8 de setembro de 2022

Notícias em 08/09/2022

Imagem em destaque

Penedo do Guincho
Esta rocha, com 20 m de altura, 100 m de circunferência e uma abertura em sua base, está localizada na Praia de Santa Cruz, no concelho de Torres de Vedras, na costa de Portugal. Representa um relevo residual de erosão marinha sobre rochas do Membro Guincho da Formação de Abadia do Kimeridgiano (Jurássico Superior). Este penedo (pedra grande) fazia parte da Riba Amarela, uma falésia situada neste mesmo ponto da praia, com a qual compartilha a mesma composição litológica. A Formação de Abadia é constituída por margas cinzentas escuras, de águas profundas, e arenitos turbidíticos. Marca uma fase de instabilidade tectônica entre o Oxfordiano e o Kimeridgiano, que elevou a borda da Bacia Lusitânica. A litologia é coerente com grandes leques submarinos de material siliciclástico, mais ou menos grosseiro. O Membro Guincho é formado por arenitos grosseiros cauliníticos em tons de amarelo queimado, intercalados com argilitos. São turbiditos grosseiros produzidos em ambiente de cânion submarino em uma fase final da Formação Abadia. Ocorrem bioturbações e há abundância de matéria orgânica, sugerindo condições de profundidade moderada em ambiente de plataforma. No Penedo do Guincho podem ser observados foresets, com paleocorrentes inferidas deles, e marcas de fundos em fácies conglomeráticas associadas ao cânion. Estas feições indicam transporte de material grosseiro a partir da margem sudoeste e oeste da Bacia Lusitânica. Fazendo referência ao Penedo do Guincho, em 1906, o arqueólogo português Gabriel Victor do Monte Pereira (1847-1911) escreveu em "Torres Vedras: notas d'arte e archeologia" o seguinte: "Um grande rochedo alteroso destaca na praia. Foi accessivel em tempo, porque ainda se observa a certa altura um lanço de escada talhado na rocha; mas as vagas esboroam a base. Talvez servisse de atalaia para descobrir corsarios mouriscos, ou marcha do peixe, da baleia, por exemplo, frequente por este mar em tempos idos".
(Crédito da imagem: D. Carvalho93 - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4 - fonte5)

Assuntos do dia
produção, mercado, justiça, energia alternativa, meio ambiente, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, tecnologia, ciência espacial, asteroides, conhecimento e eventos.

    Produção
Vale vê aumento de 44% na demanda global de níquel até 2030
    (Por Reuters) A companhia disse que a "demanda de níquel está prevista para aumentar rapidamente nesta década com a transição energética".
    LEIA MAIS em forbes.com.br


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do ferro

Mercado do ouro

Mercado do alumínio

Mercado do estanho


    Justiça
Ibama recebe solicitação de suspensão da entrega da licença de operação à Petrobras para a exploração de petróleo na Foz do Amazonas
    (Por Ruth Rodrigues) O Ministério Público do Pará e do Amazonas estão, em ação conjunta, buscando evitar a concessão da licença de operação da Petrobras na Foz do Amazonas.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Energia alternativa
Trens de passageiros movidos a hidrogênio estão funcionando na Alemanha


    Meio Ambiente
Embrapii incentiva indústrias nacionais com R$ 105 milhões e 27 centros de pesquisas para inovações sustentáveis

Áreas degradas pela mineração no Sul de SC ganham vida após processo de recuperação
    Mais de 3 mil hectares já foram recuperados nos últimos anos, área equivalente a metade do município de Itapema.
    LEIA MAIS em ndmais.com.br


    Paleontologia
Microfósseis de 1,9 bilhão de anos dão pistas sobre evolução celular
    Microrganismos procariontes com funções eucarióticas na Formação Gunflint, na América do Norte, sugerem como ocorreu mudança que originou células mais complexas.
    LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Ibu, Semeru e Dukono na Indonésia, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 07, em Sumatra do Sul, Indonésia (5,4 graus), em Minahasa, Indonésia (5,1), e na região das Ilhas Sanduíche do Sul (5,0).
    Dia 08, na região da Islândia (5,0 graus), em Tonga (5,3), no mar de Ionian (5,5) e a região de Nias, Indonésia (5,1).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 07, na região de Tonga (4,6 graus), em Vanuatu (4,9), na região das Ilhas Sanduíche do Sul (4,8), em Kipulauan Barat Daya, Indonésia (4,8), no norte da Argélia (4,6), em Minahasa, Indonésia (4,6), nas Ilhas Andreanof, Alasca (4,8), e na região de Nias, Indonésia (4,7).
    Dia 08, dois na região de Fiji (4,5 e 4,6 graus), em Vanuatu (4,6), dois na região da Islândia (4,5 e 4,6), na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,7), ao sul de Java, Indonésia (4,9), e em Catanduanes, Filipinas (4,7).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Israel apresenta nota escrita em papiro da Idade do Ferro

A mais antiga das 7 Maravilhas é a única que ainda existe 4.500 anos depois


    Ciência espacial
Astrônomos encontram 2 mundos alienígenas intrigantes em torno de estrela super fria
    (Por Robert Lea) Os planetas recém-descobertos orbitam esta estrela anã e um está em zona habitável, tornando-se um alvo principal para investigações adicionais.
    LEIA MAIS em www.space.com

Telescópio Espacial James Webb avista planeta alienígena envolto em estranhas nuvens cheias de areia


    Asteroides
Espaçonave DART da NASA mira em alvo de asteroide
    (Por Johns Hopkins) A espaçonave DART da NASA deve colidir com o corpo menor do sistema de asteroides binário Didymos em setembro de 2022.
    LEIA MAIS em scitechdaily.com


    Tecnologia
Material super forte produzido com rocha marciana
    Pesquisadores da Washington State University relatam que uma pequena quantidade de rocha marciana triturada simulada misturada com uma liga de titânio produziu um material robusto e de alto desempenho.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Conhecimento
MME lança material sobre a história da energia, petróleo, gás e mineração no Brasil
    (Por Veronica Stivanim) Em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil, o Ministério de Minas e Energia (MME) lançou na última terça-feira (06/09), o encarte "Minas e Energia ao longo da história brasileira".
    LEIA MAIS em noticiasconcursos.com.br


    Eventos
Rio Oil & Gas 2022

Gastech 2022


Notícias de 30/08 a 07/09/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *