6 de outubro de 2022

Notícias em 06/10/2022

Imagem em destaque

Mosteiro de Sumela
Sumela (Sümela ou Soumela) é um mosteiro ortodoxo grego, construído na encosta rochosa íngreme da Montanha Oros Mela ou Karadağ ("Montanha Negra"), de cerca de 300 m de altura, voltada para o vale de Altındere, na região de Maçka, na província de Trebizonda, no nordeste da Turquia.
Sumela está localizado a nordeste da Unidade Tectônica de Pontide Oriental, onde ocorrem rochas vulcânicas e plutônicas. Esta unidade tectônica se estende por 600 km, desde o vale Kızılırmak no oeste até a fronteira com a Geórgia no leste. A fronteira norte da placa tectônica associada à Pontide Oriental se estende desde a costa do Mar Negro até a falha da Anatólia do Norte e forma um cinturão metalogênico entre 50 e 75 km de largura. As rochas vulcânicas da área são da Formação Çatak do Paleoceno Superior. A área rochosa onde o mosteiro foi construído é constituída por dacito, traquibasalto, andesito e ignimbrito.
As rochas maciças da encosta são geralmente resistentes, mas apresentam alterações em alguns locais devido ao intemperismo. Além disto, há rachaduras que criam blocos fraturados, o que é agravado pela ação de congelamento e descongelamento da água de infiltração com o passar do tempo. Assim, o mosteiro está localizado em um local com alto risco de queda de rochas. Em 2001, houve desprendimento de rochas da encosta sul, causando danos a partes dos prédios e aos caminhos de acesso.
De grande importância histórica e turística, o mosteiro tem sido visitado por cerca de 180.000 turistas locais e estrangeiros todos os anos. Foi fundado em homenagem à Virgem Maria por dois sacerdotes de Atenas, Barnabé e seu neto Sofrônio, no reinado do imperador Teodósio I (375-395). No século VI, foi restaurado e ampliado, tendo sua construção finalizada no século XIII. Dele, fazem parte a igreja de pedra, várias capelas, cozinhas, quartos de estudantes, uma hospedaria, uma biblioteca e uma fonte sagrada reverenciada pelos gregos ortodoxos.
O nome original do mosteiro é Panagia tou Melas ("Nossa Senhora da Montanha Negra" na língua local da época em que ele foi construído – "Melas" significa "escuro"). O nome Sumela deriva daí e pode estar relacionado aos tons escuros da montanha Oros Mela (na mesma língua local). Outra hipótese de origem do nome reside na cor escura da imagem da Virgem Maria guardada no mosteiro. A arte georgiana do século XII produziu diversas imagens, conhecidas como "Madonas Negras", que foram distribuídas à vários mosteiros.
(Crédito da imagem: Bjørn Christian Tørrissen - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4)

Assuntos do dia
barragem, petróleo, mercado, energia alternativa, meio ambiente, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, tecnologia, ciência espacial, asteroides, eventos e outros.

    Barragem
Mais segurança: quatro barragens da Vale em MG têm nível de emergência retirado e obtêm DCEs positivas
    As barragens B5/MAC (Nova Lima), Marés II (Belo Vale), Santana (Itabira) e Paracatu (Catas Altas), todas em MG, tiveram o nível de emergência encerrado nesta semana.
    LEIA MAIS em www.vale.com


    Petróleo
Produção da Enauta no mês de setembro totalizou 10,4 mil barris de óleo equivalente por dia


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre


    Energia alternativa
Novo certificado de energias renováveis: Cemig SIM REC
    (Por Leonardo Seiberlick) Cemig SIM certificou os primeiros clientes pelo consumo e geração de energias renováveis em seu novo titulo Cemig SIM REC no município de Belo Horizonte(MG).
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

A Subsea7 levará embarcação ao Ártico com sistema inovador para economizar energia
    (Por Paulo Nogueira) A embarcação de construção pesada/flex-lay Seven Arctic será equipada com um novo sistema de economia de energia, após ela fechar em junho um acordo para a ampliação da produção flutuante de hidrogênio verde offshore.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Participação de renováveis cresce e interrompe cerca de 4% da geração fóssil global, diz relatório
    (Por Millena Brasil) No primeiro semestre de 2022, geração mundial de energia renovável cresceu em 416 TWh, aponta Ember Climate.
    LEIA MAIS em epbr.com.br

Petroleiras entram em projeto internacional para acelerar desenvolvimentos eólicos e solares


    Meio Ambiente
Reserva no Norte Goiano registra mais de 80 espécies de fauna do Cerrado
    Com 32 mil hectares, sendo que 80% desse território é de Cerrado de em alto grau de conservação, o Legado Verdes do Cerrado – Reserva Particular de Desenvolvimento Sustentável de propriedade da CBA (Companhia Brasileira de Alumínio), localizada em Niquelândia (GO) –, é um refúgio para diversas espécies de animais da fauna desse bioma, algumas delas ameaçadas de extinção.
    LEIA MAIS em ibram.org.br


    Geologia
Mineradora Ero Copper faz descoberta inédita de níquel em usina situada na BA


    Paleontologia
Cientistas desvendam fóssil de 'primo' de ancestral dos pterossauros
    (Por Ana Bottallo) Uso de ferramenta de tomografia computadorizada permitiu revelar anatomia de animal que faz parte do grupo dos lagerpetídeos.
    LEIA MAIS em www1.folha.uol.com.br

Primeiro titanossauro anão da América é brasileiro

Os ancestrais dos pterossauros voadores eram répteis elegantes que corriam no chão


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Shiveluch e Ebeko na Rússia, Nishino-Shima e Suwanose-Jima no Japão, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 05, dois na região das Ilhas Sanduíche do Sul (5,3 e 5,1 graus).
    Dia 06, dois na região das Ilhas Sanduíche do Sul (5,1 e 5,3 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 05, no noroeste do Irã (4,7 graus), na costa leste de Honshu, Japão (4,8), na região central do Alasca (4,8), na região das Ilhas Marias, México (4,6), na região de Saipan, Ilhas Mariana (4,9).
    Dia 06, na região das Ilhas Sanduíche do Sul (4,9 graus), no mar de Molucca (4,5) e em Sumatra do Norte, Indonésia (4,8).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
A Lua se formou em horas?
    Bilhões de anos atrás, uma versão da nossa Terra que parecia muito diferente de hoje foi atingida por um planeta do tamanho de Marte, chamado Theia, e o material desalojado nessa colisão formou a Lua.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Asteroides
De qual estrela o meteorito de Chelyabinsk se partiu?


    Tecnologia
Descoberto o novo "ouro branco" da geração de energia limpa
    (Por Roberta Souza) O novo material capaz de converter a luz do sol em energia solar e gerar energia elétrica limpa é o sulfeto de bismuto de sódio, cultivado na forma de nanocristais.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Eventos
2ª etapa do curso "Mineração para Jornalistas"
    Serão quatro encontros virtuais nos dias 18 e 25 de outubro e, depois, em 8 e em 22 de novembro, terças-feiras, das 9h às 11h.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Seminário Virtual "Criação de solos saudáveis a partir de rejeitos e estéreis da mineração"

29º Congresso Brasileiro da Indústria de Águas Minerais

Brazil WindPower

Fórum de Mineração Sustentável


    Extra
2021 x 2022: IBRAM já ultrapassa número de novos associados

A mineração e a comunidade
    Histórias construídas pelos empregados contam um pouco sobre os avanços que aconteceram dentro da Vale e acompanham também as evoluções pessoais de cada um.
    LEIA MAIS em www.vale.com


Notícias em 05/10/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *