4 de abril de 2022

Notícias em 04/04/2022

Assuntos do dia:
mineração, mercado, energia alternativa, paleontologia, terremotos, vulcanismo, tecnologia, ciência espacial, asteroides e outros.

Brimham Rocks
Esta rochas são encontradas no Vale de Nidderdale, em North Yorkshire, no Reino Unido. Tudo isto surgiu quando, entre 430 milhões e 380 milhões de anos atrás, uma cordilheira foi criada no norte da Grã-Bretanha pela colisão das placas tectônicas Norte-americana e Eurásia. Quando essa cordilheira começou a se desgastar, areia e cascalho foram depositados pela erosão em um grande delta de rio que cobria metade de Yorkshire. As formas incomuns em Brimham Rocks, que podem alcançar cerca de 9 metros, são resultado de atividades mais recentes em termos geológicos. Durante a última era glacial, 18.000 anos atrás, as rochas de Brimham foram esculpidas pelo Millstone Grit (algo como "grão de pedra de moer"). Este é o nome dado aos ventos glaciais soprando de uma calota de gelo que cobria os Peninos, carregados de minúsculas partículas de areia e outros detritos. Diversas formas surgiram, como a Idol Rock (em primeiro plano, na imagem acima), que desafia a gravidade. Assim foi criado o vale de Nidderdale, onde as porções mais duras destas rochas resistiram aos jatos de areia gelados. Vento, chuva e geada ainda atacam as partes menos resistentes. Atualmente, a área é o lar de uma variedade de vida selvagem, como abelhas mineiras solitárias e besouro-tigre verde, bem como várias espécies de aves, como as petinhas-do-prado, a perdiz vermelha e os tentilhões. A flora é constituída por arbustos, como o urze e o mirtilo. Após a conquista normanda de 1066, a região passou a ser conhecida com o nome de Birnebeam, que significa "muito arborizada", porém era descrita como terra descartada. Em 1132, a Abadia Fountains foi fundada e os monges cistercienses levavam o gado para pastar em Brimham. Após a dissolução dos mosteiros em 1539, a terra passou para mãos privadas e ganhou interesse em 1786, quando o major Hayman Rooke visitou o local e declarou que as rochas foram esculpidas por druidas. Em 1970, o local foi doado ao National Trust e atualmente faz parte da Nidderdale Area of ​​Outstanding Natural Beauty ("Área de Beleza Natural Excepcional de Nidderdale"). Criadas pelos druidas ou pelo Millstone Grit, lá estão formas como a Esfinge, o Cão de Guarda, o Camelo, a Tartaruga e o Urso Dançarino, entre muitas outras, basta ter imaginação e se posicionar no ângulo adequado para vê-las. Em 1958, a área foi reconhecida como Sítio de Interesse Científico Especial (SSSI) e, em 1987, algumas de suas formas rochosas ganharam preciosos segundos de notoriedade no vídeo "You Win Again" dos Bee Gees.
(Crédito da imagem: Paul Lankin - fonte1 - fonte2 - fonte3)

    Mineração
Potássio: Falta investimento para Brasil ser autossuficiente
    O Brasil poderia investir na mineração com o mesmo empenho que fez o país ser uma potência na exportação de alimentos.
    LEIA MAIS em brasil61.com


    Mercado
Mercado do petróleo


    Energia alternativa
Biodiesel fabricado no Brasil é responsável por gerar aproximadamente 20 mil empregos diretos


    Paleontologia
Fósseis brasileiros ajudam a entender como viviam os dinossauros
    (Por Agência Brasil) Sítio paleontológico localizado na cidade mineira de Uberaba tem ganhado espaço na comunidade acadêmica.
    LEIA MAIS em noticias.uol.com.br


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl
    Publicação alerta que a questão não é se este vulcão vai entrar em erupção, mas quando.
    LEIA MAIS em elpais.com

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Semeru na Indonésia, Kilauea no Havaí, Fuego na Guatemala, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5,0 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 03, três em Mindanao, Filipinas (5,7, 5,4 e 5,6 graus), e no sudeste das Ilhas Leaster (5,0).
    Dia 04, em Yap, Micronésia (5,1 graus), e na costa leste de Honshu, Japão (5,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 03, dois em Mindanao, Filipinas (4,8 e 4,9 graus), dois em Sumatra do Norte, Indonésia (ambos de 4,5), nas Ilhas Ryukyu, Japão (4,6), no norte do Peru (4,5), três no sudeste das Ilhas Loyalty (4,7, 4,8 e 4,6), em Tonga (4,8) e na costa da Guatemala (4,5).
    Dia 04, dois no sudeste das Ilhas Loyalty (4,6 e 4,7 graus), no mar de Banca (4,5) e no sul da Grécia (4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
O projeto Aria e a matéria escura
    O projeto Aria, iniciado em 2015, faz parte do experimento DarkSide-20k, realizado nos Laboratórios Nacionais Gran Sasso (LNGS) do Instituto Italiano de Física Nuclear (INFN), cujo objetivo é justamente detectar a presença de matéria escura.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Asteroides
Asteroide Ryugu pode ser remanescente de cometa extinto
    (Por Samantha Mathewson) Observações da missão japonesa Hayabusa2 fizeram os astrônomos questionarem a verdadeira origem deste asteroide.
    LEIA MAIS em www.space.com


    Tecnologia
CBMM do Brasil fornecerá células de bateria de nióbio para motocicletas elétricas Harwin
    (Por Tadday Köhler) Usará tecnologia desenvolvida com a Toshiba para fornecer células de bateria de nióbio para motocicletas elétricas de carregamento rápido.
    LEIA MAIS em www.90goals.com.br


    Extra
Enorme dolina se abre na Turquia
    Provavelmente foi causada por exploração da água subterrânea em zona cárstica com atividade agrícola.
    LEIA MAIS em www.tempo.pt

A guerra na Ucrânia
    (Por Notícias Bloomberg) O Reino Unido detalhará planos para ampliar suas fontes de energia nesta semana, já que a guerra na Ucrânia, sanções à Rússia e uma crise de custo de vida forçam países de toda a Europa a reformular urgentemente a forma como geram eletricidade e aquecem casas.
    LEIA MAIS em www.mining.com


Notícias em 03/04/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *