27 de julho de 2022

Notícias em 27/07/2022

Imagem em destaque

Itabirito da Serra da Piedade
A Serra da Piedade está situada no Quadrilátero Ferrífero (QF), no centro-leste de MG, na divisa entre os municípios de Sabará e Caeté. É um patrimônio geológico e paleontológico do Brasil reconhecido pela Comissão Brasileira dos Sítios Geológicos e Paleobiológicos (SIGEP). Possui afloramentos de uma Formação Ferrífera Bandada (Banded Iron Formation - BIF) identificada como Itabirito (imagem acima), pertencente à Formação Cauê. O QF possui grande importância econômica em razão do minério de ferro de alto teor e é caracterizado por três grandes associações de litotipos: duas arqueanas, representadas por terrenos granito-gnáissicos e pelo greenstone belt Rio das Velhas, e uma paleoproterozoica (sobretudo entre 2,5 bilhões e 2,0 bilhões de anos) constituída por uma sequência metassedimentar contendo BIFs do tipo "Lago Superior", pertencente ao Supergrupo Minas. Esta sequência possui laminação milimétrica a centimétrica, resultado da precipitação química rítmica de ferro e sílica (e/ou carbonato), devido ao aumento do oxigênio na paleoatmosfera. São associadas a chert, dolomito, quartzito, argilito e rochas vulcânicas e ocorrem com muitos corpos de minério de hematita compacta de origem hidrotermal. Nas BIFs, a lixiviação promoveu enriquecimento ferrífero que aconteceu simultaneamente com as mudanças na composição da paleoatmosfera iniciadas na passagem do Arqueano para o Proterozoico. Na Serra da Piedade afloram rochas do Supergrupo Minas, caracterizadas por sequências plataformais de mar raso e profundo. Este supergrupo inclui os itabiritos da Formação Cauê (Grupo Itabira), com grande espessura, e os filitos da Formação Cercadinho (Grupo Piracicaba), rochas estas separadas por discordância erosiva. A Serra também é importante local da história do interior do Brasil, associada ao bandeirismo, presente nos relatos do botânico e naturalista francês Augustin François César Prouvençal de Saint-Hilaire (1779-1853), do naturalista alemão Johann Baptist Spix (1781-1826), do médico, botânico e antropólogo alemão Carl Friedrich Philipp von Martius (1794-1868) e do geólogo, geógrafo, arquiteto e metalurgista alemão Wilhelm Ludwig von Eschwege (1777-1855). Em meados do século XVII, recebeu expedições em busca de metais nobres e pedras preciosas. O Pico da Serra da Piedade serviu de orientação para aqueles que por lá passaram. Durante algum tempo, a Serra da Piedade recebeu o nome de Sabarabuçu, corruptela do nome indígena Itaberabuçu ("ita" = "pedra", "bira" = "reluzente" e "uçu" = "grande"). Tem semelhante etimologia a palavra "itabirito", que foi cunhada por Eschwege no início do século XIX. Em 1956, a região teve parte do conjunto paisagístico e arquitetônico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
(Crédito da imagem: Dionisio Tadeu de Azevedo - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4)

Assuntos do dia
mineração, petróleo, mercado, gestão pública, energia alternativa, meio ambiente, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, tecnologia, ensino, eventos, vagas e outros.

    Mineração
Dois gráficos simples mostram porque a energia verde tem tudo a ver com a mineração
    (Por Frik Els) Mesmo que a instalação de capacidade de energia renovável fique muito aquém das expectativas, o impacto sobre os metais e a mineração seria imenso.
    LEIA MAIS em www.mining.com

MG volta a liderar a arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem)
    Ressalte-se que os valores estão menores que os apurados no ano passado, em função dos mais baixos volumes exportados e preços do minério de ferro no mercado internacional.
    LEIA MAIS em portalamm.org.br


    Petróleo
Enauta amplia reservas do Campo de Atlanta em 47%

Petrobras aprova nova diretriz para política de preços
    (Por Felipe Laurence) A estatal avisou que nada muda no que diz respeito a acompanhar o sobe e desce do petróleo no mercado internacional. No entanto, mecanismo terá agora supervisão de conselhos administrativo e fiscal.
    LEIA MAIS em valorinveste.globo.com


    Mercado
Mercado do cobre
    (Por BBC) O preço do cobre não é relevante apenas para os países produtores e compradores. É também uma forma de medir a temperatura econômica para antecipar o que pode acontecer.
    LEIA MAIS em g1.globo.com

Mercado do paládio
    Os preços do paládio subiram 14% este mês em relação às mínimas de seis meses abaixo de US$ 1.764 a onça atingida em junho. As importações de paládio da Rússia para a China alcançam recorde.
    LEIA MAIS em www.mining.com

Setores de mineração e siderurgia terão um cenário desafiador no curto prazo, por conta da economia chinesa


    Gestão pública
ANM disponibiliza lista de CFEM referente às ferrovias e beneficiários de impactados por operações portuárias
    A ANM disponibiliza lista após requerimentos de 1ª Instância dos municípios beneficiários do art. 2º, § 2º, VII da Lei nº 8.001/1990 (incluído pela Lei 13.540/2017 - CFEM afetados pelas atividades de mineração), referente às ferrovias.
    LEIA MAIS em www.gov.br

ANP faz consulta e audiência públicas sobre revogação de atos normativos defasados
    Os efeitos desses atos já haviam se extinguido ou suas necessidades ou significados não existem mais. A audiência pública sobre o tema ocorrerá no dia 20/9.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Energia alternativa
Gás natural está sendo substituído pelo carvão devido à baixa oferta e altos preços

Eneva cria novos hubs de gás natural para comercializar produto como alternativa ao óleo combustível
    (Por Ruth Rodrigues) A empresa ainda investe na compra de energia térmica e durante o próximo leilão em setembro, contratará 2 GW dos 8 GW termelétricos de implantação compulsória.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Meio Ambiente
Atlantic Nickel tem projeto para Mata Atlântica


    Geologia
Magnetismo em cristais antigos revela quando o núcleo interno da Terra emergiu
    (Por Julio Batista) Pesquisadores conseguiram usar uma análise de cristais de rocha antigos – e os registros de magnetismo presos dentro deles – para rastrear a história do núcleo interno da Terra ao longo de centenas de milhões de anos.
    LEIA MAIS em universoracionalista.org


    Paleontologia
Cientistas descobrem espécies de crocodilos que viveram há 18 milhões de anos no leste da África

O momento em que os mamíferos adquiriram sangue quente
    Pensava-se que a endotermia havia sido alcançada há cerca de 252 milhões de anos, mas novo estudo determinou que teria surgido mais tarde, cerca de 233 milhões de anos atrás.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com

Fóssil recém descoberto não torna o monstro do Lago Ness "plausível"
    Um pequeno plesiossauro de água doce foi descoberto, mas ele se extinguiu com os seus parentes há 66 milhões de anos.
    LEIA MAIS em www.inverse.com


    Vulcanismo
Vulcão Karymsky

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Shiveluch na Rússia, Ebeko na Islândia, Sakurajima no Japão, Ibu na Indonésia, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5,0 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 26, sem mais registros.
    Dia 27, nas Ilhas Salomão (5,0 graus), dois em Luzon, Filipinas (7,0 e 5,2), dois no sul das Ilhas Fiji (5,0 e 5,7), na região das Ilhas Filipinas (5,1), em Tonga (5,5), e na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (5,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 26, na região de Sumbawa, Indonésia (4,5 graus), na região de Hindu Kush, Afeganistão (4,9) e na região de Fiji (4,7).
    Dia 27, na fronteira Panamá-Costa Rica (4,6 graus), quatro em Luzon, Filipinas (4,9, 4,7, 4,7 e 4,9), na região do Havaí (4,8), no sul das Ilhas Fiji (4,7), na costa leste de Kamchatka, Rússia (4,6), na costa da Costa Rica (4,7) e no mar de Molucca (4,9).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Tecnologia
Cientistas encontraram uma forma de armazenar e transportar hidrogênio em pó que pode mudar tudo


    Ensino
Extinção de cursos de pós-graduação da Unisinos


    Eventos
Mining Hub finaliza o sétimo ciclo do M-Start

17º Encontro de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo (ENGEP)


    Vagas
Concurso para vaga de Professor do Magistério Superior – UnB
    O Instituto de Geociências da Universidade de Brasília está com edital aberto para Professor do Magistério Superior.
    LEIA MAIS em sbgf.org.br


    Extra
BACEN propõe grupo de trabalho conjunto com setor privado e ONGs para evitar avanço do comércio ilegal de ouro no Brasil
    O objetivo é discutir e apresentar soluções para aperfeiçoar os mecanismos de fiscalização e controle sobre a produção e comercialização de ouro no país.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Angola possui 36 dos 51 minerais críticos existentes no mundo

Maior diamante rosa é encontrado em Angola

A guerra na Ucrânia

A mineração e a comunidade
    A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) trabalha em conjunto com o Instituto Votorantim na 13ª edição do Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE).
    LEIA MAIS em www.brasilmineral.com.br


Notícias em 26/07/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *