12 de junho de 2022

Notícias em 12/06/2022

Imagem em destaque

Checkerboard Mesa
Esta formação rochosa, com cume 900 m acima da estrada próxima, está localizada no sudeste do Parque Nacional do Zion, em Utah, EUA. Subindo na coluna estratigráfica, indo de sul para o norte, a camada superior do Grand Canyon, no Arizona, coincide com a camada inferior encontrada em Zion e sua camada superior corresponde à camada inferior das rochas em Bryce Canyon, também em Utah. Esta rochas em sequência fazem parte da estrutura chamada Grand Staircase (Grande Escadaria), com seus leitos inclinados e erodidos. O Arenito Navajo faz parte desta escadaria e, presente em Checkerboard Mesa, atinge no Parque a espessura de cerca de 670 m, representando ambiente de dunas de areia de deserto. Na imagem é possível visualizar dois conjuntos de linhas formando um padrão aproximadamente quadriculado que lembra um tabuleiro de jogo de xadrez e que dá nome à formação rochosa da imagem acima. Aliás, antes da década de 1930, Checkerboard Mesa era conhecida pelo nome de Rock Candy Mountain (Montanha Doce de Pedra). Volto às linhas. As mais horizontalizadas são estratificações cruzadas formadas pela ação eólica sobre as camadas de areia das dunas. Esta areia foi soterrada e seus grãos foram cimentados com calcita e óxido de ferro para formar o Arenito Navajo. As linhas aproximadamente verticais, menos comuns, são rachaduras rasas produzidas pelo estresse e pela erosão na superfície da rocha. Foram causadas provavelmente por eventos de expansão e contração devido à variação das temperaturas diurnas e noturnas, ou à alternância de umedecimento e secagem, ou ainda devido à combinação destes processos. Tudo isto é ampliado pela contração e expansão da água da chuva e da neve derretida que penetra na rocha. Como estes processos geológicos continuam em andamento, os monólitos maciços desta região se decompõem lentamente e podem eventualmente e mais uma vez se transformar em grandes dunas.
(Crédito da imagem: Raymond M. Coveney - fonte1 - fonte2)

Assuntos do dia
petróleo, energia alternativa, meio ambiente, paleontologia, terremotos e vulcanismo.

    Petróleo
ANP aprova resolução que permite extensão de prazos da fase de exploração de petróleo e gás natural nos blocos brasileiros
    (Por Ruth Rodrigues) As empresas terão mais segurança na fase de exploração dos contratos em relação aos combustíveis e as incertezas nos prazos serão minimizadas.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Energia alternativa
Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) investe em sustentabilidade com logística multimodal da Brado e energias renováveis da EDP
    (Por Ruth Rodrigues) Mirando na sustentabilidade como foco principal para este ano, o TCP está investindo na redução das emissões de carbono com seus contratos recentes.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Arábia Saudita inicia obras da maior usina de vapor movida a energia solar do mundo

Japão está lançando uma turbina gigantesca no oceano para aproveitar energia "sem limites"
    (Por Mike McRae) Ela é capaz de suportar as mais fortes correntes oceânicas para transformar seu fluxo em um suprimento praticamente ilimitado de eletricidade.
    LEIA MAIS em www.sciencealert.com


    Meio Ambiente
Microplásticos encontrados na neve recém-caída da Antártida pela primeira vez
    (Por André Chamings) Cientistas que trabalham na região da Ilha Ross, na Antártida, encontraram pela primeira vez microplásticos transportados pelo ar na neve em um dos lugares mais remotos da Terra.
    LEIA MAIS em www.sfgate.com


    Paleontologia
Encontrado fóssil de parente do Tiranossauro Rex de 100 milhões de anos nos EUA

É possível clonar dinossauros, como no Jurassic World?
    Há bons dados preliminares, muito interessantes, mas estamos apenas começando a entender a bioquímica celular em fósseis muito antigos. De qualquer forma, os pesquisadores não têm intenção em clonar dinossauros em futuro próximo.
    LEIA MAIS em forbes.com.br


    Vulcanismo
Vulcão Bulusan

Vulcão Chiles

Vulcão Pacaya

Vulcão Popocatepet

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Shiveluch na Rússia, Merapi e Dukono na Indonésia, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 11, em Tonga (5,3 graus), no sul da dorsal Meso-Atlântico (5,4), no oeste da dorsal Indiana-Antártica (5,4) e em Java, Indonésia (5,0).
    Dia 12, na região da Ilha Ascensión (5,1 graus) e na região das Ilhas Sanduíche do Sul (5,0).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 11, na região da Ilha Ascensión (4,7 graus) e na costa leste da ilha Norte, Nova Zelândia (4,6).
    Dia 12, no norte da Colômbia (4,6 graus), na costa da Costa Rica (4,6), três na região da Ilha Ascensión (4,8, 4,6 e 4,9), no Equador (4,5), na região de Sumba, Indonésia (4,8), em Nova Guiné, Papua Nova Guiné (4,5), na região de Sumbawa, Indonésia (4,5), na costa leste de Honshu, Japão (4,9), no sul das Ilhas Loyalty (4,6), em Jujuy, Argentina (4,6), no sul das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,7), e em Sumatra do Sul, Indonésia (4,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


Notícias em 11/06/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *