18 de junho de 2022

Notícias em 18/06/2022

Imagem em destaque

Chalk Badlands
Chalk Badlands (ou Castle Rock Badlands) constituem formações rochosas que se projetam na pradaria do Kansas, entre Quinter e Collyer, nos EUA. Estas rochas alcançam 20 m de altura e se destacam na paisagem ao redor praticamente plana. O que se vê é o que restou da erosão da rocha formada pelos sedimentos depositados entre 87 e 82 milhões de anos atrás durante os períodos Coniaciano e Santoniano do Cretáceo Superior. É uma greda (giz) pertencente à Formação Niobrara (ou Niobrara Chalk), que se formou a partir do acúmulo de cocólitos de microorganismos que viviam no que já foi o Western Interior Seaway, um mar interior que dividia o continente da América do Norte durante grande parte do Cretáceo. Evidências de vida vertebrada são comuns em toda a formação e inclui fósseis marinhos, como mariscos gigantes, plesiossauros, mosassauros, pterossauros e também várias aves aquáticas primitivas. São rochas frágeis que o vento e a chuva continuam erodindo, processo que é agravado pela interação humana. As fendas que se formam fornecem abrigo para várias pequenas espécies de plantas e animais e o local propicia áreas de nidificação para pássaros locais, como corujas e falcões. É possível observar lagartos, veados, antílopes, coiotes, ratos cangurus, coelhos e cães da pradaria. Neste lugar ermo, estas formações rochosas foram utilizadas como pontos de referência para nativos norte-americanos e colonos europeus por séculos.
(Crédito da imagem: James St. John - fonte1 - fonte2)

Assuntos do dia
mineração, petróleo, mercado, política, meio ambiente, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, eventos e outros.

    Mineração
Mineradores devem investir em minerais críticos ou impedirão transição energética
    (Por Cecília Jamasmie) O sucesso futuro dependerá de as mineradoras globais assumirem um papel de liderança na transição de energia limpa do mundo.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Petróleo
O navio Eagle Colatina reforça a frota de navios mais sustentáveis para a Petrobras
    (Por Flavia Marinho) Chegou ao porto do RJ e tem capacidade de transportar 50 mil ton de derivados de petróleo como diesel e gasolina. Dá alívio às plataformas de petróleo da Petrobras.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do ouro

Mercado do níquel
    (Por Noticias Bloomberg) O caos do níquel leva a London Metal Exchange a forçar a divulgação de negociações fora da bolsa.
    LEIA MAIS em www.mining.com

Mercado do ferro

Mercado do cobre


    Política
MCTI lança chamada pública para investimento de R$ 50 milhões em projetos voltados para os combustíveis sustentáveis
    (Por Ruth Rodrigues) Projetos voltados para soluções e inovação no ramo dos combustíveis sustentáveis serão financiados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Meio Ambiente
Codelco, a maior produtora de cobre do mundo, anuncia fechamento de fundição Ventanas
    (Por France Presse) A Codelco anunciou a decisão na sexta-feira (17/06) após um novo episódio de contaminação do ar.
    LEIA MAIS em g1.globo.com

Gelo da Groenlândia está liberando muito mercúrio no oceano


    Geologia
Mais de 90% dos cadastros das cavernas do PA registradas no Cadastro Nacional de Informações Espeleológicas (CANIE) foram realizados pela Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM)

Tamanho do grão das rochas no manto da Terra afeta a tectônica
    Novo estudo publicado na Nature Geoscience mostra que um fator crucial não foi adequadamente considerado nos modelos anteriores: o tamanho do grão das rochas do manto.
    LEIA MAIS em www.geologyin.com


    Paleontologia
Ursos marrons e ursos polares são mais próximos do que imaginávamos
    (Por Rafael Arbulu) Novo estudo publicado na Nature Ecology and Evolution comprova que uma intensa hibridização de ambas as espécies há 125 mil anos levou todos os ursos marrons atuais a terem parte do DNA de ursos polares mais antigos.
    LEIA MAIS em olhardigital.com.br

Tartaruga fossilizada descoberta em Saskatchewan, Canadá, é identificada como nova espécie
    (Por Larissa Kurz) O fóssil de tartaruga de casco mole é um dos dois únicos espécimes completos já estudados na América do Norte.
    LEIA MAIS em leaderpost.com


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 17, em Kepulauan Babar, Indonésia (5,1 graus).
    Dia 18, no sul das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (5,2 e 5,1 graus), dois no Golfo da Califórnia (5,2 e 5,1), em Vanuatu (5,4), e em Sumatra do Sul, Indonésia (5,4).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas


    Evento
Lançamento da publicação "Potencial do Gás Natural: Um novo Ciclo para a Petroquímica no RJ"


    Extra
Nasa seleciona os melhores e os piores filmes de ficção científica


Notícias em 17/06/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *