5 de agosto de 2022

Notícias em 05/08/2022

Imagem em destaque

Tefras do Chimborazo
A imagem acima mostra um corte, de cerca de 12 m de altura, na estrada entre Guaranda e Riobamba, no Equador. Observa-se uma discordância angular erosiva resultante de um avanço glacial há cerca de 20.000-18.000 anos. Ela separa duas sequências de camadas de tefras do Pleistoceno do vulcão Chimorazo. Este estratovulcão, que teve sua última erupção por volta do ano de 550, está localizado na província de mesmo nome, no Equador, 30 km a noroeste de Riobamba e 150 km ao sul de Quito. Compondo uma estrutura predominantemente andesítica-dacítica, seu cume é o mais elevado da região norte dos Andes, alcançando a altitude de 6.261 m. Na verdade, Chimborazo é o ponto mais distante entre o centro da Terra e a superfície do nosso planeta, já que está localizado em uma protuberância equatorial. Este vulcão produziu uma sequência de tefras no Planalto Ocidental, no Equador, desde o vale do Rio Colorado, no norte, até a Quebrada Chorrera e o Rio Chimborazo, no sul. Esta sequência cobriu uma área de 120-140 km², correspondendo a um volume de 1,8-2,1 km³ de material. Estas medidas, porém, não são precisas devido ao retrabalhamento que aconteceu durante as glaciações do Pleistoceno. As sequências de tefras são constituídas por pelo menos 46 camadas, cada uma com no mínimo 10 cm de espessura (23 delas com mais de 25 cm de espessura). Elas compreendem quatro subunidades delimitadas por três discordâncias erosivas produzidas por avanços glaciais entre cerca de 33.000 e 14.000 anos atrás. O conjunto todo inclui escórias andesíticas, além de líticos vítreos, cinzas e bombas de escória vesiculadas. Há uma lenda local que conta que os vulcões (masculinos) Chimborazo e Carihuairazo amavam o vulcão (feminino) Tungurahua. Para resolver a questão, os vulcões (masculinos) passaram a brigar entre si atirando pedras um no outro. Chimborazo venceu. Esta lenda é coerente com a cronologia de eventos dos dois vulcões (masculinos). Realmente, as lavas do Chimborazo cobriram as do Carihuairazo, que são mais antigas. De qualquer forma, o vulcão (masculino ou não) Chimborazo faz parte da Reserva de Produção Faunística Chimborazo que forma um ecossistema protegido para preservar o habitat dos camelídeos nativos dos Andes, incluindo vicunhas, lhamas e alpacas.
(Crédito da imagem: The Writer in Black - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4)

Assuntos do dia
mineração, barragem, petróleo, produção, mercado, fiscalização, cooperação, política, água, energia alternativa, meio ambiente, paleontologia, terremotos, vulcanismo, ciência espacial, eventos e outros.

    Mineração
Mineração brasileira terá boom sem precedentes
    "Dos US$ 1,5 trilhão que o setor de mineração vai exigir nos próximos 15 a 20 anos para projetos greenfield, boa parte será destinada a projetos no Brasil".
    LEIA MAIS em institutominere.com.br

Reflexão aos desdobramentos da regulamentação minerária
    (Por Roberta Danelon Leonhadt e Liliam Fernanda Yoshikawa) Nos últimos anos, o setor de mineração brasileiro tem passado por importantes atualizações regulatórias para ganhar uma perspectiva mais dinâmica, atrair investimentos e também suprir algumas lacunas legais relacionadas à modernização das práticas de mineração e preocupações sociais e ambientais globais e locais há muito adormecidas.
    LEIA MAIS em diariodocomercio.com.br


    Barragem
Normativas aplicadas à segurança de barragem: conflitos e sobreposições de competência
    (Por Mariana Stein) Nos últimos anos, têm estado em voga no Brasil e no mundo discussões sobre a importância de regramentos e de aplicação de segurança de barragem.
    LEIA MAIS em institutominere.com.br

Tendências, perspectivas e desafios na gestão de barragens e rejeitos de mineração
    (Por Rafael Bittar) As rupturas de barragens de disposição de rejeitos têm provocado uma grande transformação na indústria de mineração em todo o mundo.
    LEIA MAIS em institutominere.com.br


    Petróleo
ANP divulga dados consolidados da produção de petróleo e gás em junho
    Foi publicado o Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural, com os dados consolidados da produção nacional no mês de junho. Foram produzidos aproximadamente 2,828 MMbbl/d (milhões de barris por dia) de petróleo e 133 MMm3/d (milhões de metros cúbicos por dia) de gás natural, totalizando 3,664 MMboe/d (milhões de barris de óleo equivalente por dia).
    LEIA MAIS em www.gov.br

Petrobras planeja avançar em agosto nas atividades terrestres do Projeto Malha Ótica da Bacia de Santos
    (Por Davii de Souza) É um empreendimento que visa aumentar a capacidade e da segurança na transmissão de dados em tempo real de plataformas marítimas.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


    Produção
Produção mineral baiana registrou um aumento de 26%


    Mercado
Mercado do ferro

Mercado do cobre


    Fiscalização
PF destrói 23 balsas usadas em garimpo próximo a Autazes (AM)
    Agentes da Polícia Federal no Amazonas e do Ibama realizaram operação conjunta na calha do Rio Madeira, próximo ao município de Autazes (a 113 quilômetros de Manaus).
    LEIA MAIS em amazonasatual.com.br


    Cooperação
Programa Nacional de Remineralizadores de Solo e Fertilizantes Naturais
    SGB-CPRM assinou Acordo de Cooperação Técnica com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), a Universidade de São Paulo (USP) e a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) para o desenvolvimento deste programa.
    LEIA MAIS em sitebarra.com.br


    Política
Programa Nacional do Hidrogênio (PNH2)

Bacen avalia ação conjunta com setor privado e ONGs para evitar avanço do comércio ilegal de ouro no Brasil


    Água
Reuso de água: ação importante para garantir segurança hídrica
    (Por Bruna Soldera) Um recente relatório publicado pela ONU, denominado “Perspectivas do Meio Ambiente Mundial”, apresenta um quadro sombrio sobre as consequências para a sociedade da degradação da qualidade ambiental planetária.
    LEIA MAIS em www.aguasustentavel.org.br


    Energia alternativa
Combustível do Futuro: SAF vai precisar de hidrogênio verde, não fóssil
    A produção de combustível sustentável para aviação (SAF) vai precisar de hidrogênio verde como insumo, colocando essa indústria como mais uma potencial consumidora da nova energia.
    LEIA MAIS em www.biodieselbr.com

Elgin investe na ampliação da geração solar

RJ já possui quase 53 mil conexões operacionais com energia solar


    Meio Ambiente
Água sob a Antártida soa como alerta de aumento mais rápido do nível do mar
    Pesquisadores da Universidade da Austrália Ocidental descobriram que as águas subterrâneas nas profundezas da Antártida podem desestabilizar a camada de gelo do continente, fazendo com que o nível do mar suba mais rapidamente.
    LEIA MAIS em www.uwa.edu.au

Quais os impactos das áreas contaminadas na saúde humana?
    Sabemos que uma área contaminada pode ser definida como um local onde há comprovadamente poluição ou contaminação causada pela introdução de quaisquer substâncias ou resíduos que nela tenham sido depositados, acumulados, armazenados, enterrados ou infiltrados.
    LEIA MAIS em www.hidroplan.com.br


    Paleontologia
Ossos de mamute mostram evidências de humanos primitivos na América do Norte
    (Por Fryda Leite) Os restos mortais de um mamute fêmea de 37.000 anos e seu filhote mostram sinais distintos de abate, fornecendo novas evidências de que os humanos podem ter chegado à América do Norte muito antes do que se pensava anteriormente.
    LEIA MAIS em www.bps.pt

Conheça o marsupial da Patagônia que é considerado um fóssil vivo
    (Por Katie Hunt) Classificado como relíquia, o animal pode ajudar os cientistas a entender como esses mamíferos sobreviveram por tanto tempo.
    LEIA MAIS em www.cnnbrasil.com.br

Fósseis de plesiossauro são achados em local de 100 milhões de anos no Saara
    Ossos e dentes das criaturas de pescoço longo do Cretáceo indicaram uma presença não temporária dos predadores em antigo sistema de rios no deserto africano.
    LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Karymsky, Shiveluch e Ebeko na Rússia, Sakurajima e Suwanose-Jima no Japão, Krakatau, Semeru e Dukono na Indonésia, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5,0 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 04, dois nas Ilha Izu, região do Japão (ambos de 5,1 graus), e a sudoeste de Sumatra, Indonésia (5,0).
    Dia 05, nas Ilhas Salomão (5,1 graus), nas Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (5,7), na região das Ilhas Sanduíche do Sul (5,0) e nas Ilhas Izu, região do Japão (5,0).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 04, dois nas Ilhas Izu, região do Japão (ambos de 4,5 graus), no mar de Banda (4,5), na região de Hindu Kush, Afeganistaão (4,6), na região da Islândia (4,8), em Kepulauan Sangihe, Indonésia (4,5), e no sul da dorsal Pacífico Leste (4,7).
    Dia 05, em Tonga (4,5 graus), na região central do Peru (4,7), no sudoeste da Ilhas Ryukyu, Japão (4,8), no sul das Ilhas Fiji (4,5), em Java, Indonésia (4,9), no mar de Banda (4,7), no sul de Xinjiang, China (4,6), na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,7), e na região de Lombok, Indonésia (4,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
NASA desenvolve solução engenhosa para consertar seu problemático explorador de asteroides Lucy
    (Por Steve Dent) Um dos grandes painéis solares projetados para gerar energia a partir de um Sol cada vez mais distante não conseguiu funcionar.
    LEIA MAIS em finance.yahoo.com

Um modelo atmosférico unificado para Urano e Netuno
    (Por Morgan Rehnberg) Em um novo modelo, três camadas atmosféricas substanciais parecem consistentes entre os gigantes do gelo.
    LEIA MAIS em eos.org


    Eventos
44ª Assembleia Geral Ordinária da SBGf

ICMBio realiza inscrições para curso gratuito sobre rochas e riscos geológicos em Fernando de Noronha
    (Por Ana Clara Marinho / g1 PE) A capacitação, incialmente, é voltada para condutores de visitantes. Cadastro de interessados vai até a quinta-feira (11).
    LEIA MAIS em g1.globo.com

Cachoeiro Stone Fair

Live "A geoinformação a serviço das águas subterrâneas"


    Extra
A mineração e a comunidade
    ArcelorMittal Vega completa 19 anos de operação e divulga estudo sobre influência positiva no desenvolvimento regional.
    LEIA MAIS em ibram.org.br
    Vale abrirá inscrições para o Programa de Preparação para o Mercado de Trabalho (PPMT) na região de implantação do Projeto Sol do Cerrado.
    LEIA MAIS em www.vale.com

Uberlândia aposta no pó de basalto como fertilizante

Vakinha para PanGeo Jr.

A guerra na Ucrânia


Notícias em 04/08/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *