1 de maio de 2022

Notícias em 01/05/2022

Assuntos do dia:
projeto, gestão pública, política, justiça, energia alternativa, terremotos, vulcanismo, ciências, ciência espacial e outros.

Tassili n'Ajjer
O Parque Nacional Tassili n'Ajjer está localizado no sudeste da Argélia, nas províncias de Illizi e Tamanghasset, perto da fronteira com Líbia, Níger e Mali. É um planalto de arenito, que se estende para nordeste do Maciço A'Haggar. Tem 2.158 metros de altitude e 500 metros acima das dunas do deserto do Saara, com as quais não se mistura. Seus 72.519 km², no entanto, fazem parte deste deserto e constituem um Patrimônio Mundial da Unesco. Este sítio arqueológico, além de habitações, túmulos e abundante material lítico e cerâmico, apresenta arte rupestre que data de até 12.000 anos. São cerca de 15.000 desenhos em um inestimável registro cultural e histórico. Eles revelam alguns fases principais (que inclusive se entrelaçam): (i) "Grande Fauna Selvagem" (10000 aC a 6000 aC), representando grandes animais selvagens, como hipopótamos, crocodilos e elefantes, da época em que o Saara era verde e fértil; (ii) "Cabeça Redonda" (8000 aC a 6000 aC), dominada por figuras humanas com cabeças redondas e corpos amorfos; e (iii) "Pastoral" (a partir de 7000 aC), quando os animais domésticos começam a aparecer. Em 1992, Terence McKenna, em seu livro "The Food of the Gods" ("O Alimento dos Deuses"), sugeriu que a civilização neolítica que vivia na região usava cogumelos psicoativos. Terence cita petróglifos que mostram pessoas segurando objetos semelhantes a cogumelos ou mesmo com cogumelos crescendo de seus corpos. A natureza também contribuiu com sua arte através de formações rochosas, principalmente em arenito, incluindo 300 arcos naturais. É o resultado de bilhões de anos, ao longo dos quais climas úmidos e secos alternados esculpiram as rochas da região. Na margem norte do planalto, foram cortadas ravinas que testemunham a ação de rios antigos que fluíam para lagos do final do Pleistoceno Superior. Nos últimos 10.000 anos, a região se tornou cada vez mais seca, os lagos se transformaram nos atuais "ergs", grandes campos de dunas, e a erosão eólica passou a realizar suas esculturas. A conformação geológica de Tassili n'Ajjer inclui elementos do embasamento pré-cambriano e sucessões de arenitos de grande interesse paleogeográfico e paleoecológico. A imagem acima mostra o arco Tan Azoulagh, com vão de 5,8 metros de altura, localizado na entrada da região de Meddak, no Parque Nacional Tassili n'Ajjer.
(Crédito da imagem: archmillennium - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4 - fonte5)

    Projeto
Projeto de mineração na Serra do Curral aprovado pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam)
    (Por Bel Ferraz) Tamisa afirma que projeto de mineração, em Nova Lima, MG, não mudará perfil da Serra do Curral.
    LEIA MAIS em www.em.com.br


    Gestão pública
ANP aprovou resolução que cria o Plano de Trabalho Exploratório (PTE)
    A norma estabelece os requisitos e os procedimentos para a apresentação do PTE pelas empresas detentoras de contratos de exploração e produção de petróleo e gás natural, bem como de sua aprovação pela Agência.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


    Política
Projeto de Lei visa realizar mudanças no marco legal para a mineração de energia solar e garantir mais benefícios fiscais à produção


    Justiça
STF anula licença ambiental automática para garimpo e madeireiras
    (Por Murilo Pajolla) Plenário derrubou por unanimidade trecho de lei que beneficiava madeireiras, garimpeiros e fabricantes de agrotóxicos.
    LEIA MAIS em www.progresso.com.br


    Energia alternativa
Companhia alemã Neuman & Esser anuncia empreendimento com foco na energia a partir de fonte renovável em MG

Climatempo será responsável por construir base de dados nos setores de energia eólica e solar no Brasil
    (Por Roberta Souza) Foi contratada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e pela GIZ, para o desenvolvimento de uma base que reúna dados estatísticos meteorológicos confiáveis para auxiliar na produção de energias renováveis, como a eólica e solar.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Desenvolvido sistema de energia que permite capturar energia solar e armazená-la por até 18 anos
    (Por Valdemar Medeiros) Este sistema utiliza um líquido que, quando é exposto à luz, é capaz de alterar a sua estrutura molecular, fazendo com que o mesmo permaneça nesse estado ao longo de anos.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Vulcanismo
Alguns vulcões em destaque


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 30/04, nas Ilhas Adaman, região da Índia (4,7 graus), no oeste da Ilhas MacQuarie (4,6) e na região do Arquipélago de Chagos (4,5).
    Dia 01/05, nas Ilhas Izu, região do Japão (4,6 graus), nas Ilhas Volcano, região do Japão (4,6), na fronteira Cachemir-Xinjiang (4,5), em Myanmar (4,9), na região de Nova Britânia, Papua Nova Guiné (4,5), e no noroeste das Ilhas Kuril (4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Atmosfera da Terra pode ajudar formação de água na Lua
    Dados indicam que íons de hidrogênio e oxigênio da camada superior da atmosfera terrestre escapam para a Lua, formam moléculas de água e se acumulam por lá.
    LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com

Auroras marcianas recém-descobertas desafiam explicação fácil
    (Por Essua Segundo) Os cientistas esperam que uma melhor compreensão da aparência de auroras onduladas discretas e outras características das auroras possam aprimorar sua compreensão do vento solar e como o magnetismo marciano afeta o planeta.
    LEIA MAIS em www.elpalco.com.sv

Um quinto planeta gigante desconhecido à espreita a 80 bilhões de quilômetros do Sol
    A teorização deste quinto planeta está relacionada à explicação de como os gigantes gasosos do Sistema Solar chegaram à sua localização atual.
    LEIA MAIS em www.tribunasalamanca.com


    Ciências
Descoberta a supercondutividade unidirecional sem campos magnéticos, um fenômeno que era considerado impossível
    Pesquisadores utilizam malha 2D baseada em nióbio metálico, que permite dispensar o campo magnético e confiar apenas nas propriedades quânticas do material.
    LEIA MAIS em www.istoedinheiro.com.br

Acelerador há muito esperado pronto para explorar as origens dos elementos
    A instalação para feixes de isótopos raros será a primeira a produzir e analisar centenas de isótopos cruciais para a física.
    LEIA MAIS em www.nature.com


    Extra
Paleontologia reforça tese de que é a cidade de Bobbio que vemos em Mona Lisa
    (Por Mário Lopes) Um estudo publicado no mês passado situa o "laboratório paleontológico" de Leonardo da Vinci na região desta pequena cidade medieval.
    LEIA MAIS em www.publico.pt

A guerra na Ucrânia


Notícias em 30/04/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *