

Brasil possui alternativas aos fertilizantes químicos


Notícias em 26/03/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *