24 de julho de 2022

Notícias em 24/07/2022

Imagem em destaque

Ilha Tory
Tory é a ilha habitada mais remota da Irlanda, distando 14 km da costa oeste do condado de Donegal. Tem aproximadamente 4 km de comprimento e 1 km de largura com, aproximadamente, uma centena de moradores residindo em duas pequenas aldeias, uma em cada extremidade da ilha. Além deles, no extremo leste reside uma formação rochosa na forma de crista (na imagem acima) com 50 m de altura, em média, e 400 m de comprimento. É a crista An Eochair Mor ("A Grande Chave", nome dado por causa de sua forma dentada como uma chave), que se projeta em direção norte no Oceano Atlântico. Ao final dela, com 70 m de altura, fica o cume An Tor Mor ("A Grande Torre"), também conhecido como Tormore ("Tormento") ou Anvil ("Bigorna"). A Ilha Tory faz parte de um corpo ígneo que se estende desde o continente, sendo constituída pelo granito Thor, com algumas intrusões de dolerito, e pelo Quartzito Ards. Na porção leste, este quartzito, pela sua resistência à erosão, eleva topograficamente a ilha e é responsável pelas falésias que se estendem também para a costa norte. An Eochair Mor e An Tor Mor são constituídos predominantemente de quartzitos, enquanto a história da Ilha Tory é constituída predominantemente de mitos e lendas. Acredita-se que os colonos nemédios, originários de Cítia (uma antiga região da Eurásia), tenham sido seus primeiros habitantes. Após, os mitológicos formorianos invadiram a ilha, removeram os nemédios e construíram a Túr Ri ("Torre do Rei"). É daí que vem o nome Tory. Ainda hoje em uma parte mais elevada da ilha, é possível ver os restos de uma fortaleza provavelmente da época entre o final da Idade do Bronze e início da Idade do Ferro, conhecida como Dún Bhalóir ("Forte de Balor"). Pois, dizem que o rei formoriano Balor era um temível gigante ciclope que carregava duas profecias sobre seus ombros. Ele só seria derrotado se fechasse seu único olho ou se fosse enfrentado por um neto. Para vencer o destino, Balor nunca fechava o olho e prendeu sua única filha Eithne em uma torre de cristal no alto de An Tor Mor. Assim, ela nunca se casaria e, principalmente, não poderia ter filhos. Ao longo de An Eochair Mor, Balor colocou guardas que, até hoje, estão lá na forma de pilares de rocha. Não adiantou, com a ajuda do druida Birog, o chefe dos Tuatha Dé Danann ("Povos da deusa Danu", que viviam no continente), chamado Cian, conseguiu alcançar An Tor Mor. Nove meses depois, nasceram trigêmeos. Balor matou Cian e jogou os trigêmeos no mar. Não adiantou. Lúgh, um dos trigêmeos salvo por Birog, cresceu e matou Balor. E pensar que tudo isto aconteceu porque Balor roubou uma vaca de Cian, que, enquanto atacava Tory por vingança, acabou se apaixonando por Eithne. É o destino. Hoje, indiferentes a isto tudo, as falésias de Tory abrigam colônias de aves marinhas, como fulmar, pardela-de-tempestade, gaivota comum, bico-de-barba, guillemot e puffin. Gralhas e Falcões peregrinos também nidificam no local e, por sorte, não geram netos para Balor.
(Crédito da imagem: Stair na hÉireann - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4 - fonte5 - fonte6)

Assuntos do dia
petróleo, mercado, política, meio ambiente, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial, asteroides e ensino.

    Petróleo
Produção de petróleo no RN caiu 33% em 2020 em comparação com 2019


    Mercado
Do cobre ao petróleo, commodities sinalizam redução da inflação (mas também risco de recessão)
    (Por Carlo Cauti) A curva descendente que as commodities vêm tomando está deixando os mercados aliviados e preocupados ao mesmo tempo.
    LEIA MAIS em exame.com


    Política
Projeto de Lei que autoriza a venda dos contratos de partilha da União na produção de petróleo pode tirar obrigações da PPSA


    Meio Ambiente
É possível viver sem plástico?
    (Por Kelly Oakes) Das 8,3 bilhões de toneladas de plástico virgem produzidas até o final de 2015, 6,3 bilhões de toneladas foram descartadas. A maior parte deste lixo plástico ainda está conosco, sepultada em aterros sanitários ou poluindo o meio ambiente. Quanto o plástico se infiltrou em todos os aspectos de nossa existência?
    LEIA MAIS em www.bbc.com

As 8 florestas mais antigas do mundo
    (Por Renee Cosme) Florestas como a Daintree Rainforest da Austrália ou a centenária Yakushima do Japão são algumas das mais antigas do mundo.
    LEIA MAIS em www.thetravel.com


    Paleontologia
Estudo revela dentes que derrubam teorias sobre "Homos" no sul da África
    Análise geoquímica de dentições mostrou que diversos fósseis, incluindo uma mandíbula de "Homo erectus" são, na verdade, de outros gêneros de humanos primitivos.
    LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com


    Vulcanismo
Vulcão Sakurajima
    Este vulcão do Japão expele cinzas e rochas. Habitantes próximos são aconselhados a abandonar suas casas.
    LEIA MAIS em visao.sapo.pt

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Karymsky e Shiveluch na Rússia, Semeru na Indonésia, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 23, no sul das Ilhas Fiji (4,5 graus).
    Dia 24, em Taiwan (4,9 graus), em Sumatra do Norte, Indonésia (4,5), na região de Nias, Indonésia (4,6), no mar das Flores (4,5), nas Ilhas Andreanof, Alasca (4,6), em Myanmar (4,7) e na Islândia (4,8).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
As ruínas de culto misterioso milenar que podem mudar o entendimento da pré-história
    (Por Demi Perera) Espalhadas por uma área vasta e remota no noroeste da Arábia Saudita, vestígios arqueológicos milenares de estruturas monumentais chamadas mustatils estão começando a ser estudados em profundidade.
    LEIA MAIS em www.uol.com.br

Arqueólogos encontram vasilha maia usada para beber chocolate no México
    Chocolateira de cerâmica utilizada em rituais estava parcialmente submersa em sedimentos na caverna de Cueva de la Cruz, no município mexicano de Playa del Carmen.
    LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com


    Ciência espacial
Novo projeto da NASA vai construir uma "sombra estelar" no espaço para encontrar planetas


    Asteroides
NASA descobriu novos detalhes sobre o asteroide gigante Bennu
    Este asteroide, que está em rota de colisão com a Terra, tem suas rochas em decomposição muito mais rapidamente pelo Sol do que as da Terra.
    LEIA MAIS em www.sproutwired.com


    Ensino
Alcoa e UFPA ofertam especialização em Geotecnia


Notícias em 23/07/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *