22 de agosto de 2022

Notícias em 22/08/2022

Imagem em destaque

Cabo da Roca
Esta formação rochosa está localizada no Concelho de Sintra, que pertence ao Distrito de Lisboa, em Portugal, no Parque Natural de Sintra-Cascais. No local podem ser observadas rochas como gabro-dioritos, brechas vulcânicas e granitos. Com 140 m de altura, esta falésia abrupta expõe intensa ação erosiva subaérea e um perfil convexo. O Cabo da Roca faz parte no núcleo do Maciço Eruptivo de Sintra, que se formou no Cretáceo Superior. As datações absolutas dão um intervalo de idade de 72-95 milhões de anos. Este cabo, que foi batizado de "Promontorium Magnum" pelos romanos, situa-se no extremo oeste da parte emersa da Serra de Sintra, o ponto mais ocidental da Europa continental. Esta serra resultou de uma intrusão magmática que dobrou e metamorfizou arenitos e calcários sobrejacentes. Deste evento, resultaram xistos e margas que foram sofrendo processo de erosão que acabou revelando o núcleo de rochas magmáticas, principalmente sienitos e granitos. A vegetação envolvente, constituída por matos com características mediterrâneas, é rica em endemismos, incluindo o cravo-romano (Armeria pseudarmeria), o cravo de Sintra (Dianthus cintranus), a cocleária-menor (Ionopsidium acaule) e a cravinha (Silene longicilia). Estes são ameaçados pelo chorão, originário da África do Sul. A região abriga uma fauna diversificada, como o coelho-bravo (Oryctolagus cunniculus), a raposa (Vulpes vulpes), o sardão (Lacerta lepida), a cobra-de-ferradura (Coluber hippocrepis) e a víbora-cornuda (Vipera latastei). Há ainda aves como a alvéola-branca (Motacilla alba), a felosa-do-mato (Silvia undata) e o pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula). No passado (não geológico), apesar de ser relevante ponto de referência para os navegadores, o Cabo da Roca presenciou grandes naufrágios. Um dos maiores perigos é a pedra da Arca, cerca de 900 m a noroeste do cabo, submersa, mas à flor da água. Algumas vítimas foram as seguintes embarcações: a espanhola Nuestra Señora de la Encarnación em 1611, a portuguesa Santa Catarina de Ribamar em 1636, três navios turcos em 1639, a inglesa HMS Medusa em 1798, a inglesa Lunefeld em 1871, a portuguesa Insulano em 1875, a inglesa Anglia em 1907, a turca Elazig em 1981 e a portuguesa Bolama em 1991. Se você for lá, faça geologia ou turismo por terra.
(Crédito da imagem: geoportal.lneg - fonte1 - fonte2 - fonte3)

Assuntos do dia
mercado, cooperação, meio ambiente, mineralogia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, tecnologia, ciência espacial, eventos e outros.

    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do ferro

Mercado do ouro
    Analista do BofA acredita que as ações ligadas ao ouro não estão tendo melhor desempenho por causa do "comportamento atípico" do Fed em elevar os juros reais.
    LEIA MAIS em br.investing.com

Mercado do cobre


    Cooperação
ANM e Confea firmam parceria para combater informalidade
    A ANM e o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) assinaram o Acordo de Cooperação Técnica para compartilhamento de dados e a construção de conhecimento na fiscalização do exercício profissional das atividades da geologia e da engenharia de minas na área da mineração.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Meio Ambiente
Plantio de mudas altas em áreas de reflorestamento favorece aumento da biodiversidade na Zona da Mata Mineira
    Mais uma técnica inédita e inovadora de restauração florestal, com benefícios à manutenção da biodiversidade na Zona da Mata Mineira, foi desenvolvida pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e com viveiristas da região de Dona Eusébia, MG.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Mineração preserva mais de duas vezes a área ocupada no Quadrilátero Ferrífero


    Mineralogia
Minerais podem ajudar na busca de vida em outro planeta
    (Por Isabela Valukas Gusmão e Lucas Soares) Os questionamentos para descobrir como cada mineral se formou implica considerar diversas hipóteses que incluem a evolução da história da vida na Terra e na própria formação e dinâmica do Sistema Solar.
    LEIA MAIS em olhardigital.com.br


    Paleontologia
Dinossauro brasileiro levado ilegalmente para a Alemanha pode ser rebatizado
    (Por Giuliana Miranda) Em razão da procedência ilícita, o artigo que descrevia a espécie deixou de ser publicado, o que abre caminho para nova descrição.
    LEIA MAIS em www.acessa.com


    Vulcanismo
O perigo de uma supererupção vulcânica é muito maior do que o de um impacto de asteroide
    Uma erupção vulcânica massiva tem prováveis repercussões nas cadeias de suprimentos globais, clima e alimentos, de acordo com especialistas das universidades de Cambridge e Birmingham, no Reino Unido.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com

Vulcão Popocatepetl
    (Por Jaime Zambrano) Este vulcão mexicano continua registrando exalações e permanece na Fase2 do Alerta Amarelo.
    LEIA MAIS em www.milenio.com

Vulcão Fuego

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Bezymianny na Rússia, Sakurajima e Suwanose-Jima no Japão, Ibu, Semeru e Dukono na Indonésia, Semisopochnoi no Alasca, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 21, sem mais registros.
    Dia 22, no nordeste de Taiwan (5,3 graus), na região central da dorsal Meso-Atlântico (5,1) e no sul de Bali, Indonésia (5,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 21, em Tarapaca, Chile (4,5 graus), e na costa leste de Kamchatka, Rússia (4,9).
    Dia 22, na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,9 graus), no sul da dorsal Meso-Atlântico (4,7), em Sumatra do Sul, Indonésia (4,5), em Oaxaca, México (4,5), em Libertador O'Higgins, Chile (4,5), no Paquistão (4,8), em Mindoro, Filipinas (4,5), e na região da Illha Unimak, Alasca (4,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Novas imagens Webb de Júpiter destacam as características do planeta em detalhes
    A visão de Júpiter foi criada a partir de uma composição de várias imagens do Webb, onde as auroras são vistas se estendendo a altas altitudes acima dos polos norte e sul do planeta gigante.
    LEIA MAIS em newsd.in


    Tecnologia
Nova tecnologia com hidrogênio em motores diesel reduz o consumo de energia em sondas da Ocyan


    Eventos
Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2022 (EXPOSIBRAM 2022)
    O Ibram comunica que este evento será realizado apenas no formato presencial, de 12 a 15 de setembro, em Belo Horizonte, MG.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

1.º Fórum CCIFB de Bioeconomia e Sustentabilidade
    Organizado pela Câmara de Comércio França-Brasil, este fórum acontece amanhã (23/08, das 08h00 às 13h00 em São Paulo.
    LEIA MAIS em www.ccfb.com.br

Intersolar Souht America

IV Encontro Nacional dos Municípios Mineradores


    Extra
A mineração e a comunidade
    O Programa Dona de Mim, iniciativa da Sigma Lithium, visa oferecer microcrédito para mulheres empreendedoras que desejam transformar seu pequeno negócio.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

A guerra na Ucrânia
    Os preços do gás natural na Europa dispararam nesta segunda-feira (22/08), depois que a gigante estatal russa Gazprom disse que fecharia a maior infraestrutura de gás da Europa por três dias a partir do final do mês.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


Notícias em 21/08/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *