13 de fevereiro de 2022

Notícias em 13/02/2022

Assuntos do dia:
projeto, fiscalização, energia alternativa, paleontologia, terremotos, vulcanismo e ciência espacial.

Ponta da Abelheira
Esta praia está localizada no extremo norte da costa oeste de Cascais, em Portugal. As rochas acima do contato do Maciço de Sintra com a cobertura mesozoica, encontrado nesta região que vai da Ponta da Abelheira até a praia do Abano, apresenta uma notável série do Jurássico Superior (Oxfordiano médio - Titoniano). Esta série, embora atravessada por diversos diques, pode ser estudada praticamente camada a camada, abrangendo os Calcários de São Pedro, Xistos do Ramalhão, Calcários de Mem Martins e Calcários de Farta Pão. Trata-se de uma série em que é possível observar a evolução deposicional a partir de um ambiente pelágico passando a um ambiente recifal até laguno-marinho. Os níveis mais antigos são calcários espessos, posteriormente metamorfizados pela intrusão do Maciço (Calcários de São Pedro), contendo raros restos de amonites que passam aos Xistos do Ramalhão. Estes são compostos por níveis em geral estreitos de calcário mais ou menos argiloso, muito escuro, por vezes com intercalações de conglomerados finos, em sequências turbidíticas distais, que mostram o seu aspecto típico de digitações esbranquiçadas de origem metassomática. Seguem-se os Calcários de Mem Martins, que neste local incluem possantes e numerosos níveis de brechas recifais (corais, estromatoporídeos, estruturas estromatolíticas, etc.) e algumas passagens margosas. Finalmente, são encontrados os Calcários de Farta-Pão, intensamente bioturbados (nodulares) com foraminíferos complexos, ostracodos e algas calcárias. Na imagem acima, são vistos os Xistos do Ramalhão inclinados fortemente e diversos diques traquíticos.
(Crédito da imagem: Paulo H. Alves - fonte1 - fonte2)

    Projeto
Mineradora recebe licença ambiental para projeto de extração de ferro no interior do RN
    (Por G1 RN) Documento emitido pelo Idema prevê viabilidade ambiental para extração e beneficiamento de Itabirito em uma área de 149,20 hectares em Jucurutu.
    LEIA MAIS em g1.globo.com


    Fiscalização
PF apreende R$ 15 milhões em ouro e cassiterita
    (Por G1 RR - Boa Vista) Em Boa Vista, RR, indústria ilegal e fechada e PM que fazia segurança de minérios é preso.
    LEIA MAIS em g1.globo.com


    Energia alternativa
Vale inicia implantação da linha de transmissão do Projeto Sol do Cerrado
    O Sol do Cerrado contempla a construção de uma usina fotovoltaica com 17 subparques e é um dos maiores parques de geração de energia solar da América Latina, com potência instalada de 766 Megawatts-pico (MWp) e capacidade de produção de energia de 1,7 Gigawatts-hora por ano (GWh/ano).
    LEIA MAIS em www.vale.com


    Paleontologia
Espécies extintas de animais estranhos são identificadas pela primeira vez em mais de 100 anos
    (Por David Nield) Um exemplo é a Opabinia, um artrópode de corpo mole com um exoesqueleto segmentado que viveu no fundo do mar durante o Miaolínguico (509- 497 milhões de anos atrás).
    LEIA MAIS em novocantu.com.br

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu nos Pirineus há 70 milhões de anos
    O titanossauro Abditosaurus kuehnei é a maior espécie que viveu entre a Península Ibérica e o sul da França.
    LEIA MAIS em www.65ymas.com


    Vulcanismo
Vulcão Popocatpetl

Vulcão Etna

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Sakurajima no Japão, Tangkubanparahu, Semeru e Dukono na Indonésia, Yasur em Vanuatu, Nevado del Ruiz na Colômbia, Reventador no Equador, Sabancaya no Peru e Mevados de Chillán no Chile.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 12, dois na região central da dorsal Meso-Atlântico (5,0 e 5,7 graus) e na região de Bougainville, Papua Nova Guiné (5,0).
    Dia 13, no sul das Ilhas Fiji (5,3 graus), na região da Ilha Babuyan, Filipinas (5,5), na região das Ilhas Sanduíche do Sul (5,4) e no mar de Molucca (5,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 12, na costa oeste de Honshu, Japão (4,5 graus), nas Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,9), na região de Hindu Kush, Afeganistão (4,6), e em Tonga (4,9).
    Dia 13, na região de Pagan, Ilhas Mariana do Norte (4,6 graus), nas Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,8), no sudoeste das Ilhas Galápagos (4,5), no oeste das Ilhas Galápagos (4,8), em Angofagasta, Chile (4,5), na costa da Guatemala (4,7), em Hokkaido, região do Japão (4,9), na região das Flores, Indonésia (4,5), dois na dorsal Reykjanes (4,7 e 4,9), em Mindanao, Filipinas (4,6), e na Ilha Norte, Nova Zelândia (4,7).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Nasa divulga primeiras imagens através das nuvens de Vênus
    (Por Marcella Duarte) Estas informações da missão Parkes pode ajudar a explicar como Vênus se tornou tão inóspito à vida.
    LEIA MAIS em www.uol.com.br

Pesquisadores indianos dizem que a vida pode existir em 60 planetas
    O método de pesquisa utilizado, baseado em Inteligência Artificial, considerou a Terra como o único planeta habitável entre milhares de planetas conhecidos até agora.
    LEIA MAIS em gadgets.ndtv.com


Notícias em 12/02/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *