4 de novembro de 2022

Notícias em 04/11/2022

Imagem em destaque

Morro do Yeye
Também conhecido como Morro do Cabrito, esta geoforma está localizada na fronteira dos municípios de Paverama, Tabaí, Montenegro e Triunfo, no RS.
Na região do Morro do Yeye, há ocorrências de pacotes sedimentares pertencentes à Bacia do Paraná, incluindo as formações Rosário do Sul, Botucatu e Serra Geral. A Formação Rosário do Sul possui arenitos médios e finos a muito finos, de ambiente fluvial, com estratificação cruzada. A Formação Botucatu é composta por arenitos bimodais médios a finos, localmente grosseiros, com grãos de quartzo fosco, arredondados a sub-arredondados e bem selecionados, com estruturas de ambiente eólico. São geralmente róseos com frequente presença de cimento silicoso ou ferrugino. A Formação Serra Geral é constituída predominantemente por rochas de origem vulcânica, principalmente em derrames basálticos.
O Morro do Yeye está localizado na Microrregião Colonial da Encosta da Serra Geral. Tem cerca de 270 m de altitude no topo e cerca de 230 de altura. Possui escarpas íngremes e topo relativamente plano, sendo um morro testemunho típico da Depressão Central do RS. É o resultado de antiga área ocupada pelo planalto atacada pela erosão. É constituído pelo arenito Botucatu com basalto da Formação Serra Geral no topo. O arenito se apresenta fendilhado, com ressaltos e covas.
Devido à sua conformação, o Morro do Yeye abriga rica diversidade da flora e da fauna locais. É um local muito procurado para escaladas, especialmente a partir da década de 1980. Há registros de que o pastor luterano e montanhista alemão Wilhelm Edel teria sido o primeiro a chegar ao cume do Morro do Yeye na década de 1950, acompanhado de Adalberto Schmidt, um morador local.
Os primeiros habitantes da região foram indígenas de etnia tupiguarani, há cerca de dois mil anos atrás. A região foi usada como passagem de guarnições farroupilhas durante a Revolução Farroupilha (1835-1845). Elas utilizavam morros como o Morro do Yeye como pontos de observação.
O nome "Yeye" (e suas variações: "Ye-Ye", "Ieiê" e outras) tem origem no nome de antigo proprietário das terras que circundam o morro. Já, o nome "Morro do Cabrito" se deve a uma lenda que conta que teria existido um cabrito de ouro no topo do morro, pois seria um local propício para esconder este tipo de tesouros, ainda que raramente na forma de cabritos.
(Crédito da imagem: CJ Marchioro - fonte1 - fonte2 - fonte3)

Assuntos do dia
projeto, petróleo, mercado, fiscalização, política, energia alternativa, meio ambiente, geologia, terremotos, vulcanismo, tecnologia, ciência espacial, eventos e outros.

    Projeto
Lavras Gold descobre novo depósito de ouro no Projeto LDS, no Brasil

Aguia e BRDE firmam termo de compromisso para financiamento de planta de fosfato
    O banco fará um aporte de R$ 15 milhões para construção da unidade, em Lavras do Sul, que produzirá anualmente 300 mil toneladas de fertilizante fosfatado.
    LEIA MAIS em www.conexaomineral.com.br


    Petróleo
Petrobras obtém lucro líquido de US$ 8,8 bilhões no 3º trimestre de 2022

Petrobras envia sonda à Foz do Amazonas na busca por licença de perfuração
    (Por Marta Nogueira / Reuters) Simulado de emergência é o último pré-requisito a ser cumprido na busca da petroleira por uma licença de perfuração na região.
    LEIA MAIS em noticias.uol.com.br


    Mercado
Minérios latino-americanos atraem UE para combater domínio da China
    A Europa procura libertar-se da dependência da China como principal fornecedora de minerais no seu processo de descarbonização, razão pela qual volta o seu olhar para a América Latina como uma região fértil em matérias-primas, especialmente o lítio.
    LEIA MAIS em www.bnamericas.com

Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do ferro
    (Por Notícias Bloomberg) Queda do minério de ferro deve se aprofundar até que a economia da China se recupere.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Fiscalização
Duas áreas de garimpo ilegal são fechadas pelo Batalhão Ambiental em MT


    Política
Sustentabilidade na mineração: MME lança projeto para reduzir uso de mercúrio na extração de ouro
    Atendendo à Convenção de Minamata, o projeto reunirá informações para elaboração do plano de ação nacional para redução do uso de mercúrio.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Energia alternativa
Adesão do Brasil na Aliança Solar Internacional (ASI) deve impulsionar desenvolvimento e difusão da energia solar

Renováveis suprirão 80% do consumo energético mundial em 2050
    (Por Mateus Badra) Relatório da Statkraft aponta que as fontes solar e eólica serão responsáveis por dois terços do total.
    LEIA MAIS em canalsolar.com.br

UE: a caminho da COP27 enquanto países mudam do gás para o carvão
    (Por Jorge Liboreiro) Os líderes da União Europeia (UE) preparam-se para participar na COP27, a Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas que este ano decorre em Sharm el-Sheikh, no Egito.
    LEIA MAIS em br.noticias.yahoo.com

Energia geotérmica em todo o mundo?
    A energia geotérmica tem sido historicamente limitada a locais ligados à atividade vulcânica. Mas e se fosse viável cavar poços tão profundos que calor suficiente pudesse ser acessado de qualquer lugar na superfície da Terra?
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com

Espaço fotovoltaico mais perto de iluminar a Terra
    Uma equipe de pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia está trabalhando para implantar uma constelação de espaçonaves modulares que coletam a luz solar, transformam-na em eletricidade e transmitem sem fio essa eletricidade para onde for necessária – inclusive para lugares que atualmente não têm acesso a energia confiável.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Meio Ambiente
Amazon e Ambev fazem parceria inédita em prol do meio ambiente


    Geologia
Pesquisadores pretendem reconstituir a formação da Amazônia pela análise de sedimentos e rochas
    Projeto prevê perfurações de 800 a 2 mil metros de profundidade em locais estratégicos do AC, AM e PA, envolve instituições de 11 países e é coordenado por grupo da USP.
    LEIA MAIS em jornal.usp.br

Geoparque Caçapava, no RS, receberá missão de avaliação da Unesco

Característica incomum do campo magnético da Terra pode explicar como nosso planeta foi formado
    De acordo com uma nova avaliação científica, uma propriedade peculiar do campo magnético da Terra pode nos ajudar a descobrir como o planeta se formou há 4,5 bilhões de anos.
    LEIA MAIS em www.innovationnewsnetwork.com

Estrutura de Richat: maravilha geológica no deserto do Saara


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Ebeko na Rússia, Suwanose-Jima no Japão, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 03, no Mar de Banda (5,3 graus), na dorsal de Reykjanes (5,4) e no sul da dorsal Meso-Atlântico (5,0).
    Dia 04, em Halmahera, Indonésia (5,0 graus), na costa de El Salvador (5,7), na região de Fiji (5,1) e no Golfo da Califórnia (6,1).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 03, dois na região das Ilhas Sanduíche do Sul (4,7 e 4,8 graus), dois na costa leste de Honshu, Japão (4,9 e 4,8), na região de Nova Irlanda, Papua Nova Guiné (4,9), dois em Mindanao, Filipinas (ambos de 4,6), na costa do Atacama, Chile (4,7), no sul da dorsal Meso-Atlântico (4,7), no Mar de Molucca (4,9) e em Vanuatu (4,7).
    Dia 04, no oeste da Turquia (4,9 graus), em Antofagasta, Chile (4,8), na Ilha Bathurst, Canadá (4,7), e em Kepulauan Batu, Indonésia (4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Vestígios de oceano antigo descobertos em Marte
    (Por Adriana Berard) Um conjunto de mapas topográficos lançado recentemente oferecem o caso mais forte de que Marte já experimentou um aumento do nível do mar consistente com um clima quente e úmido prolongado e não com a paisagem dura e congelada que existe hoje.
    LEIA MAIS em www.psu.edu


    Tecnologia
Samarco e empresas desenvolvem método para determinação de ferro total por "Titulação Potenciométrica"


    Eventos
PodMinerar

Congresso Brasileiro de Mina a Céu Aberto e Mina Subterrânea (CBMINA)

Evento virtual apresenta detalhes e funcionalidades do PROX, aplicativo para smartphones de segurança para as comunidades
    A Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), em parceria com o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), empresas de mineração e o Mining Hub vão organizar na próxima semana (10/11), às 9h, este evento.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Curso "Mineração para Jornalistas"
    Especialistas vão explicar, em detalhes, técnicas e importância da gestão de barragens pelas mineradoras.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

SBGf LIVE "Programação do 3rd Joint SBGf/SEG Workshop on Machine Learning"

Congresso Brasileiro de Profissionais das Geociências (II PROGEO)

Gartner It Symposium / XPO 2022
    A ANM envia comitiva para participação neste simpósio que acontece de 17 a 21 de outubro na Flórida, EUA.
    LEIA MAIS em www.gov.br

Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol

Fortaleza Brazil Stone Fair


    Extra
A mineração e a comunidade

A guerra na Ucrânia


Notícias em 03/11/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *