7 de fevereiro de 2022

Notícias em 07/02/2022

Assuntos do dia:
mercado, energia alternativa, meio ambiente, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial e asteroides.

Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque
O Parque Nacional Montanhas do Tumucuaque (PNMT) é uma unidade de conservação situado na porção noroeste do AP, fazendo fronteira com a Guiana Francesa e a República do Suriname. Com uma área de 39 mil km2, é o maior parque nacional do Brasil e o maior parque de floresta tropical do mundo. Está inserido na porção oriental do Escudo das Guianas, no domínio geotectônico Crosta Antiga (terrenos antigos do Pré-Cambriano, retrabalhados ou não). As formações rochosas características são complexos gnáissico-migmatíticos (com idade arqueana de 3,85 a 2,5 bilhões de anos) de fácies anfibolito a granulito. Ocorrem também sequências metavulcanossedimentares do tipo greenstone-belts e diversos plútons de granitóides de natureza sin a pós-orogênica. São encontradas no PNMT o Cráton Guianês, o Embasamento Guriense, a Faixa Orogênica Tumucumaque-Vila Nova, a Província alcalina Maicuru-Mapari e a Província Toleítica Oiapoque-Araguari. Na imagem acima, aparece uma forma de pontão típica do parque. São rochas residuais resultantes da erosão que emergem 150-200 metros acima da densa floresta.
(Crédito da imagem: icmbio - fonte1 - fonte2 - fonte3)

    Mercado
Mercado do petróleo


    Energia alternativa
Quanto custa uma instalação fotovoltaica?
    O preço de uma instalação de painel solar depende de muitos fatores, o principal a ter em conta é se queremos uma instalação fotovoltaica de autoconsumo ou se a nossa intenção é vender a eletricidade.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Paleontologia
Paleontólogos contestam papel da carne na evolução
    (Por Rafael Garcia) Fósseis contrariam tese de que hábito carnívoro fez Homo erectus ganhar altura e cérebro mais desenvolvido
    LEIA MAIS em oglobo.globo.com


    Vulcanismo
Há um vulcão submarino gigantesco no Mar Mediterrâneo
    (Por Lorenzo Pasqualini) O vulcão submarino Marsili é o maior da Europa e do Mediterrâneo. O topo do seu cume está a cerca de 500 metros da superfície do mar.
    LEIA MAIS em www.tempo.pt

Vulcão Ebeko

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Semisopochnoi no Alasca, Fuego na Guatemala, Turrialba na Costa Rica, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 06, na região das Ilhas Sanduíche do Sul (5,0 graus) e em Antofagasta, Chile (5,3).
    Dia 07, nas Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (5,0 graus), na região de Fiji (5,0), na região das Ilhas Sanduíche do Sul (5,3) e em Taiwan (5,2).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 06, três na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,8, 4,7 e 4,9 graus), na costa norte de Papua, Indonésia (4,5), no Panamá (4,6) e em Minahasa, Indonésia (4,8).
    Dia 07, em Sulawesi, Indonésia (4,5 graus), na Colômbia (4,6), na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,8), em Kepulauan, Indonésia (4,6), na região de Nova Britânica, Papua Nova Guiné (4,7), e na região de Taiwan (4,9).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
O segredo de como os monumentos de Roma permanecem em pé
    (Por Alex Fox) Engenheiros e cientistas de materiais dizem que o segredo é a junção de um projeto engenhoso com uma receita inovadora de concreto, um material extremamente resistente e adaptável que ainda é usado em todo o mundo.
    LEIA MAIS em www.bbc.com

O sítio arqueológico "Toca da Anta" em Montes Claros de Goiás

Encontradas 20 múmias com dois mil anos escondidas sob um local de culto ao deus Khnum no Egito
    Uma missão arqueológica egípcio-italiana descobriu a primeira construção deste tipo encontrada na antiga necrópole de Aga Khan.
    LEIA MAIS em sol.sapo.pt


    Ciência espacial
Rochas roxas em Marte intrigam cientistas
    A coloração varia um pouco. Em algumas rochas, parece um verniz liso. Noutras amostras é mais como gotas de tinta.
    LEIA MAIS em pplware.sapo.pt

Marte tem sido atingido por asteroides por 600 milhões de anos
    (Por Elizabeth Rayne) Impactos implacáveis de asteroides são encontrados no Planeta Vermelho. Sua superfície é obviamente marcada por crateras.
    LEIA MAIS em www.syfy.com

Oxigênio e vida complexa na Terra e em outros mundos

Planetas inchados perdem atmosferas, tornam-se "super-terras"
    Os astrônomos identificaram dois casos diferentes de planetas "mini-Netuno" que estão perdendo suas atmosferas inchadas e provavelmente se transformando em "super-Terras".
    LEIA MAIS em www.eurasiareview.com


    Asteroides
Astrônomos encontram o par de asteroides mais jovem já descoberto no Sistema Solar


Notícias em 06/02/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *