10 de abril de 2022

Notícias em 10/04/2022

Assuntos do dia:
mercado, energia alternativa, terremotos, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial e outros.

Hanging Rock
Esta formação rochosa está localizada nas proximidades das cidades de Sidney e Katoomba, na Austrália. Hanging Rock é um bloco de arenito com cerca de 100 metros de altura e entre um e cerca 20 metros de espessura. Ele está praticamente destacado do penhasco adjacente e se projeta sobre o Vale Grose. Faz parte do Parque Nacional Blue Mountains, que é um Patrimônio Mundial da Unesco. As rochas deste parque, falhadas, dobradas, intrudidas e levemente metamorfoseadas, foram originalmente sedimentos marinhos depositados há 470-330 milhões de anos, durante os períodos Siluriano e Devoniano. Durante o Carbonífero, houve um grande soerguimento e um período de erosão. Após, houve a deposição da Sequência da Bacia de Sydney, em mar raso, com grande quantidade de sedimentos trazidos por córregos. Eles foram depositados em camadas horizontais e transformados em leitos rochosos de xistos, siltitos e lamitos. Ao todo, cerca de 500 metros de sedimentos marinhos foram depositados nesta época, entre 280 milhões e 250 milhões de anos atrás. Após, entre 250 milhões e 170 milhões de anos atrás, sedimentos arenosos foram depositados por grandes rios soterrando e afundando as camadas subjacentes. Este novos sedimentos formaram o Arenito Narrabeen e, acima deste, o Arenito Hawkesbury, somando ambos um total de 500 metros de espessura no centro da bacia. Há 170 milhões de anos, houve um soerguimento formando um platô de 1.000 metros de altitude. As camadas sob os arenitos se dobraram e os arenitos se fraturaram formando juntas verticais. Associada a esta elevação, aproveitando o fraturamento, por volta de 150 milhões de anos atrás, um vulcanismo produziu diatremas (chaminés vulcânicas brechadas). Mais recentemente, uma lava basáltica derramou por respiradouros e se espalhou pela paisagem. Com a dissecação do platô, através do vendo e da chuva e com alterações de temperatura, formou-se a topografia atual. Ainda atualmente, as rochas sob os arenitos, sendo menos resistentes, foram e continuam sendo facilmente erodidas fazendo com que blocos de arenitos colapsem. Aos poucos, as faces dos penhascos vão se atualizando, surgindo esculturas como as Três Irmãs, a Rocha Órfã e os Pagodes, assim como a Rocha Suspensa (Hanging Rock). Também contribuem para este processo agentes biológicos e ações humanas.
(Crédito da imagem: audleytravel - fonte)

    Mercado
Mercado do petróleo


    Energia alternativa
Airbus faz teste com o maior avião de sua frota usando combustível 100% sustentável


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Vulcão Sheveluch

Vulcão Loihi

Outros vulcões em destaque 
    Registram atividade vulcânica significativa: Abu no Japão, Taal nas Filipinas, Semeru e Dukono na Indonésia, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5,0 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 10, no leste da Turquia (5,3 graus), na dorsal Meso-Indiana (5,8), nas Ilhas Rat, Alasca (5,7), no sudeste das Ilhas Loyalty (5,0), em Vanuatu (6,3), em Papua, Indonésia (5,4), e no norte da dorsal Meso-Atlântico (ambos de 5,0).
    Dia 11, nas Ilhas Nicobar, região da Índia (5,4 graus), na região central do Peru (5,0) e na costa leste de Honshu, Japão (5,0).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 09, no mar Ionian (4,5 graus), em Valparaiso, Chile (4,5), na região de Taiwan (4,9), em Sulawesi, Indonésia (4,8), em Mindanao, Filipinas (4,7), e no sul das Ilhas Fiji (4,5).
    Dia 10, dois nas Ilhas Nicobar, região da Índia (4,7 e 4,5 graus), no sul das Ilhas Sanduíche do Sul (4,9), na costa leste de Honshu, Japão (4,7), e na costa de Oaxaca, México (4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Escavado e recuperado barco de cerca de 4.000 anos na antiga Uruque

Por que os vikings abandonaram seu assentamento mais bem-sucedido na Groenlândia?


    Ciência espacial
Hubble detecta como um planeta se forma através de um processo "intenso e violento", orbitando uma jovem estrela


    Extra
A guerra na Ucrânia


Notícias em 09/04/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *