Em breve:
A geologia das praias coloridas do Oceano Pacífico - Parte II - Sudeste da Ásia

31 de outubro de 2022

Notícias em 31/10/2022

Imagem em destaque

Cerro do Itaquatiá
Este cerro está localizado no distrito de Xiniquá, em São Pedro do Sul, na região central do RS.
O Cerro do Itaquatiá é um morro testemunho de topo plano com aproximados 204 m de altitude e 40 m de altura. 
Na sua base são encontrados arenitos da Formação Caturrita, pertencente ao intervalo superior do Grupo Rosário do Sul. São arenitos finos, médios e grossos a conglomerados, róseos a alaranjados, com estratificação cruzada de médio a grande porte. Originaram-se em ambiente continental, associados a canais fluviais e corpos lacustres. Estas rochas foram atribuídas ao Triássico Superior, embora assembleias de tetrápodes indiquem Jurássico inferior (Carniana-Noriana ou Rhaetiano). O tectonismo recentemente melhor compreendido indica a necessidade de trabalhos geológicos e paleontológicos mais detalhados para determinar a posição e a correlação destas rochas.
A porção intermediária do Cerro do Itaquatiá é constituída pelos arenitos de ambiente continental desértico da Formação Botucatu, da segunda metade do Jurássico. São arenitos finos a grossos, de coloração avermelhada, com estratificações cruzadas de grande porte visíveis nas escarpas do cerro. O nome "Itaquatiá" significa em tupi-guarani "pedra pintada", provavelmente devido às feições deste arenito. No entanto, alguns dizem, embora os geólogos não confirmem, que as estruturas deste arenito seriam nada mais do que rabiscos deixados pelos nossos antepassados, que viviam da caça e da pesca.
No topo do Cerro do Itaquatiá, observa-se uma delgada camada de rocha basáltica da Formação Serra Geral, do Cretáceo, que serve de proteção contra a erosão, fazendo com que seja mantida a forma do cerro. Esta formação é composta por derrames basálticos, granulares finos a médios, maciços de cor cinza escuro.
A região apresenta uma flora peculiar. Parte de sua vegetação consiste de elementos xerófilos, estabelecidos durante o Quaternário. Há uma relação entre as características fitogeográficas e geomorfológicas, associando a geoforma com a cobertura vegetal e favorecendo o surgimento de endemismo. No Cerro do Itaquatiá foram encontradas sete espécies endêmicas e, em 2021, foi descrita uma nova espécie de planta gaúcha endêmica, a Rhamnidium riograndense.
Além de tudo isto, este cerro também é local de escaladas e rapel, que apresentam algum grau de dificuldade devido à fragilidade do arenito da Formação Botucatu.
(Crédito da imagem: Bianca Schindler - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4 - fonte5)

Assuntos do dia
mineração, petróleo, produção, mercado, justiça, água, energia alternativa, meio ambiente, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, tecnologia, ciência espacial e eventos.

    Mineração
Fundo do oceano é o futuro da mineração para materiais de baterias
    (Por Nataly Simões) Grandes campos de rochas contêm altas concentrações de níquel, cobalto, cobre e manganês necessários para baterias de EVs. Impactos ambientais são avaliados.
    LEIA MAIS em www.automotivebusiness.com.br

Vale avalia parcerias para metais básicos e dá boas-vindas à Cosan como acionista
    (Por Marta Nogueira / Reuters) A mineradora Vale considera a atração de parceria para sua unidade de metais básicos como forma de destravar valor, diante das perspectivas de crescente demanda por produtos como o níquel e o cobre para a produção de baterias.
    LEIA MAIS em economia.uol.com.br

As 10 minas mais valiosas do mundo
    (Por Frik Els) A indústria de mineração depende de um número relativamente pequeno de depósitos gigantes para alimentar o crescimento – e novas descobertas dessa natureza são poucas e distantes entre si.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Petróleo
Petrobras informa sobre descoberta no Bloco Aram

Apesar do preço do petróleo Brent despencar, Petrobras pode pagar dividendos extraordinários de mais de R$ 60 bilhões


    Produção
Nexa registra crescimento da receita líquida no terceiro trimestre para US$ 703 milhões
    A Nexa encerrou o terceiro trimestre com um aumento de 7% em relação ao mesmo período do ano passado.
    LEIA MAIS em ibram.org.br


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do ferro

Mercado do ouro


    Justiça
STF invalida normas dos estados do AC e de RR sobre atividade nuclear
    O Plenário do STF declarou inconstitucionais os dispositivos das Constituições dos estados do AC e de RR que restringiam atividades nucleares em seus territórios.
    LEIA MAIS em www.conjur.com.br

Justiça libera mineração na Serra do Curral em MG


    Água
Estresse hídrico: o que é e quais as consequências?
    (Por Bruna Soldera) A água doce é um recurso abundante, porém não se distribui igualmente em todas as regiões do globo, mesmo o Brasil que detém de 12% da água doce do mundo a sua distribuição é desigual e isso causa diversos problemas para a população.
    LEIA MAIS em www.aguasustentavel.org.br


    Energia alternativa
NeoEnergia desenvolve usina de geração solar flutuante para Fernando de Noronha
    O sistema de geração de energia renovável será instalado no espelho d’água do Açude do Xaréu, uma área de aproximadamente 4.400 m².
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


    Meio Ambiente
Consultoria ambiental - objetivos e importância
    As consultorias ambientais desempenham um papel essencial no mercado. O conhecimento especializado dessas equipes ajuda as empresas a entenderem suas ações e a tomarem decisões assertivas em relação ao impacto decorrente das atividades realizadas pelo seu empreendimento.
    LEIA MAIS em www.hidroplan.com.br


    Geologia
Petrobras avança em acordo com ANP e SGB-CPRM na instalação dos dois maiores acervos geológicos do país

Pesquisadores pretendem reconstituir a formação da Amazônia pela análise de sedimentos e rochas
    (Por Agência FAPESP) Projeto prevê perfurações de 800 a 2 mil metros de profundidade em locais estratégicos do AC, AM e PA. Iniciativa envolve instituições de 11 países e é coordenada por grupo da USP.
    LEIA MAIS em www.ecycle.com.br

Sítio geológico no Quadrilátero Ferrífero está em lista dos 100 mais relevantes do mundo
    UFMG e Ufop propuseram candidatura de formações localizadas em Itabirito e na Serra da Piedade.
    LEIA MAIS em ufmg.br

A história do supercontinente Gondwana em três partes
    (Por Renata da Silva Schmitt e Evânia Alves da Silva ) Pangeia é o supercontinente mais conhecido de todos. Mas existiram outros antes (e depois) dele.
    LEIA MAIS em super.abril.com.br

Quarto geoparque Unesco do Brasil pode ser na Região Central do RS
    (Por Leandra Cruber) O Geoparque Quarta Colônia abrange nove municípios: Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Seca, São João do Polêsine e Silveira Martins.
    LEIA MAIS em diariosm.com.br

Imenso reservatório de água nas profundezas da Terra pode estar por trás de grandes fenômenos geológicos
    (Por Diego Alejandro) Um dos primeiros indícios disto surgiu em 2014, quando mineradores acharam em Juína, MT, um diamante que continha ringwoodita, minério encontrado em meteoritos e que tem 1,5% de seu peso em água.
    LEIA MAIS em veja.abril.com.br


    Paleontologia
Fóssil de caracol é encontrado com pelos preservados no Vale Hukawng, em Myanmar
    (Por Isabela Valukas Gusmão e Lucas Soares) A nova espécie descoberta no pedaço de âmbar, não é a única a apresentar essa característica em sua concha.
    LEIA MAIS em olhardigital.com.br


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 30, na região das Ilhas Samoa (5,2 graus) e em Sumatra do Norte, Indonésia (5,2).
    Dia 31, em Java, Indonésia (5,0 graus), e a oeste da dorsal do Chile (5,8).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 30, nas Ilhas Salomão (4,8 graus), em Minahasa, Indonésia (4,5), no sul do Peru (4,7), na costa a Guatemala (4,5), dois no mar de Banda (4,5 e 4,6), na costa de Chiapas, México (4,5), no mar de Molucca (4,7) e na costa da região central do Peru (4,6).
    Dia 31, na região das Flores, Indonésia (4,7 graus), em Myanmar (4,5), na região de Nova Britânia, Papua Nova Guiné (4,5), e na região de Taiwan (4,9).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Dois recintos de fossos pré-históricos descobertos numa investigação em Serpa, Portugal
    (Por Lusa) Um dos fossos descobertos é um dos maiores recintos deste tipo conhecidos em território português, abrangendo uma área de 25 hectares.
    LEIA MAIS em www.publico.pt


    Ciência espacial
NASA e ESA formalizam acordo para resgate de amostras marcianas

Micróbio terrestre pode sobreviver em Marte por milhões de anos
    (Por Júlia Possa) Conhecido como o micróbio mais resistente da Terra, a bactéria Deinococcus radiodurans poderia muito bem sobreviver em Marte. E por um bom tempo: até 280 milhões de anos.
    LEIA MAIS em gizmodo.uol.com.br

A primeira safra de empresas de mineração espacial não deu certo


    Tecnologia
Torre de energia solar gigante "Olho de Sauron" de 245 metros de altura situada no deserto de Israel está revolucionando o mercado
    (Por Valdemar Medeiros) Inaugurada em 2019, a torre de energia solar de Ashalim é uma das estruturas mais altas de Israel com capacidade de produzir energia limpa para milhares de pessoas no meio do deserto.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Eventos
Evento comemorativo de 10 anos da Casa da Mineração

Conferência Ministerial Internacional sobre Energia Nuclear no século 21

Live "Ciência, pesquisa e meio ambiente"

Brazil Windpower 2022
    (Por Sabrina Moreira Paes) Neste evento que aconteceu de 18 a 20 de outubro, a Megajoule informou que estimula transição energética por meio de software e consultorias para ajudar no mapeamento de áreas complexas do setor de energia eólica.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br
    (Por Sabrina Moreira Paes) A Sika lançou produtos revolucionários para o setor de energia eólica, com o objetivo de melhorar as fundições das torres onshore.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

ABPIP e ONIP organizam uma missão empresarial à Argentina para troca de experiências sobre a sobre a exploração de gás não convencional
    A missão da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP) e a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) acontece de 01 a 05 de novembro.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


Notícias em 28/10/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *