14 de fevereiro de 2022

Notícias em 14/02/2022

Assuntos do dia:
economia, mercado, energia alternativa, meio ambiente, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, tecnologia, asteroides e eventos.

Toca da Barriguda
A Toca da Barriguda está localizada no município de Campo Formoso, na BA. Com 33 km de percurso, é a segunda caverna brasileira em extensão. Possui vários salões decorados com estalactites e estalagmites e escorrimentos e o salão Conduto da Caatinga com 16.400 metros quadrados. Possui ainda ossadas fósseis e evidências paleoambientais abundantes, fazendo da mesma um importante museu natural. O acamamento, das diversas litofácies, encontra-se essencialmente horizontalizado, mas pode apresentar mergulhos no caso de dobramentos superimpostos e nas proximidades de falhamentos. São observadas três tipos de litofácies: CSC (calcário-silexito-calcário), SCS (silexito-calcário-silexito) e CCH (calcário cristalino homogêneo). A CSC se caracteriza por intercalações de camadas decimétricas de calcário cristalino com camadas centimétricas de silexito. O calcário apresenta cor rosa-acinzentado, textura microcristalina, estratificações e ondulações plano-paralelas, sendo duros e compactos. Os silexitos são criptocristalinos, de cor cinza-rosada, compactos e muito duros (não riscam). A CSC, predomínio das camadas de silexitos sobre as de calcários, está relacionada ao "nível superior" da caverna, ocorrendo tipicamente na entrada da Toca da Barriguda (BAR). Possui também nódulos lenticulares ligados e isolados de silexitos que, internamente, possuem estruturas concêntricas. A CCH apresenta colorações em tons róseos: cinza rosado, rosa acinzentado, rosa claro a rosa médio. Sua textura é predominantemente cristalina média, podendo chegar a cristalina grossa.
(Crédito da imagem: Hugo Vieira - fonte1 - fonte2 - fonte3)

    Economia
O estado da BA cresce 67% no faturamento da produção mineral


    Mercado
Mercado do petróleo


    Energia alternativa
Cientistas utilizam hidrogênio para aprimorar fusão nucelar

Pesquisadores do MS, em parceria com a Eldorado Brasil, desenvolvem combustível a base de resíduos de eucalipto
    (Por Valdemar Medeiros) São pesquisadores do Instituto Senai de Inovação em Biomassa (ISI Biomassa), que está situado em Três Lagoas onde há grande volume de áreas plantadas para suprir a demanda das indústrias de papel e celulose.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Meio Ambiente
A vida vegetal da área do Everest se espalha


    Geologia
O núcleo interno da Terra é superiônico, um estado da matéria em algum lugar entre sólido e líquido
    O núcleo interno da Terra é composto de uma sub-rede de ferro sólido em algo semelhante a um líquido com elementos leves, considerado em estado superiônico.
    LEIA MAIS em www.geologyin.com


    Paleontologia
Encontrado fóssil de cerca de 12.000 anos de falange de dedo de criança 
    É uma falange distal quase completa de um dedo e pertenceu a uma criança de 3-12 anos. Foi descoberto na gruta italiana Romanelli.
    LEIA MAIS em br.sputniknews.com

Descoberta nova espécie de crocodilo "assassino de dinossauros" de 95 milhões de anos
    Uma equipe de pesquisadores de instituições científicas da Austrália anunciou a descoberta de uma nova espécie de crocodilo do período Cretáceo, conhecido como Confractosuchus sauroktonos.
    LEIA MAIS em br.sputniknews.com


    Vulcanismo
Vulcão Cumbre Vieja

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Manam em Papua Nova Guiné, Ibu e Lewotolo na Indonésia, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 13, na região de Vanuatu (5,3 graus), em Tonga (5,1), na Armênia (5,4) e dois no sul das Ilhas Mariana (5,9 e 5,7).
    Dia 14, ainda sem registros às 08h00.
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 13, na Ilha Sul, Nova Zelândia (4,5 graus), nas Ilhas Nicobar, região da Índia (4,5), na região do Lago Albert, Uganda (4,8), na região de Fiji (4,6), em Kyushu, Japão (4,5), dois no sul das Ilhas Mariana (4,8 e 4,7), no sul do Alasca (4,5) e no sul das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,6).
    Dia 14, no sul das Ilhas Mariana (4,6 graus), no sudoeste da Ilha Ryukyu, Japão (4,5), na região do Lago Tanganica, região da Tanzânia (4,7), na região do Lago Albert, Uganda (4,9), e no leste da Ilha Norte, Nova Zelândia (4,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Asteroides
Amostra trazida à Terra expõe o interior do asteroide Ryugu
    Novas pesquisas descobrem que os materiais da subsuperfície do asteroide são surpreendentemente semelhantes aos encontrados no topo.
    LEIA MAIS em www.gizmodo.com.au


    Tecnologia
Garmin lança smartwatch com bateria quase ilimitada através do uso de energia solar

Material mais frio é usado para medir os campos magnéticos mais fracos
    Uma equipe internacional de pesquisadores concebeu um novo magnetômetro que atinge resolução que excede o limite que era considerado intransponível.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com

Nova descoberta em ligas metálicas líquidas pode levar a eletrônicos de alta eficiência
    Um novo artigo na revista Nature Synthesis apresenta a ideia de um tipo de padrão de solidificação não identificado anteriormente que aparece na superfície de metais líquidos em solidificação.
    LEIA MAIS em www.mining.com

Altos rendimentos de elementos de terras raras recuperados de mina
    Um laboratório de química da Rice University extraiu com sucesso valiosos elementos de terras raras de resíduos com rendimentos altos o suficiente para resolver problemas para os fabricantes e aumentar seus lucros.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Eventos
Cursos gratuitos online e EAD de energia solar fotovoltaica


Notícias em 13/02/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *