30 de abril de 2022

Notícias em 30/04/2022

produção, mercado, fiscalização, água, energia alternativa, geologia, terremotos, vulcanismo, ciência espacial, asteroides, eventos e outros.

Cânion do Peixe Tolo
Este cânion está localizado no povoado de Parauninha, no distrito de Itacolomi, a 24 km da cidade de Conceição do Mato Dentro, MG. Faz parte do Parque Estadual da Serra do Intendente, que tem seu nome em homenagem ao Intendente Câmara, que, no início do século XIX, era supervisor do comércio de diamantes. Ele percorria a rota desde o Arraial do Tijuco, atual Diamantina, até Gaspar Soares, atual Morro do Pilar, com o objetivo de vistoriar a primeira forja de ferro no Brasil. O Parque Estadual se situa na transição dos biomas Mata Atlântica e Cerrado, com muitos recursos hídricos, possuindo 356 nascentes dentro dos seus limites. Está inserido no maciço da Serra do Espinhaço, no interior da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, reconhecida pela UNESCO em 2005. O nome "Peixe Tolo" do cânion e do rio local foi dado pelos nativos que achavam graça da dança desajeitada dos peixes que, ao pular, caíam fora da água. Os paredões deste cânion, constituídos de quartzito em tons alaranjados, guardam as cachoeira do Peixe Tolo e Rabo de Cavalo. A primeira tem quase 200 metros de queda livre de água. A segunda, com 120 metros de desnível divido em três saltos, forma um poço de 1.750 m² e 6 metros de profundidade. Ao redor, a vegetação é de matas ciliares e campos rupestres. A fauna local inclui diversas aves, como inhambuguaçu, perdiz, codorna-amarela, garça-branca-grande, urubu-rei, gavião-peneira, caracará, seriema, periquito-rei, alma-de-gato e muitas outras. O ambiente permite diversos esportes, como caiaquismo e escaladas. 
(Crédito da imagem: Cezar Felix - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4 - fonte5)

    Produção
ArcelorMittal Brasil obtém melhor resultado de sua história e anuncia investimentos de R$ 7,6 bilhões


    Mercado
Mercado do petróleo
    (Por Reuters) Preços do petróleo recuam após contratos de óleo para aquecimento dos EUA despencarem.
    LEIA MAIS em g1.globo.com

Mercado do ouro


    Fiscalização
PF destrói logística de garimpo ilegal na terra indígena ianomâmi em RR
    A ação ocorreu durante operação para investigar a morte de uma adolescente de 12 anos e o desaparecimento de uma criança de 3 anos.
    LEIA MAIS em bncamazonas.com.br


    Água
2º Alerta de Cheias do Amazonas confirma cota de inundação severa para Manaus
    O SGB-CPRM emitiu nesta sexta-feira (29/04) este Alerta, anunciando a magnitude das cheias para Manaus, Itacoatiara e Manacapuru.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Energia alternativa
Austrália abriu fábrica com capacidade de converter dejetos humanos em fertilizantes para a agricultura e energia limpa
    (Por Fábio Lucas) Toda a estrutura de gaseificação de biossólidos está localizada na Estação de Tratamento de Águas Residuais de Loganholme, em Logan City, Queensland.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Conta de luz elevada faz com que a busca por fontes de energia alternativas aumente no Brasil

Multinacionais Aker Horizons, Statkraftse e Sowitec se unem para projeto de hidrogênio e amônia verdes
    (Por Ruth Rodrigues) Planta de produção na BA é a nova aposta das companhias para o mercado de energia no Brasil, principalmente após a crise de fertilizantes.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Geologia
Origem das células complexas começou sem oxigênio
    Novo estudo diz que avanços recentes nas ciências da Terra e da vida desafiam a ideia de que o surgimento de eucariotos aconteceu em resposta à oxigenação do ambiente da superfície da Terra.
    LEIA MAIS em www.sciencedaily.com


    Vulcanismo
Vulcão submarino Orca
    Este vulcão da Antártida foi varrido por um enxame de 85.000 terremotos. Uma combinação de métodos geofísicos identifica o movimento do magma sob o fundo do mar como a causa.
    LEIA MAIS em atibaiaconnection.com.br

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Manam em Papua Nova Guiné, Ibu, Lewotolo e Semeru na Indonésia, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismo em MG

Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 29, no sul das Ilhas Fiji (5,0 graus).
    Dia 30, na região das Ilhas Prince Edward (5,0 graus), na região de Fiji (5,0), na região das Ilhas Sanduíche do Sul (5,0) e no mar de Molucca (5,0).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 29, na fronteira Sichuan-Yuannan, China (4,7 graus), na região de Lombok, Indonésia (4,9), na costa do Equador (4,8), no mar de Molucca (4,9) e no sul do Alasca (4,5).
    Dia 30, dois na região de Fiji (4,5 e 4,6 graus), na costa da Nicarágua (4,7), na região das Ilhas Samoa (4,5), no sudoeste de Sumatra, Indonésia (4,6), na costa de O'Higgins, Chile (4,5) na dorsal Meso-Indiana (4,9) e no mar das Flores (4,8).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Já sabemos como se formaram as paisagens de Titã, a lua de Saturno
    O processo é semelhante ao que acontece aos sedimentos "ooid" na Terra, com pequenos grãos esféricos encontrados em zonas marinhas tropicais com pouca profundidade, como nas Bahamas.
    LEIA MAIS em zap.aeiou.pt

Sol entra em erupção com poderosa erupção da mancha solar
    (Por Tariq Malik) Esta tempestade solar de classe X1.1 provavelmente não atingirá a Terra, pois a mancha solar está se afastando.
    LEIA MAIS em www.space.com


    Asteroides
Como um asteroide do tamanho da Terra pode ter contribuído para a inclinação de 97 graus de Urano
    (Por Richard Corbet) Apesar de ser uma das forças mais fracas do universo, a gravidade, no entanto, governa distâncias imensas e seus efeitos são visíveis em quase todos os lugares que você olha.
    LEIA MAIS em www.coastreporter.net


    Eventos
Nuclear Summit

Offshore Technology Conference (OTC) 2022

1º Congresso de Mineração de Parauapebas

e-Mineração do Brasil 2022


    Extra
A guerra na Ucrânia


Notícias em 29/04/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *