Máscara e vacina:
Decisões individuais, efeito coletivo.

31 de março de 2022

Notícias em 31/03/2022

Assuntos do dia:
mineração, danos, petróleo, mercado, cooperação, energia alternativa, terremotos, vulcanismo, eventos e outros.

Parque Kanku-Breakaways
O Parque de Conservação Kanku-Breakaways, com quase 15.000 hectares de paisagens áridas, está localizado a 25 km ao norte de Coober Pedy, na Austrália Meridional. A região está situada no interior de antigas bacias sedimentares onde os sedimentos foram depositadas há cerca de 115 milhões de anos. A topografia resultante da erosão foi esculpida a partir de 60 milhões da anos, com o soerguimento da bacia, o esgotamento do mar e consequente exposição das rochas. Elas eram originalmente argilosas e de cor cinza escuro, mas o intemperismo causou um branqueamento e o ferro produziu as cores variadas que se vê atualmente. A alternância de condições climáticas úmidas e secas durante este período permitiu que a sílica se acumulasse no perfil do solo, eventualmente cimentando a superfície próxima como silcrete, uma espécie de "ferrugem" endurecida. Resistentes à erosão, essas áreas cobertas por silcrete viabilizaram a criação de mesas (imagem acima) com escarpas íngremes. Acredita-se que a preciosa opala de Coober Pedy seja um produto do intemperismo. O intemperismo natural e a erosão ainda estão acontecendo hoje em uma evolução contínua da paisagem. A área abriga quase 60 espécies de flora nativa, incluindo acácias, mallee e eremofilia. É também o lar de uma variedade de vida selvagem, incluindo cangurus vermelhos, euro, equidna, inúmeras espécies de pássaros e o dunnart de cauda gorda (um marsupial parecido com um rato). O Parque de Conservação Kanku-Breakaways faz parte do país tradicional do povo Antakirinja Matuntjara Yankunytjatjara e é propriedade da Antakirinja Matu-Yankunytjatjara Aboriginal Corporation (AMYAC). Todo o parque é um sítio aborígene registrado sob a Lei do Patrimônio Aborígene de 1988. Este povo aborígene tem uma profunda conexão espiritual com esta terra.
(Crédito da imagem: Good Living - fonte1 - fonte2)

    Mineração
Gestão de Risco X Monitoramento Geotécnico
    (Por Thiago Marques Teixeira) A gestão de risco por meio de diferentes metodologias procurará identificar os riscos geotécnicos aos quais o empreendimento mineral estará sujeito e quais as medidas preventivas e mitigadoras serão necessárias para cada cenário de evento possível.
    LEIA MAIS em institutominere.com.br


    Danos e reparos
SGB-CPRM mapeia locais de risco em atrativos turísticos no município de Presidente Figueiredo, AM
    O trabalho de campo será realizado até o próximo sábado (02/04), quando a equipe responsável dará início a análise dos dados e imagens coletadas.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Petróleo
ANP divulga dados consolidados da produção nacional de petróleo e gás em fevereiro
    O Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural informa que a produção de petróleo diminuiu 3,8% se comparada com a do mês anterior e aumentou 3,5% frente a fevereiro de 2021.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do petróleo
    (Por Flávo Nunes) Mas depois... EUA admitem libertar 180 milhões de barris da reserva estratégica. Brent cai 4%, para 109 dólares.
    LEIA MAIS em eco.sapo.pt

Mercado do cobre

Mercado do ouro

Mercado do zinco

Mercado do níquel
    (Por Notícias Bloomberg) Preço do níquel sobe em negociações fracas à medida que investidores avaliam riscos de oferta.
    LEIA MAIS em www.mining.com

Mercado do ferro


    Cooperação
ANM e Ibram debatem cenários do setor mineral
    As duas organizações têm promovido aproximação institucional para dinamizar a troca de conhecimentos, de modo a agilizar o trabalho de regulação e de fiscalização da ANM e, consequentemente, o aprimoramento da atuação das mineradoras no país.
    LEIA MAIS em ibram.org.br


    Energia alternativa
RS assina novo acordo para produção de hidrogênio verde com a Enerfín do Brasil
    (Por Valdemar Medeiros) Este é o segundo acordo assinado pelo RS para se aprofundar em tecnologias de hidrogênio verde. Em dezembro do último ano, uma parceria foi fechada com a empresa White Martins.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Banco Santander pretende disponibilizar R$ 10 bilhões de crédito para o setor de energia limpa em empresas e residências
    (Por Roberta Souza) Em busca de contribuir na transição para fontes limpas e renováveis, o Santander irá dobrar a concessão de crédito para energia solar.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Vulcanismo
Vulcão Puracé

Vulcão Santiaguito

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Bezymianny na Rússia, Nishino-Shima e Suwanose-Jima no Japão, Taal nas Filipinas, Lewotolo, Semeru e Dukono na Indonésia, Fuego na Guatemala, Sangay no Equador, Sabancaya no Peru e Nevados de Chillán no Chile.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5,0 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 30, na costa da Guatemala (5,4 graus), dois no sudeste das Ilhas Loyalty (6,7 e 5,1) e na costa do Atacama, Chile (5,0).
    Dia 31, na costa da região central do Peru (5,1 graus) e sete no sudeste das Ilhas Loyalty (entre 5,1 e 7,0).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 30, no leste da região de Nova Guiné, Papua Nova Guiné (4,5 graus), no sudoeste da Sibéria, Rússia (4,5), em Minahasa, Indonésia (4,5), em Antofagasta, Chile (4,9), em Tonga (4,7) e no sudeste das Ilhas Loyalty (4,5).
    Dia 31, cinco no sudeste das Ilhas Loyalty (4,7, 4,7, 4,7, 4,9 e 4,7) e no sul do Irã (4,7).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Eventos
1º Seminário Abrapcorp Setorial
    Este evento ressaltou a importância do trabalho de especialistas e pesquisadores de comunicação organizacional para o setor mineral.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

SGB-CPRM apresenta projetos para a expansão do setor mineral no TO


    Extra
A situação dos fertilizantes no Brasil
    (Por Efraim Cekinski) Atualmente, as reservas oficiais brasileiras de fosfato são da ordem de 5,2 bilhões de toneladas, correspondentes a 460 milhões de toneladas de P2O5 contido, porém a reserva lavrável é de 2,9 bilhões de toneladas, o que compreende 317 milhões de toneladas de P2O5 contido.
    LEIA MAIS em diariodocomercio.com.br

A guerra na Ucrânia
    (Por Mark Lopez) O subsolo de Donbas, na Ucrânia, é rico em terras raras. A Ucrânia produz metade do neônio mundial. O território ucraniano também tem lítio, cobalto e grafite, além de petróleo, gás, carvão, turfa, xisto betuminoso, urânio, minerais ferrosos e não ferrosos, diamante, ouro e molibdênio. Há também um potencial produtivo para tântalo, nióbio e escânio.
    LEIA MAIS em diario16.com


Notícias em 30/03/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *