12 de setembro de 2022

Notícias de 10 a 12/09/2022

Imagem em destaque

Caverna de Woolshed
Esta caverna está localizada na costa oeste da Península de Eyre, no sul da Austrália, nas proximidades da cidade de Talia. Ela faz parte do conjunto conhecido como Cavernas de Talia, que pertencem ao sistema terrestre de Newlands. A Península de Eyre faz parte do Cráton Gawler e é o lar de algumas das rochas mais antigas da Austrália, com idades de cerca de 2,44 bilhões de anos. Na região, ao longo do sopé da costa, granitos resistentes do embasamento mantêm promontórios robustos e amplos terraços. Eles funcionam como uma primeira defesa contra a erosão marinha, protegendo as camadas muito mais jovens acima. Na costa norte da Praia da Talia, uma segunda defesa é realizada por um arenito resistente de granulação grosseira, pertencente às Blue Range Beds, com estratificação cruzada e camadas finas ocasionais de siltito. Tem aproximadamente 1,55 bilhão de anos (Mesoproterozóico). Este arenito é recoberto por caliche (também descrito como calcrete ou eolianito – no Brasil, os eolianitos ocorrem ao longo de quase toda a costa noroeste do CE, sendo formados por pacotes de rocha sedimentar arenosa, quartzo-bioclástica, com cimento de carbonato de cálcio). O caliche australiano pertence à Formação Bridgewater e tem menos de 2 milhões de anos. A erosão diferencial está desnudando e rebaixando este caliche, que é mais macio, produzindo rampas de arenito resistente suavemente mergulhantes esculpidas por processos costeiros. Simultaneamente, acontece a formação de cavernas como a Caverna de Woolshed, cujo teto ainda é sustentado por caliche. A erosão ao longo de linhas de fraqueza no arenito subjacente e o rebaixamento do caliche, além de cavernas e falésias, desenvolveram espiráculos, fendas, pequenas baías crenuladas e promontórios. As falésias costeiras tem uma altura de cerca de 10 m acima de plataformas costeiras de arenitos com declives de 10 a 15 graus. À Caverna de Woolshed (imagem acima) não se tem acesso durante a maré alta, estando ela e as outras Cavernas de Talia em ambiente geomórfico de alta energia. Para compor o ambiente, há aves abundantes, predominando papagaios de New Holland e de Port Lincoln. À beira-mar, o predomínio é de tarambolas e ostraceiros. Também há águias marinhas de barriga branca que aparecem raramente e longe da vista. A Península Eyre tem uma história que se pode resumir através de mares selvagens, naufrágios e frutos do mar.
(Crédito da imagem: Josie Kelsh - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4)

Assuntos do dia
danos, mercado, política, água, energia alternativa, geologia, mineralogia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, tecnologia, ciência espacial, eventos e outros.

    Danos e reparos
Óleo em praias do Nordeste vem de lavagem de tanque de petroleiros
    (Por Eduardo Militão) O óleo encontrado em praias do Nordeste nos últimos dias se refere a um "novo evento" e não ao vazamento de petróleo ocorrido em 2019, afirma uma nota técnica conjunta da Marinha, Ibama, Inpe e universidades federais da BA, CE e PE.
    LEIA MAIS em noticias.uol.com.br


    Mercado
Mercado do petróleo


    Política
Governo Federal tem pressa e quer acelerar aprovações do marco da energia solar e eólica offshore
    (Por Roberta Souza) O projeto que está em aprovação pelo governo vai estabelecer regras de uso offshore para geração de energia eólica e solar em alto-mar.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Água
Ciclo da água: o que é e como ocorre
    (Por Bruna Soldera) O ciclo da água tem uma série de etapas e o calor do sol e a força da gravidade são fundamentais para realização de cada uma das etapas.
    LEIA MAIS em www.aguasustentavel.org.br


    Energia alternativa
Veículos elétricos


    Geologia
Revelado processo de formação de diamantes dentro do núcleo da Terra
    Pesquisadores da Arizona State University conduziram uma série de experimentos em que comprimiram uma liga de ferro-carbono e água até a pressão e temperatura esperadas no limite do manto do núcleo da Terra, derretendo a liga de ferro-carbono.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Mineralogia
Âmbar vermelho: Variedade vermelha rara natural de âmbar


    Paleontologia
Descoberta nova espécie de lontra gigante do tamanho de um leão
    A recente descoberta, na Etiópia, acredita-se ser a maior espécie de lontra gigante alguma vez identificada.
    LEIA MAIS em zap.aeiou.pt

Paleontólogo afirma que fóssil encontrado por ribeirinho no AC pode ser de um mastodonte

Antigos "dragões" foram os primeiros répteis planadores da Terra

As poderosas mandíbulas de um megalodonte racharam as costas de uma baleia, sugerem fósseis
    (Por Julio Batista) A baleia escapou, mas não ilesa, cerca de 15 milhões de anos atrás, em um mar costeiro quente cobrindo o que hoje é o sul de Maryland (EUA).
    LEIA MAIS em universoracionalista.org


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Zona de Fratura de Tjörnes, na Islândia, Shiveluch e Ebeko na Rússia, Suwanose-Jima no Japão, Semeru na Indonésia, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 11, na região de Fiji (5,5 graus) e em Hokkaido, região do Japão (5,0).
    Dia 12, em Hokkaido, região do Japão (5,0 graus), na região das Ilhas Filipinas (5,6) e no oeste da dorsal do Chile (5,2).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 11, na região de Nias, Indonésia (4,5 graus), no mar de Banda (4,5), dois em Papua, Indonésia (4,8 e 4,5), na região de Vanuatu (4,5), na região de Kep. Mentawai, Indonésia (4,9), na costa leste de Kamchata, Rússia (4,7), e em Luzon, Filipinas (4,5).
    Dia 12, na região de Bali, Indonésia (4,6 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Novo mineral é descoberto na Lua com amostras da missão Chang’e 5
    (Por Danielle Cassita) Uma equipe de pesquisadores do Instituto de Pesquisa de Geologia em Urânio (BRIUG), de Pequim, descobriu um novo mineral lunar em meio a amostras coletadas pela missão Chang’e 5.
    LEIA MAIS em canaltech.com.br

Astrônomos revelam primeiro modelo 3D de um planeta orbitando um sistema binário
    (Por Matt Williams) Equipe internacional de astrônomos usou a rede Very Long Baseline Array (VLBA) da National Science Foundation (NSF) para detectar um planeta semelhante a Júpiter orbitando em um sistema binário (GJ 896AB) localizado a cerca de 20 anos-luz da Terra.
    LEIA MAIS em www.sciencealert.com

Mundos mais ricos em água do que a Terra podem ser mais comuns do que se pensava
    Novo estudo sugere que muitos dos planetas conhecidos como super-Terras ou mini-Netunos podem hospedar grandes quantidades de água, com composições de até 50% de rocha e 50% de água.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Tecnologia
Hidrogênio verde combinando umidade do ar e energia renovável é a nova descoberta inédita dos cientistas
    (Por Valdemar Medeiros) Cientistas australianos desenvolvem dispositivo que utiliza umidade do ar e energia renovável para a produção de hidrogênio verde. A tecnologia pode ser utilizada para descarbonizar regiões áridas.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Empresa desenvolve “tapete de painéis solares” para gerar energia em pleno alto mar que pode revolucionar o mercado
    (Por Valdemar Medeiros) Empresa holandesa desenvolveu um tapete solar instalado em alto mar. O equipamento oferece diversos benefícios e tecnologias que evitam a manutenção constante.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Empresa desenvolve tubo solar a vácuo capaz de produzir eletricidade quatro vezes mais eficiente que painéis solares tradicionais
    (Por Valdemar Medeiros) Empresa do Reino Unido desenvolveu uma espécie de tubo solar que atua como uma garrafa térmica e pode gerar energia até 4 vezes mais eficaz que painéis solares comuns.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Eventos
Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2022)

Brazilian Petroleum Conference
    A Associação Brasileira de Geólogos de Petróleo (ABGP) e a Sociedade de Engenheiros de Petróleo – Seção Brasileira (SPE) estão promovendo a terceira edição deste evento no RJ, de 13 a 15 de setembro.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br

Live "Gestão de bacias hidrográficas"


    Extra
Recursos minerais e energia: uma Europa mais resiliente e uma América Latina menos independente
    (Por Elaine Santos) Os últimos anos evidenciaram a capacidade do sistema energético de revelar o modo pelo qual o capital se reproduz em escala mundial, mas este não está submetido somente às determinações empresariais, mas às determinações do todo, inclusive da geopolítica.
    LEIA MAIS em jornal.usp.br


Notícias em 09/09/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *