23 de julho de 2022

Notícias em 23/07/2022

Imagem em destaque

A maior pedra preciosa do mundo
Jasper Knob (ou Jasper Hill) é uma colina localizada na parte sudeste da cidade de Ishpeming, no condado de Marquette, no norte da Península Superior de Michigan, EUA. Ela é totalmente constituída por jaspilito, uma Formação Ferrífera Bandada (Banded Iron Formation - BIF) com bandas alternadas de chert vermelho (jaspe), hematita vermelha e hematita especular cinza-prateada. Fazendo parte da Cordilheira Marquette Iron, o jaspilito de Jasper Knob é uma rocha que sofreu leve metamorfismo e apresenta deformações que expõem diversos e caprichosos dobramentos ressaltados pelo seu colorido. Pertence à Formação Ferrífera Negaunee (Grupo Menominee superior, Supergrupo Marquette Range) do Paleoproterozoico médio (entre 2,11 bilhões e 1,874 bilhão de anos). A Formação Negaunee, além de jaspilito, inclui outras rochas com graus variados de metamorfismo, como quartzito ferruginoso, ardósia ferruginosa, sílex ferruginoso e taconito. Tem sido explorada desde 1844, quando foi descoberta. Inicialmente, a mineração se concentrou no minério de hematita e magnetita aflorante. Mais tarde, durante o século XIX, depósitos de hematita foram extraídos por mineração subterrânea e praticamente se esgotaram em meados de 1900. Durante a década de 1950, a mineração produziu um concentrado/pellet de ferro com relativamente baixo conteúdo de sílica e características físicas e químicas favoráveis à produtividade da fundição. Negaunee é uma das formações ferríferas que ocorrem na bacia paleoproterozoica Animikie juntamente com outros depósitos classificados como BIFs do tipo Lago Superior. Ao contrário de outras BIFs, Negaunee é extremamente variável quanto à fonte de ferro, ao transporte, ao ambiente de deposição, à alteração diagenética e ao grau de metamorfismo. Esta formação era, originalmente, constituída por sílex de carbonato de ferro que sofreu oxidação supergênica e enriquecimento ferrífero. Este enriquecimento fez com que a cidade de Ishpeming também enriquecesse associada aos depósitos superficiais de minério de ferro. Tudo começou quando um nativo chamado Madji-Gesick levou o explorador Philo Everett a uma colina de minério com 55 m de altura. Era Jasper Knob, que passou a ser conhecida como "a maior pedra preciosa do mundo". A cidade se desenvolveu e prosperou devido à mineração de ferro ao redor de Jasper Knob. A colina, por causa do seu relativo baixo teor deste metal, felizmente tem conseguido sobreviver para a alegria de fotógrafos e pesquisadores.
(Crédito da imagem: James St. John - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4)

Assuntos do dia
mineração, petróleo, produção, mercado, energia alternativa, meio ambiente, terremotos, vulcanismo e outros.

    Mineração
Epiroc testa a primeira perfuratriz elétrica de superfície movida a bateria


    Petróleo
Eneva realiza, em menos de um ano, a terceira descoberta de gás natural na Bacia do Amazonas
    (Por Roberta Souza) A Eneva, estimulada pelas descobertas anteriores, resolveu perfurar o terceiro poço no bloco AM-T-84 e teve novos indícios de gás natural.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Produção
Exportações de rochas crescem 10,92% no 1º semestre


    Mercado
Mercado do petróleo
    (Por Rafael Walendorff) Brasil: Ministério da Economia revisa projeções para petróleo e câmbio. O preço do barril de petróleo foi ajustado para US$ 107,4 ante US$ 102,7 anteriormente.
    LEIA MAIS em valorinveste.globo.com

Mercado do cobre

Mercado do ouro


    Energia alternativa
Indústria de mineração alerta que transição energética não é sustentável
    Não há metais suficientes para todas as baterias que a transição exigirá. Devido à escassez de oferta, os preços estão em alta, assim como os preços em todos os setores de commodities.
    LEIA MAIS em oilprice.com


    Meio Ambiente
O domínio do carvão na China durará uma década ou mais
    (Por Notícias Bloomberg) O combustível fóssil mais sujo continuará sendo a principal fonte de energia da China por uma década ou mais.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Shiveluch na Rússia, Sakurajima e Suwanose-Jima no Japão, Ibu, Krakatau e Dukono na Indonésia, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 22, sem mais registros.
    Dia 23, no norte da dorsal Meso-Atlântico (5,1 graus), dois no mar das Flores (5,3 e 5,5) e dois no sul do Irã (5,4 e 5,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 22, em Tonga (4,8 graus), na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,5), e no sul das Ilhas Mariana (4,8).
    Dia 23, no mar das Flores (4,7 graus), na região de Fiji (4,5), nas Ilhas Shetland do Sul (4,8) e em Sumatra do Norte, Indonésia (4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Extra
Brasil irá presidir durante dois anos o grupo de supridores nucleares que reúne 48 países
    A atuação da diplomacia brasileira conseguiu que o Brasil recebesse a anuência dos governos participantes do Grupo de Supridores Nucleares (“Nuclear Suppliers Group” – NSG) para presidir o Grupo em 2023-2024.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br

A guerra na Ucrânia


Notícias em 22/07/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *