1 de agosto de 2022

Notícias em 01/08/2022

Imagem em destaque

Ilha Elefante havaiana
Esta é a Ilhota Mokuho'Oniki que, conforme o ângulo de visão, assume o formato semelhante a um elefante deitado. Com 0,04 km2, ela está localizada no Havaí, na costa sudeste da Ilha Moloka'i, a quinta ilha mais jovem da longa cadeia com 107 edifícios vulcânicos do arquipélago havaiano. A Maloka'i já foi parte de uma ilha maior (a Maui Nui) que se dividiu entre 400.000 e 300.000 anos atrás. A cadeia vulcânica do Havaí resulta do movimento gradual e persistente da placa tectônica do Pacífico sobre um hotspot, criando repetidamente vulcões que excedem 10.000 m de altura a partir do fundo do mar. Cada ilha vulcânica formada nesta cadeia é deslocada para noroeste juntamente com a placa do Pacífico a uma taxa de 8,6-9,2 cm/ano. Processos de erosão superficial e colapsos vão lhes dando forma. Estes processos são suavizados quando se estabelecem recifes de corais que dão proteção às ilhas contra a ação marinha. Molaka'i foi construída pela lava basáltica de dois vulcões, um a oeste e o outro a leste, formados respectivamente há cerca de 1,9 milhão e 1,76 milhão de anos. O vulcão leste (Wailau) foi coberto por fluxos vulcânicos pós-escudo há 1,5-1,35 milhão de anos e teve uma fase de rejuvenescimento há cerca de 0,57-0,35 milhão de anos. O vulcanismo em estágio de rejuvenescimento gerou, na costa sudeste, os cones de tufos do Pleistoceno das ilhotas Mokuho'oniki (também conhecida como "Ilha Elefante") e Kanahã (mais ao fundo na imagem acima). Elas já foram uma ilha só, tendo sido separadas pela erosão. Pertencem ao Santuário de Aves Marinhas do Estado do Havaí. Mokuho'oniki abriga cerca de 31 espécies de plantas, sendo nove das quais endêmicas. Também é lar de quatro espécies diferentes de aves marinhas, como Koa'e 'Ula (Pássaro-de-cauda-vermelha), 'Ou (Pétrela-de-cauda-vermelha), 'Ua'u (Pétrela-de-cauda-preta) e 'Ua'u Kani (Cagarro). Até 1958, entretanto, sua flora e sua fauna não tinham paz. A ilhota era usada como alvo para bombardeios militares.
(Crédito da imagem: Alden Cornell - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4 - fonte5)

Assuntos do dia
petróleo, mercado, justiça, energia alternativa, meio ambiente, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial, eventos e outros.

    Petróleo
Recursos naturais com extrações em locais cada vez mais remotos e perigosos tornam ainda mais desafiador manter a segurança das equipes na operação

Perfuração de novos poços na América do Sul alcançará pico em 2022, após tombo causado pela Covid-19


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do ferro

Mercado da prata

Mercado do cobre


    Justiça
Taxas de fiscalização sobre mineração – sessão do STF hoje
    Plenário do STF retoma as atividades com o julgamento de ADIs sobre taxas de fiscalização ambiental sobre mineração.
    LEIA MAIS em www.jota.info


    Energia alternativa
Egito pretende inaugurar uma das maiores fábricas de hidrogênio verde e se tornar líder global na cadeia de valor de energia limpa

Agravamento da crise energética global faz países voltarem a considerar a opção nuclear como a mais viável


    Meio Ambiente
Honeywell cria soluções para controle de emissões para neutralizar carbono em várias indústrias


    Geologia
O núcleo interno da Terra impediu o colapso do nosso campo magnético há 550 milhões de anos

Buraco gigante chama atenção no Deserto do Atacama


    Paleontologia
Fósseis revelam panda gigante que viveu há 6 milhões de anos na Europa
    Dentes fossilizados da espécie indicam que o animal conviveu com outros grandes predadores e foi extinto devido a mudanças climáticas no final do Mioceno.
    LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Fagradalsfjall na Islândia, Karymsky e Shiveluch na Rússia, Iwo-jima e Sajurajima no Japão, Ibu e Semeru na Indonésia, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismo no RN
    Os epicentros de dois tremores ocorreram no Oceano Atlântico. O primeiro, de 2,4 graus, foi sentido em Maxaranguape e em Maracajaú. O segundo, de 3,7 graus, foi registrado também em Natal.
    LEIA MAIS em agenciabrasil.ebc.com.br

Sismos mundiais com 5,0 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 31/07, na região da Islândia (5,3 graus), em Luzon, Filipinas (5,4), dois nas Ilhas Izu, região do Japão (ambos de 5,4), e na costa norte de Nova Guiné, Papua Nova Guiné (5,2).
    Dia 01/08, nas Ilhas Fox, Alasca (5,3 graus), e na região de Nova Irlanda, Papua Nova Guiné (5,4).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 31/07, na região da República Dominicana (4,7 graus), na região do Cáucaso, Rússia (4,5), na região central do Peru (4,5) e na costa da Costa Rica (4,7).
    Dia 01/08, nas Ilhas Fox, Alasca (4,9 graus), dois na região da Islândia (4,6 e 4,8), em Papua, Indonésia (4,7), na região de Taiwan (4,8), em Myanmar (4,5), nas Ilhas Bonin, região do Japão (4,7), e em Samar, Filipinas (4,9).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Templo de 8 mil anos é descoberto em cidade portuária na Arábia Saudita
    Mais de 2,8 mil sepulturas de diferentes períodos estavam espalhadas por todo o santuário, que revelou também um altar onde antigos moradores teriam praticado rituais.
    LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com

Gravuras do Paleolítico Superior nos Pré-Pirineus catalães


    Ciência espacial
NASA publica imagem azul do planeta vermelho


    Eventos
Mec Show 2022 - Feira da Metalmecânica e Inovação Industrial do Espírito Santo

Cachoeiro Stone Fair
    Esta feira reúne o setor de rochas que gera mais de U$ 1 bi em exportações. Acontece de 23 a 26 e agosto em Cachoeiro de Itapemirim, ES.
    LEIA MAIS em www.metropoles.com

XXII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas
    A mesa-redonda "Águas Subterrâneas e Mineração" acontece neste congresso, marcado para o período de 2 a 5 de agosto, no espaço Arca em São Paulo.
    LEIA MAIS em www.folhavitoria.com.br


    Extra
A mineração e a comunidade
    Samarco lança segunda edição do Catálogo de Fornecedores Locais. A ação é uma das iniciativas atreladas ao programa Força Local, que visa desenvolver e contribuir para a geração de negócios nos territórios onde a empresa atua em MG.
    LEIA MAIS em ibram.org.br
    Mineradoras e comunidades geram desenvolvimento. Os percentuais de crescimento da mineração baiana continuam positivos e, nesse caminho, a responsabilidade social das empresas segue produzindo frutos não apenas na vida de colaboradores, mas, principalmente, nas comunidades onde as unidades estão inseridas.
    LEIA MAIS em ibram.org.br


Notícias em 31/07/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *