12 de abril de 2022

Notícias em 12/04/2022

mineração, petróleo, mercado, gestão pública, cooperação, geologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, eventos e outros.

Montanhas Rochosas Canadenses
As Rocheuses Canadiennes (em francês), com seus xistos e calcários no oeste do Canadá, compreendem as Montanhas Rochosas de Alberta e da Colúmbia Britânica, no segmento canadense das Montanhas Rochosas da América do Norte. Esta parte oriental do Anel de Fogo do Pacífico inclui vários picos, como o Monte Robson (3.954 metros de altitude) e o Monte Colúmbia (3.747). Elas são delimitadas a leste pelas pradarias canadenses, a oeste pela Trincheira das Montanhas Rochosas e a norte pelo Rio Liard. Grande parte da sua extensão é protegida por parques nacionais e provinciais, vários dos quais constituem, em conjunto, um Patrimônio Mundial. É o lar de boa parte dos recursos energéticos e minerais do Canadá e principal fonte de água doce, sendo o último reduto de geleiras subárticas. Também é uma das últimas grandes áreas selvagens do continente. A origem da cordilheira norte-americana e sua afinidade com o cráton delimitador são assuntos de debate. Os mecanismos da orogênese estão enraizados em duas hipóteses concorrentes. A primeira atribui a Cordilheira a um orógeno acrecionário arquetípico. A segunda é uma nova hipótese que argumenta que ela é um produto colisional ocorrido, há mais de 100 milhões de anos, entre um microcontinente alóctone e a América do Norte cratônica. Alheios a isto tudo, por milênios os povos primitivos consideravam estas montanhas como lugares sagrados. Na imagem acima, aparece uma porção delas junto ao Lago Peyto.
(Crédito da imagem: Mokozza - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4 - fonte5)

    Mineração
A falácia da famosa amostra representativa para a rota de processo e os erros mais comuns
    (Por Marcela Tainã) O estudo de beneficiamento de minério é uma etapa fundamental no empreendimento mineiro. Sabe-se da necessidade de se ter o maior aproveitamento do material (máxima recuperação) e a necessidade de redução de custos operacionais e, atualmente, mais em voga a questão da diminuição dos rejeitos.
    LEIA MAIS em institutominere.com.br


    Petróleo
Ibama concede licença prévia para Equinor no Campo de Bacalhau

A arrecadação com royalties de petróleo e gás no país tem potencial de crescer mais de 80% em 2022


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do ouro


    Gestão pública
ANM seleciona consultoria de apoio a gestão para transformação digital
    A ANM convida empresas de consultoria a manifestar interesse na execução de serviços de apoio a gestão de inovação, projetos, processos e tecnologia para viabilizar a Transformação Digital do Programa de Outorga.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Cooperação
Fiemg e Ibram renovam aliança institucional em prol da mineração
    Entidades empresariais parceiras de longa data, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) renovaram aliança institucional.
    LEIA MAIS em ibram.org.br


    Geologia
Novo laboratório irá ampliar pesquisas sobre Geologia Marinha no Recife
    Centro de estudos é o primeiro inaugurado pelo SGB-CPRM no país e já surge como referência em análises mineralógicas e de sedimentos marinhos.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Dukono na Indonésia, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5,0 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 11, dois na região de Taiwan (5,3 e 5,1 graus), na região de Fiji (5,2) e no sul das Ilhas Fiji (5,1).
    Dia 12, na região das Ilhas Sanduíche do Sul (5,0 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 11, na região de Nova Britânia, Papua Nova Guiné (4,6 graus), em Mindanao, Filipinas (4,6), nas Ilhas Salomão (4,9), no sul de Java, Indonésia (4,7), dois na região de Taiwan (4,5 e 4,8), na região de Fiji (4,9), na região das Ilhas Sanduíche do Sul (4,6), no sul das Ilhas Fiji (4,5), nas Ilhas Volcano, região do Japão (4,7), no Mar Negro (4,5), em Tarapaca, Chile (4,6), e na dorsal Reykjanes (4,6).
    Dia 12, em Taiwan (4,6 graus), na região central do Peru (4,6) em Tonga (4,8), nas Ilhas Andreanof, Alasca (4,9), em La Paz, Bolívia (4,5), nas Ilas Ryukyu, Japão (4,9), e na região de Hindu Kush, Afeganistão (4,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Arqueólogos encontram resquícios de cirurgião em cultura pré-inca no Peru
    Pesquisadores localizaram agulhas e facas entre os restos mortais do indivíduo, que viveu entre os anos 900 e 1050, quando a civilização Sincán já era adepta da metalurgia.
    LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com


    Eventos
e-MINERAÇÃO DO BRASIL 2022

Diversibram

Segundo Encontro Latino-Americano de Mineração (ELAMI)
    Combate às mudanças climáticas e união da indústria mineral latino-americana na transição energética mundial foram os grandes compromissos no encerramento do ELAMI 2022.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Café Geológico

PUCRS abre inscrições para ensaio de proficiência inédito
    Realizado em parceria com a alemã ZEISS, estudo visa certificar proficiência na descrição de lâminas petrográficas para caracterização e classificação de rochas.
    LEIA MAIS em noticias.r7.com


    Extra
A guerra na Ucrânia
    (Por Valdemar Medeiros) Elon Musk sugere que a Espanha deve construir usina solar gigante para abastecer toda a Europa e reduzir dependência do gás russo.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

A mineração e a comunidade


Notícias em 11/04/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *