11 de abril de 2022

Notícias em 11/04/2022

Assuntos do dia:
mercado, energia alternativa, meio ambiente, terremotos, vulcanismo, tecnologia, ciência espacial e outros.

Serra da Ibiapaba
A Área de Proteção Ambiental Serra da Ibiapaba (APASI) foi criada em 1996 e está situada na biorregião do complexo da Serra Grande, estendendo-se por sete municípios no estado do CE e vinte no PI. A APASI abrange dois grandes domínios morfo-estruturais do Nordeste brasileiro, os escudos cristalinos rebaixados e pediplanados e a bacia sedimentar do Maranhão-Piaui. O embasamento cristalino compreende o Complexo Granja, com predomínio de migmatitos, biotita-gnaisses, granitos grosseiros e quartzitos, formando relevos aplainados. A área sedimentar, que abrange o Planalto da Ibiapaba, a oeste da APASI, corresponde à sequência sedimentar paleozoica, incluindo as formações Serra Grande, Pimenteiras e Cabeças. Os conglomerados e arenitos da Serra Grande recobrem o Planalto e mergulham suavemente para oeste. O relevo da Serra da Ibiapaba (ou Chapada Ibiapaba) apresenta feições cuestiformes. Esta área foi erguida durante a divisão da Pangeia, no período Cretáceo, quando as rochas do embasamento se mostraram mais frágeis que as sedimentares. Então, aquelas foram erodidas, deixando conglomerados e arenitos ressaltados. Atualmente, é uma das regiões mais úmidas do estado do Ceará, onde diversos afluentes do rio Acaraú possuem nascentes.
(Crédito da imagem: siamesa - fonte1 - fonte2 - fonte3)

    Mercado
Mercado do petróleo


    Energia alternativa
A Aneel está extinguindo projetos que não cumprem determinações e podem prejudicar fauna e flora brasileiras

Nova regulamentação do Inmetro para equipamentos de energia solar comercializados no Brasil torna critérios mais rigorosos e beneficia consumidores
    (Por Valdemar Medeiros) Nova regulamentação estabelece requisitos obrigatórios para geração, condicionamento e armazenamento de energia em todos os produtos no mercado nacional.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Meio Ambiente
Geoengenharia solar: por que cientistas se mobilizam contra ideia apoiada por Bill Gates para conter aquecimento global
    (Por Shin Suzuki / BBC News Brasil) Há um centro de pesquisa na prestigiada Universidade Harvard, nos EUA, dedicado a estudar a geoengenharia solar. O bilionário Bill Gates é um de seus grandes entusiastas, doando milhões para pesquisas.
    LEIA MAIS em epocanegocios.globo.com


    Vulcanismo
Vulcão Puracé

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Shiveluch na Rússia, Semeru na Indonésia, Yasur em Vanutau, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5,0 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 10, três nas Ilhas Nicobar, região da Índia (5,0, 5,1 e 5,1 graus), e na região oeste da dorsal Indiana-Antártica (5,1).
    Dia 11, ainda sem registros às 10h00.
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 10, nas Ilhas Nicobar, região da Índia (4,5 graus), na região oeste da dorsal Indiana-Antártica (4,8), na região de nova Britânia, Papua Nova Guiné (4,9), na região das Ilhas Mariana (4,8), na costa de Aisen, Chile (4,5), em Halmahera, Indonésia (4,9), na Península do Alasca (4,6) e no norte da dorsal Meso-Atlântico (4,7).
    Dia 11, nas Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,8 graus), na região das Ilhas Sanduíche do Sul (4,9), na região de Hindu Kush, Afeganistão (4,5), no Paquistão (4,7), em Antofagasta, Chile (4,6), três na região de Nova Britânia, Papua Nova Guiné (todos de 4,6), em Sumatra do Norte, Indonésia (4,5), em Mindanao, Filipinas (4,6), nas Ilhas Salomão (4,9) e no sul de Java, Indonésia (4,7).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Um intenso jato de elétrons viajando de Ganimedes para Júpiter
    Como a Terra, Júpiter às vezes exibe luz auroral em torno de suas regiões polares, no entanto, as auroras de Júpiter são muito mais intensas do que as da Terra.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Tecnologia
Baterias de zinco-ar ganham energia solar
    Pesquisadores do Instituto de Ciência e Tecnologia da Coréia (KIST) desenvolveram uma tecnologia para melhorar o desempenho eletroquímico de baterias de zinco-ar utilizando energia solar.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Extra
A guerra na Ucrânia
    (Por Jonathan Josephs / BBC) Embargo total a petróleo russo poderia parar guerra na Ucrânia, diz ex-assessor de Putin.
    LEIA MAIS em g1.globo.com


Notícias em 10/04/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *