29 de abril de 2022

Notícias em 29/04/2022

Assuntos do dia:
projeto, petróleo, produção, mercado, política, água, energia alternativa, meio ambiente, terremotos, vulcanismo, ciência espacial, conhecimento, ensino, eventos e outros.

Praia da Marinha
Esta praia está localizada no concelho de Lagoa, na região do Algarve, em Portugal. A Bacia do Algarve pertence à província geológica mais meridional do Portugal Continental e se estende em terra desde o Cabo de São Vicente, no extremo oeste, até ao rio Guadiana, na fronteira oriental luso-espanhola. As falésias da Praia da Marinha, esculpidas pela erosão, são constituídas por rochas carbonatadas, essencialmente biocalcarenitos com idade entre 24 milhões e 16 milhões de anos e com grande abundância de fósseis marinhos. O conteúdo fóssil pode ser facilmente rastreado nos lados rochosos das escadas que levam à Praia da Marinha. Destacam-se as concentrações de briozoários ramificados, sendo frequentes também grandes equinoides e bivalves. A intensa carstificação produziu uma costa recortada com grande diversidade de geoformas, como cavernas e arcos. Neste processo de erosão, a água do mar foi agente importante. A vegetação é predominantemente característica do clima mediterrâneo do Algarve, com grandes variações da disponibilidade de água. São encontradas plantas com zimbro, carrasco, palmeira-anã e muitas outras. Sua fauna é constituída principalmente por gaivota-de-patas-amarelas, corvo-marinho-de-crista, gaivina e garajau-comum. Entre os mamíferos, os morcegos se destacam. A Praia da Marinha foi distinguida com o título de "Praia Dourada" pelo Ministério do Ambiente português em 1988 devido aos seus valores naturais. É considerada uma emblemática praia de Portugal, uma das 10 mais belas da Europa e uma das 100 mais belas do mundo pelo guia turístico Michelin. Além de suas falésias, a transparência da água do mar fazem dela um cenário preferido por agências de publicidade.
(Crédito da imagem: Klugschnacker - fonte1 - fonte2 - fonte3)

    Projeto
Ouro: Hochschild investirá R$ 900 milhões em Mara Rosa
    O empreendimento foi adquirido recentemente pela Hochschild da antiga Amarillo Gold e será uma operação de mineração a céu aberto, com previsão de produção comercial em dois anos.
    LEIA MAIS em www.brasilmineral.com.br


    Petróleo
Petrobras prevê iniciar perfuração na margem equatorial em novembro
    Companhia pretende perfurar entre dez e onze poços exploratórios na região, nos próximos anos.
    LEIA MAIS em epbr.com.br


    Produção
Yamana Gold: Jacobina tem recorde mensal no trimestre


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do ouro

Mercado do ferro


    Política
MME e ProQR/GIZ lançam estudo "Governança e Políticas Públicas de Incentivo à Produção de Combustível Sustentável de Aviação"
    Este estudo é marco analítico sobre política pública que introduzirá o combustível sustentável de aviação na matriz energética brasileira.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Água
O reuso de água potável como estratégia contra a escassez
    (Por Bruna Soldera) O reuso da água ou reutilização da água não é um conceito novo, porém nos últimos anos este conceito tem ganhado mais espaço e é um grande contribuidor para mitigar problemas na crise hídrica que estamos vivenciando!
    LEIA MAIS em www.aguasustentavel.org.br


    Energia alternativa
SolarZ recebe investimentos milionários de BossaNova e Domo Invest

Ecori e Solarize fazem instalação de energia solar fotovoltaica no Vale Encantado (RJ)
    (Por Ruth Rodrigues) Com equipamentos altamente modernos, o novo sistema de energia solar fotovoltaica irá garantir muito mais sustentabilidade no abastecimento energético da região.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Meio Ambiente
Trabalho da Ufrgs identifica plástico na formação de rochas ao longo do litoral gaúcho

Muito além do CO2: Temas para uma agenda ESG brasileira
    Atualmente, os critérios ambientais, sociais e de governança (ESG - Environmental, Social and Governance) são indispensáveis no mundo corporativo do Brasil e do mundo.
    LEIA MAIS em www.hidroplan.com.br

O mundo não tem tempo, nem minerais para tecnologia de economia climática
    (Por Notícias Bloomberg) O mundo não está cortando as emissões de gases de efeito estufa com a velocidade necessária para evitar os efeitos mais perigosos das mudanças climáticas.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Karymsky e Shiveluch na Rússia, Sakurajima e Suwanose-Jima no Japão, Langila em Papua Nova Guiné, Ibu, Lewotolo, Anak Krakatau, Merapi, Semeru e Dukono na Indonésia, Ruapehu na Nova Zelândia, Kilauea no Havaí, Wolf nas Ilhas Galápagos, Davidof, Semisopochnoi, Great Sitkin e Edgecumbe no Alasca, Santiaguito e Fuego na Guatemala, Rincón de la Vieja na Costa Rica, Nevado del Ruiz e Puracé na Colômbia, Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 28, sem mais registros.
    Dia 29, na região central da dorsal Pacífico-Leste (5,8 graus). em Tonga (5,0) e no sul das Ilhas Fiji (5,0).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 28, no sul do Peru (4,6 graus).
    Dia 29, na dorsal Carlsberg (4,6 graus), no leste da região de Nova Guiné (4,5), em Kyushu, Japão (4,5), n costa da Nicarágua (4,5), em Vanuatu (4,6), em Creta, Grécia (4,6), na costa de Valparaíso, Chile (4,6), na fronteira Sichuan-Yunnan, China (4,7), na região de Lonbok, Indonésia (4,8), e na costa do Equador (4,8).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Formação de um planeta gigante em ação
    (Por Jure Japelj) Os astrônomos captaram uma imagem direta de um protoplaneta maciço embutido em um disco protoplanetário. O sistema fornece fortes evidências para uma teoria ainda não confirmada da formação de planetas.
    LEIA MAIS em eos.org

A localização dos buracos negros mais misteriosos


    Conhecimento
Anuário da Indústria do Petróleo e Gás do ES


    Ensino
Processo seletivo para Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geofísica da UFPA


    Eventos
e-MINERAÇÃO do Brasil 2022

Workshop "O Papel da Geofísica na Transição Energética Brasileira"

Palestra Institucional da SBGf – UFPA

Webinar "Gestão de Águas Subterrâneas e Superficiais"

    Extra
A guerra na Ucrânia

Fertilizantes: Petrobras não conclui venda da UFN-III


Notícias em 28/04/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *