21 de outubro de 2022

Notícias em 21/10/2022

Imagem em destaque

Os Penhascos de Grímsey
Grímsey, com 5,3 km², é uma ilha ao norte da Islândia, batizada de "Pérola do Círculo Polar Ártico". Nela, no verão, os dias de sol nunca terminam e a temperatura é amena para a região, variando de -1,1 a 8,3°C. É habitada por cerca de 100 pessoas, que vivem da pesca, e por mais de um milhão de aves marinhas.
Esta ilha foi criada por atividade vulcânica durante a separação das placas tectônicas da América do Norte e da Eurásia. A própria Islândia está localizada no topo da Dorsal do Atlântico Norte. Ao sul de Grímsey, fica a dorsal de Reykjanes e, ao norte, a dorsal de Kolbeinsey. Entre estes locais há várias zonas vulcânicas e sísmicas, com áreas geotérmicas ativas. O fundo do oceano ao redor de Grímsey está cheio de fraturas, estando as placas tectônicas da América do Norte e da Eurásia flutuando em direções opostas, liberando energia através de todos os tipos de movimentos. Em 2018, foi sentido um enxame de sismos com epicentros a nordeste de Grímsey. Em setembro o de 2022, mais de 6.000 terremotos foram registrados, alcançando até 4,2 graus de magnitude. No entanto não há sinais de alguma erupção vulcânica prestes a ser iniciada.
A estrutura da ilha é constituída por basalto, por vezes colunar principalmente no sul e no oeste. Na enseada Basavik, no noroeste, ocorrem estratos espessos de arenitos. Grimsey é o que resta de uma ilha maior, que foi e continua sendo desgastada pelo mar.
As falésias estão presentes ao longo da costa de Grímsey, exceto na parte sul. Elas abrigam milhares de pássaros, como araus e papagaios-do-mar. Pelo menos 60 espécies de aves se reproduzem por ali ou ficam para o verão. As baleias fazem visitas frequentes e podem ser vistas das falésias. O ponto mais elevado da ilha tem 105 m de altitude. Ursos polares também são assíduos visitantes, trazidos pelos fluxos de gelo à deriva desde a Groenlândia. 
Mesmo sem árvores, a superfície da ilha é verde, devido às gramíneas, aos musgos e aos pântanos.
Contam que esta ilha foi colonizada por um fazendeiro chamado Grímur, oriundo da Noruega. Diz a lenda que, quando o fazendeiro chegou, a ilha era povoada por gigantes e trolls. Todos foram abatidos por Grímur, menos a filha de um deles, que se tornou sua noiva. Hoje é um destino turístico, onde os visitantes recebem um certificado por terem atravessado o Círculo Polar Ártico.
(Crédito da imagem: MosheA - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4)

Assuntos do dia
projeto, mineração, petróleo, produção, mercado, gestão pública, energia alternativa, geologia, terremotos, vulcanismo, ciência espacial, asteroides e eventos.

    Projeto
Horizonte Minerals contrata Estudo de Viabilidade do Projeto Vermelho de Níquel e Cobalto


    Mineração
Diferença "quase inatingível" entre a demanda de cobre de energia verde e a oferta de mineração
    Novo relatório da Wood Mackenzie estima que 9,7 milhões de toneladas de novo fornecimento de cobre são necessários ao longo de 10 anos de projetos que não deslancharam. Veja gráficos.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Petróleo
Painel Dinâmico de Produção de Petróleo e Gás Natural: produção brasileira de óleo e gás
    A produção total de petróleo e gás no mês de setembro totalizou 4,048 milhões de barris de óleo equivalente por dia, sendo 3,148 milhões de barris diários de petróleo e 143,07 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural. Essa foi a segunda vez que a produção total ultrapassou a barreira dos 4 milhões de barris diários de petróleo, a primeira havia sido em janeiro de 2020.
    LEIA MAIS em www.gov.br

Gigante de energia dos Emirados Árabes Unidos alcançou novo recorde de poço de petróleo e gás mais profundo da história da indústria
    Em Upper Zakum, o poço alcança aproximadamente 15,2 mil metros, sendo cerca de 244 metros mais longo do que o recorde mundial anterior, estabelecido em 2017.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br

Petro-Victory avança em perfuração de poços e ampliação de instalações no Campo de Andorinha
    No início desta semana, a empresa concluiu o poço PVE-01, com 1.196 metros e com indícios de óleo encontrados a partir dos 525 metros.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


    Produção
IBRAM divulga dados sobre o desempenho da indústria da mineração no 3º trimestre de 2022
    Faturamento do setor mineral sobe 33% no 3º trimestre em relação ao 2º trimestre, mas cai 30% em relação ao 3º trimestre de 2021.
    LEIA MAIS em ibram.org.br


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do ferro

Mercado do ouro

Mercado do alumínio


    Gestão pública
ANP cria Grupo de Trabalho voltado para o Programa Nacional do Hidrogênio – PNH2


    Energia alternativa
Geração de energia solar ultrapassa a Usina de Itaipu e chega a 14 gigawatts de potência instalada


    Geologia
Empresa de geotecnia traz tecnologia de ponta para MG
    (Por Herlane Meira) A empresa chilena Innra, especializada em tecnologia de inovação para mineração focada em geotecnia, escolheu MG para abrir sua primeira unidade brasileira, a Innra Brasil.
    LEIA MAIS em diariodocomercio.com.br

Sítio geológico a 8 km de Montes Claros pode ter certificação pelo Guinness Book
    (Por Manoel Freitas) Geosítio da Lapa D’Água integra o carste de Montes Claros, MG, e possui espeleotemas denominados "pérolas gigantes", as maiores do planeta.
    LEIA MAIS em onorte.net


    Vulcanismo
Vulcão Taal
    Este vulcão das Filipinas registra explosões freatomagmáticas. Algumas delas produziram plumas ricas em vapor de 200 metros de altura.
    LEIA MAIS em news.abs-cbn.com

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Luzon nas Filipinas, Ibu, Semeru e Kerinci na Indonésia, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 20, no sul do Panamá (6,8 graus).
    Dia 21, no sudoeste da dorsal Indiana (5,0 graus), na costa leste de Honshu, Japão (5,0), e em Tonga (5,2).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 20, no sudoeste da dorsal Indiana (4,9 graus), nas Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,7), cinco no sul do Panamá (4,6 a 4,8), na região das Ilhas Mariana (4,9), na região das Ilhas Filipinas (4,9), na região de Fiji (4,6), nas Ilhas Auckland, região de Nova Zelândia (4,6), na costa de Antofagasta, Chile (4,8), nas Ilha Andreanof, Alasca (4,6), em Sulawesi, Indonésia (4,9) e na costa da Nicarágua (4,6).
    Dia 21, no sul das Ilhas Fiji (4,5 graus), no oeste da dorsal Indiana-Antártica (4,5), nas Ilhas Salomão (4,6), na região de Tonga (4,9), na região da Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,7), dois no sul do Panamá (4,5 e 4,6), nas Ilhas Auckland, região de Nova Zelândia (4,5), na região de Fiji (4,6), na região das Ilhas Revilla Gigedo (4,5) e em Leyte, Filipinas (4,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Encontrado um planeta "marshmallow" que flutuaria em uma banheira
    (Por Jamie CarterColaborador Sênior) Astrônomos usando um telescópio no Arizona descobriram um planeta do tamanho de Júpiter, que eles acham que ter uma densidade semelhante à de um marshmallow.
    LEIA MAIS em www.forbes.com

Sistema inovador avalia habitabilidade de planetas distantes

Matéria disparou no cosmos quase à velocidade da luz
    Os astrônomos realizaram análises que revelam qual fenômeno físico é responsável por um jato de matéria no espaço ser acelerado a uma velocidade de 99,97% da velocidade da luz.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com

Rover Curiosity chega à antiga lagoa de sal marciana
    Acredita-se que alguns bilhões de anos atrás, os córregos e lagoas abundantes na área secaram. A água desapareceu, mas os minerais que continha permaneceram. Supondo que a hipótese esteja correta, esses minerais devem conter pistas importantes sobre como e por que o Planeta Vermelho passou de ambientalmente semelhante à Terra ao deserto gelado que é hoje.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Asteroides
A ciência dos asteroides está reescrevendo a história do sistema solar
    (Por Alison Snyder e Miriam Kramer) Novos estudos, missões e dados ricos sobre asteroides estão dando aos cientistas uma imagem mais nítida da história do sistema solar.
    LEIA MAIS em www.axios.com

Hubble mostra a visão da cauda gêmea inesperada criada pela espaçonave da NASA colidindo com um asteroide
    (Por Jackie Wattles) Duas caudas de poeira ejetadas do sistema de asteroides Didymos-Dimorphos são visíveis em uma imagem do Telescópio Espacial Hubble, mostrando as consequências do impacto da missão DART com Dimorphos.
    LEIA MAIS em edition.cnn.com


    Eventos
PodMinerar
    A nova visão da segurança é o tema do PodMinerar de 20/10. Faz parte de uma série especial com temas amplamente debatidos durante a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2022 (EXPOSIBRAM 2022). Os episódios inéditos são lançados toda quinta-feira, às 17h.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

XV Feira da Indústria do Pará -FIPA

9ª Conferência Latino-Americana sobre Segurança de Processos

IBRAM apresenta oportunidades de exposição de marcas nos eventos 2023 e 2024

IX Simpósio Brasileiro de Geofísica

Oferta Permanente de Concessão

Exposição de Geologia e Mineração do estado do Tocantins

The Q3 Global Mining Symposium 2022


Notícias em 20/10/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *