Máscara e vacina:
Decisões individuais, efeito coletivo.

3 de março de 2022

Notícias em 03/03/2022

Assuntos do dia:
projeto, petróleo, produção, mercado, energia alternativa, meio ambiente, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, eventos e outros.

Castle Crags
O Parque Estadual Castle Crags fica na Califórnia, EUA. Suas rochas pertencem à província geomórfica das Montanhas Klamath, que consiste em vários fragmentos de crosta oceânica que foram transportados e adicionados (agregados) à borda ocidental do continente norte-americano através da movimentação das placas tectônicas. As rochas imediatamente ao redor de Castle Crags consistem principalmente de crosta oceânica de idade ordoviciana (443–490 milhões de anos), conhecida como Camada Ultramáfica Trinity. O bloco de Castle Crags ("Rochedo do Castelo") resultou da intrusão de um magma granítico na rocha ultramáfica há cerca de 160 milhões de anos. A erosão expôs a rocha e moldou torres e cúpulas deste remanescente de um pluton. Castle Crags é composto por diferentes tipos de rocha granítica, representando diferentes partes do pluton: trondhjemito compõe o núcleo e granodiorito forma uma "casca". O resfriamento lento do magma resultou em um zoneamento concêntrico que foi preservado. A parte externa do magma esfriou de forma relativamente rápida onde estava em contato com as rochas ultramáficas circundantes, resultando em cristais relativamente pequenos, com a formação de uma manta isolante de granodiorito de grão fino. O resfriamento mais lento do magma sob esta cobertura deu aos cristais graníticos no magma restante mais tempo para crescer, produzindo grandes cristais de feldspato potássico rosa de formato retangular proeminentes. À medida que o magma esfriava e cristalizava ainda mais, os gases voláteis se concentraram formando bolhas. Elas estão agora expostas na rocha solidificada como uma extensa zona de cavidades "miarolíticas" bem desenvolvidas encontradas ao longo da fronteira entre rochas graníticas e o núcleo. Após a solidificação completa, as rochas passaram a ser erodidas por água corrente, deslizamentos de terra e por geleiras. Foi removido grande parte do material sobrejacente, expondo as rochas nuas do pluton. Como as rochas ultramáficas são menos resistentes ao intemperismo do que as graníticas, estas se projetaram, formando os penhascos do "castelo", cujos topos se elevam mais de 4.000 metros acima da paisagem circundante. Castle Crags está situado ao longo de uma antiga rota de comércio e viagens e testemunhou eventos dramáticos ao longo dos anos. As relações tensas entre os mineiros da Corrida do Ouro da Califórnia da década de 1850 e as populações indígenas nativas locais resultaram na Batalha de Castle Crags em 1855. A área florestal do parque foi usada por vários grupos nativos, incluindo o povo Okwanuchu Shasta, bem como os Wintu, Achumawi e Modocs. Muitas características da região conhecida como Castle Crags Wilderness são consideradas sagradas para os nativos americanos.
(Crédito da imagem: geotripperimages - fonte1 - fonte2)

    Projetos
Projeto que permitirá aumento da produção de fertilizantes no Brasil começará a ser implantado neste ano
    O Projeto Santa Quitéria, no CE, está sendo conduzido pelo consórcio formado pela estatal Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e o grupo privado Galvani.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br

Espodumênio: BMIX avança com projeto em MG


    Petróleo
Novo leilão de petróleo e gás oferta 179 blocos exploratórios para concessão no RN
    (Por G2 RN) Bacia Potiguar é a que mais possui blocos ofertados entre os 379 de todo o Brasil. Terceiro ciclo de oferta permanente da ANP acontece em 14 de abril.
    LEIA MAIS em g1.globo.com


    Produção
Produção mineral baiana comercializada cresce R$ 41 milhões em janeiro de 2022
    Chegou a R$ 665 milhões. Os três principais municípios com maior participação são: Jacobina, Itagibá e Barrocas, com 50% de colaboração.
    LEIA MAIS em www.cbpm.ba.gov.br


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do alumínio

Mercado do níquel

Mercado do ouro


    Energia alternativa
Pesquisadores desenvolvem painéis solares de perovskita com alta eficiência e baixo custo
    (Por Valdemar Medeiros) Parecem pedras de mármore e poderão ser utilizados pelo setor de construção civil, sendo instalados nas fachadas de prédios.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Meio Ambiente
Como rochas que "comem" carbono podem ajudar a combater a crise climática


    Geologia
A Patagônia está mais alta, e agora cientistas querem saber o porquê
    (Por Rafael Arbulu e Rafael Rigues) O degelo e a elevação do terreno da Patagônia, na América do Sul, estão conectados com um espaço não preenchido nas placas tectônicas do continente – o que incentivou um grupo de pesquisadores a estudar a relação entre todos esses efeitos.
    LEIA MAIS em olhardigital.com.br


    Paleontologia
Tiranossauro Rex pode ter sido na verdade 3 espécies
    Os paleontólogos agora analisaram rigorosamente sua variação esquelética, e os resultados sugerem que este dinossauro pode de fato ser três espécies diferentes.
    LEIA MAIS em www.sciencealert.com


    Vulcanismo
Vulcão Cumbre Vieja
    Este vulcão de La Palma, Canárias, enterrou uma população de macroalgas vermelhas em risco de extinção.
    LEIA MAIS em www.eldia.es

Vulcão Popocatepetl

Vulcão Etna

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Semeru na Indonésia, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos no PI e no CE

Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 02, na região das Ilhas Sanduíche do Sul (5,0 graus), três nas Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (6,6, 5,5 e 5,1), nas Ilhas Kuril (5,1), no norte da Ilha Ascención (5,4), na região de Nova Britânia, Papua Nova Guiné (5,5), e na costa norte de Papua, Indonésia (5,0).
    Dia 03, a oeste da dorsal do Chile (5,0 graus) e no Panamá (5,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 02, nas Ilhas Ryukyu, Japão (4,5 graus), em Papua, Indonésia (4,8), dois no mar de Bismarck (4,8 e 4,9) e em Tonga (4,6).
    Dia 03, em Oaxaca, México (4,5 graus), na costa leste de Kanchatka (4,7), nas Ilhas Ryukyu, Japão (4,6), em Kepulauan, Indonésia (4,8), na região metropolitana, Chile (4,6), em Sumatra do Norte, Indonésia (4,5), na região das Ilhas Virgens (4,6), em Luzon, Filipinas (4,6), e em Catamarca, Argentina (4,8).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Evento
Webinar sobre realidade virtual na mineração


    Extra
Alguns efeitos da guerra na Ucrânia
    Ibram alerta sobre escassez de fertilizantes. A entidade menciona que, segundo levantamento da CNA, os preços pagos pelo agronegócio brasileiro aumentaram até 5,8% em apenas uma semana.
    LEIA MAIS em www.brasilmineral.com.br
    (Por Michelle Portela) Dependendo da importação para tocar a agricultura, a verdade é que o Brasil desistiu de investir nesse mercado (o país está parado desde 2014), mas ainda existem chances para remineralizadores.
    LEIA MAIS em www.correiobraziliense.com.br

A mineração e a comunidade


Notícias em 02/03/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *