2 de maio de 2022

Notícias em 02/05/2022

Assuntos do dia:
mineração, petróleo, mercado, gestão pública, justiça, água, energia alternativa, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, tecnologia, ciência espacial, eventos e outros.

Mosteiros Meteora
Meteora é um complexo de mosteiros da Grécia, localizados na borda noroeste da planície de Tessárlia, nas proximidades do Rio Penios e das montanhas de Pindos. Um deles é visto na imagem acima. Seu nome tem origem no na palavra grega "metéoros", que significa "o que está no ar, o que está por cima de nós". Ficam próximos à cidade de Kalambaka e a 350 km de Atenas. Foram construídos sobre pilares de arenitos e conglomerados que se destacam na planície. Estes arenitos (e algum conglomerado) de 60 milhões de anos, de ambiente marinho, foram posteriormente soerguidas e sofreram erosão principalmente das águas e dos ventos. Durante o século XIV, o monge Athanasios Koinovitis liderou alguns seguidores devotos do Monte Athos para esta região em busca de um grupo de eremitas ascetas que haviam desenvolvido um reduto religioso. Verificaram que os eremitas viviam em cavernas bem acima do solo e viu a oportunidade de criar um convento onde fosse possível meditar "nas alturas", protegidos das forças muçulmanas. Foi então, em meados do século XIV, que nasceu o primeiro mosteiro deste complexo. Ao longo do tempo, 24 mosteiros foram construídos nos pilares que alcançam 300 metros de altura em média, tendo o mais alto 550 metros. Para dar maior isolamento, inicialmente, nenhuma escada foi construída. Atualmente, seis mosteiros permanecem no local, acessíveis por escadas que contornam a rocha para chegar ao alto onde devotos da Igreja Ortodoxa Grega exercitam sua rígida disciplina.
(Crédito da imagem: Beskos Exp - fonte1 - fonte2 - fonte3)

    Mineração
Governo federal autoriza avanço de mineração em áreas de fronteira
    (Por Hellen Leite) Foi assinada autorização para exploração de minérios em 19 municípios que ficam na fronteira.
    LEIA MAIS em noticias.r7.com


    Petróleo
Entra em operação no terceiro maior campo de petróleo do Pré-Sal, o FPSO Guanabara, da Petrobras
    (Por Flávia Marinho) Ele pesa mais de 102 toneladas (equivalente a 258 Boeings 747), tem altura de 172 metros, que correspondem a 4,6 estátuas do Cristo Redentor e 332 metros comprimento, ou três campos de futebol. Entra em operação no Campo de Mero, na Bacia de Santos.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

TotalEnergies vai dobrar produção de petróleo no Brasil em 2022
    (Por André Ramalho) Empresa espera chegar ao fim do ano produzindo cerca de 120 mil barris/dia de óleo.
    LEIA MAIS em epbr.com.br


    Mercado
Mercado do cobre


    Gestão pública
ANP realiza audiência pública sobre comunicação de incidentes
    Refere-se à revisão da resolução que regulamenta a comunicação de incidentes e o envio do Relatório de Investigação Detalhado (RDI) de incidentes ocorridos nas atividades reguladas pela Agência.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Justiça
SC pede ao STF que execute sentença milionária envolvendo royalties de petróleo


    Água
Projeto mapeia a trajetória das águas subterrâneas a partir dos sumidouros no rio Verde Grande, próximo à cidade de Jaíba, em MG
    Mapear a trajetória e a velocidades das águas que adentram nos sumidouros do rio Verde Grande e fluem no subsolo é o objetivo da aplicação de traçadores corantes, que acontecerá no dia 5 de maio.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Energia alternativa
ProEnergy Engenharia entrega usina solar de grande porte com 250 kWp de potência para indústria de Piracicaba


    Paleontologia
Como a extinção dos dinossauros, mudou a evolução das plantas
    A primeira suposição científica confirmada foi de que muitas espécies de palmeiras na época dos dinossauros davam frutos grandes e eram cobertas de espinhos em seus troncos e folhas.
    LEIA MAIS em phys.org


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Vulcão Kilauea

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Manam em Papua Nova Guiné, Batu Tara, Ibu e Semeru na Indonésia, Ambrym em Vanuatu, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 01, em Tonga (5,2 graus) e nas Ilhas Volcano, região do Japão (5,5).
    Dia 02, nas Ilhas Izu, região do Japão (5,3 graus), dois na região das Ilhas Sanduíche do Sul (5,7 e 5,1), em Kyushu, Japão (5,2), nas Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (5,5), e no sul das Ilhas Fiji (5,4).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 01, no noroeste das Ilhas Kuril (4,7 graus), na costa de Bio-Bio, Chile (4,7), na Armênia (4,9) e nas Ilhas Izu, região do Japão (4,6).
    Dia 02, nas Ilhas Izu, região do Japão (4,9 graus), nas Ilhas Rat, Alasca (4,5), e na região do Haiti (4,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Novos procedimentos expandem o olhar da arqueologia e facilitam estudo
    (Por Paloma Oliveto) Novos procedimentos, como o escaneamento em imagens micrométricas e a leitura de radioatividade, prometem facilitar o estudo de objetos antigos, reduzindo o risco de danificá-los.
    LEIA MAIS em www.correiobraziliense.com.br

O que existia no local do Stonehenge antes de sua construção?

Quantos humanos povoaram a Europa meio milhão de anos atrás?
    Estudo recente indica que a população humana da Europa Ocidental durante o Pleistoceno Médio pode ter sido mais numerosa e teve uma distribuição mais ampla do que se pensava anteriormente.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Ciência espacial
Eclipse lunar total acontece em maio


    Tecnologia
Petrobrás e o Centro Tecnológico do Exército (CTEx) desenvolvem tecnologia inédita de fibra de carbono à base de piche de petróleo
    Ela pode ser usada na fabricação de equipamentos para as indústrias automobilística, aeroespacial, de óleo e gás e militar, entre outras.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


    Eventos
e-MINERAÇÃO DO BRASIL 2022

Nona edição do Programa Gestão & Inovação
    Este encontro promoveu debates sobre neurodiversidade no ambiente de trabalho e ressaltou a importância do grupo de apoio "Unidos pela Neurodiversidade SGB".
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br

Offshore Technology Conference (OTC)


    Extra
A mineração e a comunidade

A guerra na Ucrânia


Notícias em 01/04/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *