7 de agosto de 2022

Notícias em 07/08/2022

Imagem em destaque

Serra de Itabaiana
O Parque Nacional da Serra de Itabaiana, criado em 2005 em uma área de 7.966 ha, abrange os municípios sergipanos de Areia Branca, Itabaiana, Laranjeiras, Itaporanga D`ajuda e Campo do Brito. Composto por biomas da Mata Atlântica e da Caatinga, é a região mais elevada da topografia de SE, alcançando 659 m de altitude. A Serra de Itabaiana faz parte do domo de mesmo nome, que configura uma das feições mais marcantes na geomorfologia sergipana. O Domo de Itabaiana, na porção central de SE e na maior parte localizado na Província de Borborema, é constituído por seguimentos de cinturão orogênico inserido na Faixa de Dobramentos Sergipana. Este domo tem em sua composição um complexo de rochas plutônicas e estruturas de cisalhantes referentes ao Ciclo Brasiliano. Na Serra de Itabaiana são identificadas as seguintes formas de relevo: Serra Residual, Crista Residual, Encosta com Cobertura Coluvial, Pedimento Estruturado a 250 m, Pedimento Estrturado a 200 m e Relevo Dissecado de Topo Convexo. Na porção residual, com morfologias alongadas em cristas, são encontradas rochas da Formação Itabaiana, incluindo quartizitos e metarenitos e metaconglomerados. Na serra, a leste da cidade de Itabaiana, é encontrada uma não-conformidade caracterizando o contato entre rochas ortognáissicas do embasamento (aflorante na parte central do Domo de Itabaiana) e metarenitos conglomeráticos com corpos lenticulares de metaconglomerados, que fazem parte da Formação Itabaiana. Em tupi, o nome compartilhado por esta formação, pela cidade, pela serra e pelo domo, significa "naquela pedra mora alguém", sendo "ita" = "pedra", "taba" = "aldeia" e "oane" = "alguém". Fica, assim, comprovado geográfica e etimologicamente que a sergipana Itabaiana não tem nada a ver com a Bahia. Esta, por sinal, tem origem na forma arcaica de "baía", em referência à "Bahia de Todos-os-Santos", que hoje é "Baía de Todos-os-Santos". Já, a palavra "baía" vem de "ribaia" do idioma quimbundo, mas este já é outro assunto e bem diferente.
(Crédito da imagem: Demóstenes Pereira - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4)

Assuntos do dia
mineração, produção, mercado, fiscalização, energia alternativa, meio ambiente, geologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia e ciência espacial.

    Mineração
Nauru lança projeto de mineração e divide nações do Pacífico
    (Por Guilherme Pinheiro) 27 milhões de toneladas de nódulos polimetálicos, fundamentais para descarbonizar a economia, encontram-se nas proximidades da ilha de Nauru, no Oceano Pacífico.
    LEIA MAIS em www.publico.pt


    Produção
Os 5 países que mais produzem ouro
    (Por Milena Elísios) De acordo com o US Geological Survey (USGS), em 2021, a produção nas minas de ouro em todo o mundo chegou a aproximadamente 3.000 toneladas métricas (MT), quase no mesmo nível do ouro extraído em 2020.
    LEIA MAIS em socientifica.com.br


    Mercado
Mercado do petróleo


    Fiscalização
Polícia apreende máquinas usadas na extração ilegal em Hidrolândia, GO


    Energia alternativa
2W Energia fecha acordo com a francesa GreenYellow para fornecer energia solar em sete estados brasileiros

Nuclear não é uma forma de energia sustentável?
    (Por Paula Mourato) Esta questão tem gerado debates em Bruxelas, quando muitos países precisam encontrar alternativas à dependência do gás russo e, com o desmantelamento das centrais a carvão, não encontram respostas céleres e suficientes nas renováveis.
    LEIA MAIS em mediotejo.net


    Meio Ambiente
Grande Barreira de Corais mostra a maior cobertura de corais em 36 anos


    Geologia
Sumidouro no Chile cresce
    (Por Carlos Santander) Agora tem 50 m de largura e 200 m de profundidade, mas ainda não há explicação para sua ocorrência.
    LEIA MAIS em cordobesismo.com


    Vulcanismo
Vulcão Taal

Vulcão Popocatepetl

Vulcão Fagradalsfjall
    Este vulcão da Islândia continua mantendo sua atividade efusiva. Foram reduzidas para três aberturas de efusão, mas com maior intensidade em cada uma.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Karymsky e Shiveluch na Rússia, Sakurajima e Suwanose-Jima no Japão, Ibu e Semeru na Indonésia, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5,0 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 06, na região de Fiji (5,0 graus).
    Dia 07, em Tarapaca, Chile (5,1 graus), na região leste de Nova Guiné, Papua Nova Guiné (5,1), e a leste das Ilhas Kuril (5,9).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 06, no Golfo da Califórnia (4,8 graus), na região de Fiji (4,6) e na região de Porto Rico (4,5).
    Dia 07, em Tarapaca, Chile (4,6 graus), em Sumatra no Sul, Indonésia (4,9), em Mindoro, Filpinas (4,5), na região das Ilhas Sanduíche do Sul (4,8), nas Ilhas Izu, região do Japão (4,6), na região de Fiji (49), nas Ilhas Fox, Alasca (4,6), nas Ilhas Andamam, região da Índia (4,6), no sul da dorsal Meso-Atlântico (4,8), no norte do Peru (4,6) e no sudoeste das Ilhas Ryukyu, Japão (4,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Encontrado sítio arqueológico de arte rupestre localizado na zona rural de Frei Martinho, Seridó de PB


    Ciência espacial
Atividade vulcânica em Vênus pode explicar a fosfina encontrada nas nuvens daquele planeta


Notícias em 06/08/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *