6 de fevereiro de 2022

Notícias em 06/02/2022

Assuntos do dia:
mineração, petróleo, energia alternativa, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, ciência espacial e eventos.

Delta Panamint
Este delta está localizado no Vale Panamint, a oeste do Vale da Morte, na Califórnia, EUA. O Vale Panamint é uma bacia isolada, semelhante ao Vale da Morte, localizado na província de Basin and Range. O Delta Panamint paira acima da cidade fantasma de Ballarat (visível no meio do terreno à direita, na imagem), fundada em 1897 como ponto de abastecimento para as minas dos cânions da Cordilheira Panamint. Ouro e prata foram descobertos nas proximidades em 1874. Esta é uma região geológica onde se espera ver leques aluviais típicos de um deserto, mas não deltas de rios. Este delta, no entanto, é uma prova de que o Vale do Panamint nem sempre foi um deserto. Este vale estava cheio de água até a altitude de cerca de 555 metros durante o Pleistoceno (1,8 milhões a 10.000 anos atrás). Para formar o delta, foram depositados sedimentos no Lago Panamint, um de uma série de lagos do Pleistoceno localizados em bacias desérticas da Califórnia, e que acabou sendo assoreado.
(Crédito da imagem: Wendy Van Norden - fonte)

    Mineração
Projeto de adequação para pilha de rejeitos da AngloGold em Santa Bárbara
    (Por Mateus Parreiras) Processo de erosão nas encostas e base de depósito da AngloGold, em MG, vem sendo analisado por autoridades, que podem pedir novo licenciamento.
    LEIA MAIS em www.em.com.br


    Petróleo
Gas Bridge e Enauta estudam implantação de um projeto de estocagem de gás natural para o campo de Manati, na Bacia de Camamu, na BA


    Energia alternativa
Após leilão de energia renovável da ANEEL, energia solar deverá atrair R$ 11,1 bi em obras para construção de novos projetos


    Geologia
Mapeando um rio abaixo do mar
    (Por Sebastian Krastel e David C. Mosher) Assim como os rios são formados pela ação erosiva de correntes de água, os canais submarinos são formados por correntes erosivas de turbidez.
    LEIA MAIS em eos.org


    Paleontologia
Descobertas flores fósseis de pelo menos 99 milhões de anos preservadas em âmbar
    Dois novos tipos de flores fósseis – uma idêntica às do gênero vivo Phylica e a outra irmã de Phylica – são encontradas em âmbar cretáceo das minas Hkamti e Tanaing, norte de Mianmar.
    LEIA MAIS em www.geologyin.com


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Vulcão Kilauea

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Krakatau, Merapi e Semeru na Indonésia, Santiaguito e Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay no Equador, Sabancaya no Peru e Nevados de Chillán no Chile.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Por que houve mais de 3.800 terremotos em Alborán durante 2021?
    O Mar de Alboran está localizado entre a cordilheira Bética e o Rife, que formam o arco de Gibraltar, um orógeno alpino na parte mais ocidental do Mar Mediterrâneo, onde as placas tectônicas Africana e Euro-Asiática se encontram.
    LEIA MAIS em elcorreoweb.es

Montanhas balançam ao som sísmico da Terra
    (Por Richard J. Sima) Matterhorn, localizado na fronteira da Itália e da Suíça nos Alpes, balança suavemente para frente e para trás uma vez a cada 2 segundos.
    LEIA MAIS em eos.org

Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 05, na costa oeste da Ilha Sul, Nova Zelândia (5,2 graus), na região sul das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (5,1), e em Sakhalin, Rússia (5,2).
    Dia 06, na região de Fiji (5,5 graus), no norte da Colômbia (5,1) e na região central do Alasca (5,2).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 05, na costa leste da Ilhas Norte, Nova Zelândia (4,6 graus), na costa oeste da Ilhas Sul, Nova Zelândia (4,6), em Kepulauan, Indonésia (4,6), dois no mar das Flores (4,7 e 4,6) e em Hokkaido, região do Japão (4,5).
    Dia 06, na costa da Guatemala (4,6 graus), na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,5), e na costa de Oaxaca, México (4,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
De onde vêm os gêiseres na lua Encélado?
    (Por Rafael Solteiro) Um estudo questiona se os gêiseres nesta lua de Saturno vêm de um oceano subterrâneo.
    LEIA MAIS em www.elmundo.es

Tamanho da lua pode ter um papel significativo na determinação da habitabilidade de um planeta
    Novo estudo descobriu que nosso planeta tinha o tamanho certo para formar uma lua tão grande que possibilita a vida.
    LEIA MAIS em weather.com

As poderosas auroras de Júpiter se formam durante um 'cabo de guerra' entre o planeta e os vulcões lunares próximos
    (Por Morgan Fcfall-Johnsen) Os resultados confirmam a relação entre as erupções vulcânicas de Io, as correntes elétricas no campo magnético de Júpiter e a aurora, mas as medições de Juno pintam um quadro mais complicado do que a teoria inicial.
    LEIA MAIS em www.businessinsider.in


    Eventos
Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia 2022


Notícias em 05/02/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *