23 de setembro de 2022

Notícias em 23/09/2022

Imagem em destaque

Permafrost em degelo
Permafrost (ou pergelissolo) é um solo (incluindo gelo, rocha e matéria orgânica) que permanece a temperaturas abaixo de 0 grau por mais de dois anos consecutivos. Ocorre em ambientes periglaciais, ou seja, em grandes latitudes e altitudes, cobrindo cerca de 20% da superfície da Terra. É encontrado principalmente no Ártico (partes de Sibéria, Alasca e Groenlândia), mas também no Planalto Tibetano, nas Montanhas Rochosas, nos Andes e nos Alpes do Sul. É mais raro na Antártida, onde há mais oceano e menos terra. 
Um permafrost mais antigo, com centena de milhares de anos, pode alcançar profundidade de até 1,5 mil metros. Os mais jovens têm, em média, apenas alguns centímetros de espessura. A camada que congela e descongela anualmente é chamada de "camada ativa". Ela depende da profundidade máxima de degelo no final do verão. O solo perenemente descongelado por mais de um ano em ambiente de permafrost recebe o nome de "talik". A espessura deste e, consequentemente, a degradação do permafrost, é controlada pela disponibilidade de energia (incidência solar e calor advectivo), pela capacidade de transmissão desta energia (condutividade térmica) e pela presença e espessura da camada de neve. Um permafrost é muito sensível às mudanças climáticas, principalmente aqueles classificados como descontínuos ou esporádicos.
Mais de 30% dos permafrosts da Terra está para degelar ou está em fase de degelo. Nesta fase, são liberados gases de efeito estufa para a atmosfera. Isto ocorre porque há metano contido no permafrost, formado a partir da decomposição anaeróbica das porções orgânicas, como vegetação e restos de animais.
No Ártico, o degelo do permafrost libera gases há milênios, mas quando (ou se) o impacto destas emissões será (ou já está sendo) sentido não está claro. Acontece que temperaturas mais quentes tornam o Ártico mais verde e, com mais plantas, há mais captura de carbono, que é armazenando em parte no solo. Não se sabe se ou quando o carbono liberado superará o absorvido. É preciso considerar também que, quando o permafrost descongela, as depressões que se formam viabilizam a deposição de sedimentos, o que pode provocar uma estabilização no processo. Também é preciso considerar que o estudo do permafrost é dificultado porque ele se encontra em regiões remotas e frias. Assim, muitas das medições têm de se basear em imagens de satélite.
Na imagem acima, observa-se o descongelamento do permafrost da Ilha Herschel, no mar de Beaufort, na costa de Yukon, no noroeste do Canadá.
(Crédito da imagem: Boris Radosavljevic - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4 - fonte5)

Assuntos do dia
projeto, petróleo, mercado, gestão pública, energia alternativa, meio ambiente, paleontologia, terremotos, vulcanismo, ciência espacial, eventos e outros.

    Projeto
Comitê Interministerial de Minerais Estratégicos habilita novo empreendimento para produção de níquel
    O "Projeto Araguaia" permitirá o aumento da reserva e da produção brasileira de níquel, além de prever investimento inicial da ordem de US$ 504 milhões com geração de 500 empregos diretos.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Petróleo
ANP reclassifica OSDUC como duto de transporte
    Foi aprovada esta reclassificação a partir do pedido da empresa VAST Infraestrutura. A medida faz parte do projeto para implementar uma alternativa de suprimento de petróleo para duas das maiores refinarias do país.
    LEIA MAIS em www.gov.br

Oferta Permanente de Concessão: ANP conclui homologação dos resultados do 3º Ciclo
    Foi aprovado o Relatório de Julgamento Complementar, referente ao resultado do 3º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão (OPC), realizado em 13/04/2022. Com a decisão, será homologado o resultado de 18 blocos, todos arrematados pela empresa Origem Energia S.A.
    LEIA MAIS em www.gov.br

Centro Geológico de Operação Remota e Automação é inaugurado pela Petrobras em Macaé
    (Por Flávia Marinho) São injetados R$ 80 bilhões para encontrar e produzir petróleo em águas profundas e ultraprofundas e garantir toda revitalização da Bacia de Campos.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do ferro

Mercado do ouro
    (Por Notícias Bloomberg) Preço do ouro oscila após intervenção do Japão e aumentos de juros dos bancos centrais.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Gestão pública
SGB-CPRM publica editais de cessão de direitos minerários sobre áreas de caulim, cobre e fosfato
    Os editais sobre projetos nos estados do PA, PB-PE e GO passaram por audiências públicas e os leilões serão realizados no dia 07 de dezembro.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Energia alternativa
ANP aprova resolução sobre biometano de aterros sanitários e estações de esgoto
    Foi aprovada a resolução que altera a Resolução ANP nº 685, de 29 de junho de 2017, que estabelece a especificação do biometano de aterros sanitários e estações de tratamento de esgoto.
    LEIA MAIS em www.gov.br

Angra 1 volta a gerar energia para o sistema interligado nacional


    Meio Ambiente
Projeto de Monitoramento de Praias realiza soltura de pinguins em Florianópolis

Mineração Serra Verde e Engie Brasil Energia atuam juntas em revitalização de nascentes de Goiás

O que é a agenda 21?
    (Por Bruna Soldera) Quando foi realizada em 92 no Rio de Janeiro a Conferência Mundial das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco 92, foi assinado por 179 países o documento chamado Agenda 21.
    LEIA MAIS em www.aguasustentavel.org.br


    Paleontologia
Algas fósseis, datadas de 541 milhões de anos atrás, oferecem novos insights sobre as raízes do reino vegetal
    Paleontólogos identificaram na China um novo gênero e espécie de algas chamado Protocodium sinense que antecede a origem das plantas terrestres e animais modernos.
    LEIA MAIS em www.utoronto.ca

Nova espécie de sapo de 80 milhões de anos atrás
    Restos fósseis de 80 milhões de anos, encontrados no Brasil, foram minuciosamente analisados, descobrindo que pertencem a uma espécie de rã até então desconhecida.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'apai
    A nordeste deste vulcão próximo a Tonga, devido à sua última erupção, nasce uma nova ilha.

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Klyuchevskoy e Ebeko na Rússia, Sakurajima e Suwanose-Jima no Japão, Ibu na Indonésia, Home Reef em Tonga, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 22, na região da Ilha Babuyan, Filipinas (4,5 graus), na região de Taiwan (4,5), no leste da região de Nova Guiné, Papua Nova Guiné (4,5), em Sumatra do Norte, Indonésia (4,7), no sul do Panamá (4,6), na região de Fiji (4,8) e nas Ilhas Ryukyu, Japão (4,6).
    Dia 23, dois em Antofagasta, Chile (ambos de 4,5 graus), na região das Ilhas Sanduíche do Sul (4,8), na costa leste de Honshu, Japão (4,7), na região de Svalbard (4,6), na costa do sul do Peru (4,5), em Myanmar (4,5), nas Ilhas Kuril (4,6) e em Minahasa, Indonésia (4,9).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Astrônomos detectam sinais de pontos quentes na órbita de buraco negro da Via Láctea
    A descoberta da bolha de gás quente ajuda a entender melhor o ambiente enigmático e dinâmico do buraco negro supermassivo Sagitário A*, que fica no centro da nossa galáxia.
    LEIA MAIS em jornal.usp.br


    Eventos
Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2023)
    A edição de 2023 da EXPOSIBRAM será sediada em Belém e acontecerá de 29 a 31 de agosto de 2023.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

9ª Conferência Latino-Americana sobre Segurança de Processos

Energias Renováveis – ELETRA 2022

Rio Oil & Gas 2022

29ª edição do Encontro Nacional de Tratamento de Minério
    A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) será uma das empresas participantes deste evento que acontece de 25 a 28 de setembro.
    LEIA MAIS em radiomuriae.com.br

Fundamentals - Introdução à Mineração Moderna

Live "Tratamento de água, Drenagem urbana e Saneamento"


    Extra
China construiu 14 usinas de carvão no exterior desde que prometeu não construir novas
    (Por Notícias Bloomberg) Um ano depois que o presidente Xi Jinping prometeu que a China pararia de construir usinas de carvão no exterior, o país completou 14 dessas instalações além de suas fronteiras e terminará outras 27 em breve.
    LEIA MAIS em www.mining.com


Notícias em 22/09/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *