20 de outubro de 2022

Notícias em 20/10/2022

Imagem em destaque

Pavimento Tesselado
Uma ocorrência desta textura, semelhante a uma treliça, é encontrada junto à Baía Pirates, em Eaglehawk Neck, um istmo ligado à Península da Tasmânia, na Austrália. A área é recoberta por um padrão de pequenas piscinas de água salgada com formato aproximadamente retangular, que resultam de erosão diferencial.
Em geomorfologia, esta textura é conhecida como "pavimento em mosaico" ("tressellated pavement" em inglês). As depressões, "panelas" ("pans"), são formadas quando a água salgada desgasta as porções centrais das "treliça". É o que se vê em primeiro plano na imagem acima. O efeito contrário é conhecido como "pães" ("loafs"), quando o desgaste ocorre de forma mais intensa nas juntas da "treliça", dando a impressão de "pães crescidos". Este último efeito aparece na imagem acima mais ao fundo, à esquerda, na área mais próxima às ondas.
Este caso de pavimento em mosaico ocorre em rochas sedimentares da Formação Malbina, do Permiano. Ele podia ser visto desde que o nível do mar se estabilizou há pouco mais de 6.000 anos. Há indícios de que a superfície original erodida estava cerca de 1 m acima do nível médio do mar atual. O pavimento ocorre em intercalações de siltitos com arenitos subordinados.
Estresses locais fizeram com que estas rochas rachassem, formando junções em três direções principais, ENE, NNW e NNE. Elas se cruzam contribuindo para o aspecto da textura em mosaico. As juntas são mutuamente transversais sem deslocamentos, indicando que foram formadas simultaneamente.
Este mosaico de juntas tem seu aspecto de "treliça" exagerado devido à abrasão costeira intertidal, juntamente com a infiltração de sal e a expansão após a cristalização. O intemperismo à base de sal aumenta constantemente a porosidade do material e leva à perda de cimentos ou matrizes originais. A cristalização do sal ocorre principalmente nas juntas, no entanto, a água que se acumula nas porções mais distantes do oceano seca mais rapidamente e, assim, com a cristalização do sal mais intensa fora das juntas, surgem depressões causando o efeito "panela". Nas rochas mais próximas do oceano, ocorre o inverso e as juntas são aprofundadas, causando o efeito "pão crescido".
Independentemente de "panelas" ou "pães", em 1832, um posto militar foi montado para evitar fugas de prisioneiros da colônia prisional de Port Arthur, que fica após este istmo australiano. Cães de todos os tipos de raças, cores e formatos foram posicionados ao longo de Eaglehawk Neck para dar alerta sobre possíveis movimentações de presos. Em 1877, a colônia prisional fechou, mas a história ficou registrada através de um monumento em homenagem ao "mosaico" de cães de segurança em Eaglehawk Neck.
(Crédito da imagem: 3B's - fonte1 - fonte2 - fonte3)

Assuntos do dia
mineração, petróleo, mercado, política, energia alternativa, meio ambiente, mineralogia, terremotos, vulcanismo, tecnologia, ciência espacial, asteroides, eventos e outros.

    Mineração
Hydro Paragominas reforça compromisso de longo prazo na região
    Faz investimento de cerca de R$ 590 milhões em uma nova frente de lavra que se inicia a partir de 2023.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Ero Brasil Caraíba utiliza a nova betoneira Liebherr na mina subterrânea em Jaguarari (BA)


    Petróleo
Novo Pré-Sal brasileiro: petróleo e gás natural na margem equatorial


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do ferro

Mercado do ouro

Mercado do cobre
    (Por Reuters) A quantidade de cobre disponível na rede de armazéns da London Metal Exchange (LME) caiu pela metade nos últimos oito dias.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Política
MME publica diretrizes para início de estudos de aproveitamento da geração de energia elétrica offshore
    Também foi publicada portaria interministerial que estabelece diretrizes para criação do Portal Único de Gestão do Uso das Áreas Offshore.
    LEIA MAIS em www.gov.br

MME publica diretrizes para estruturação de base de dados de levantamento geológico
    A norma visa garantir que o conhecimento geológico do País seja colocado à disposição de toda a sociedade.
    LEIA MAIS em www.gov.br

MME publica diretrizes para oferta de áreas disponíveis para mineração
    Oferta contínua de áreas é fundamental para transformação do patrimônio mineral em riqueza e contribui para diversificação da matriz mineral brasileira.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Energia alternativa
O que falta para o Brasil produzir energia eólica offshore?

Energia solar sem precisar comprar painéis solares

Seis novas usinas eólicas foram postas em funcionamento pela Copel no RN
    (Por Roberta Souza) A Copel deu largada no seu novo projeto. No total, as novas unidades de geração de energia eólica tem, juntas, 20,8 megawatts de capacidade instalada.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Doação de fundo de Bill Gates tornará preço de combustível de aviação verde igual aos fósseis


    Meio Ambiente
RN discute aperfeiçoamento da legislação ambiental para o setor de Petróleo e Gás


    Mineralogia
Cientistas descobrem mineral mais forte do planeta, a Lonsdaleita
    (Por Flavia Marinho) Ela é 58 vezes mais duro que o diamante, podendo ser usado para fortificar ferramentas industriais, como as brocas de perfuração de poços de petróleo.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Vulcanismo
Ruídos sônicos do fundo das entranhas de um vulcão podem fornecer um aviso quando ele estiver prestes a explodir
    (Por AFP) Equipe que estuda sons profundos demais para os humanos ouvirem em vulcões como o Monte Etna, na Itália, descobriu que os gorgolejos magmáticos mudam acentuadamente à medida que uma erupção se aproxima.
    LEIA MAIS em www.barrons.com

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Sakurajima e Suwanose-Jima no Japão, Langila em Papua Nova Guiné, Semeru e Kerinci na Indonésia, Trident no Alasca, Sangay e Reventador no Equador, Sabancaya no Peru e Villarrica no Chile.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 19, na região das Ilhas Sanduíche do Sul (5,0 graus) e na região da Ilha Ascensión (5,6).
    Dia 20, na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (5,2 graus), e nas Ilhas Andaman, região da Índia (5,1).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 19, no oeste de Xizang, China (4,5 graus), nas Ilhas Santa Cruz (4,7), no mar de Banda (4,8), em Mindanao, Filipinas (4,5), no Equador (4,6) e na região do Timor, Indonésia (4,6).
    Dia 20, a leste das Ilhas Kuril (4,8 graus), em Sumatra do Sul, Indonésia (4,7), na região central da dorsal Pacífico-Leste (4,9), em Mindanao, Filipinas (4,5), no sudoeste da dorsal Indiana (4,9) e nas Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,7).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Explosão colossal a 1,9 bilhão de anos-luz de distância


    Asteroides
Método para decodificar interiores de asteroides pode ajudar a direcionar missões de deflexão destes corpos celestes
    (Por MIT) Os astrônomos encontraram uma maneira de determinar a estrutura interior de um asteroide com base em como sua rotação muda durante um encontro próximo com a Terra.
    LEIA MAIS em www.newswise.com

O material do asteroide Bennu que se dirige para a Terra
    Correção de curso mantém o rover OSIRIS-REx da NASA no caminho certo para entregar uma amostra do asteroide Bennu à Terra em 24 de setembro de 2023.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Tecnologia
Ocean Energy desenvolve a maior e mais poderosa tecnologia de energia das ondas para aproveitar o poder do oceano e gerar energia renovável

Siemens Gamesa desbanca a gigante General Electric e fabrica a maior e mais poderosa turbina eólica do planeta

Multinacional Ford monta time de cientistas brasileiros para pesquisa de grafeno que pode revolucionar a tecnologia
    (Por Valdemar Medeiros) No Centro de Desenvolvimento e Tecnologia do Brasil, sediado na Bahia, a Ford busca a tecnologia de grafeno é realizado em parceria com a UCSGRAPHENE, ligada à Universidade de Caxias do Sul.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Eventos
Fórum de Mineração e Sustentabilidade das Américas de 2022

15ª Conferência Internacional sobre Fechamento de Mina

8º Simpósio de Vulcanismo e Ambientes Associados

Expo GeoMinas


    Extra
A guerra na Ucrânia
    Central Nuclear de Zaporizhzhia consegue restabelecer parte da energia mas não deixa de preocupar a Agência Internacional de Energia Atômica.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


Notícias em 19/10/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *