26 de julho de 2022

Notícias em 26/07/2022

Imagem em destaque

Pirâmide de Ball
Este pináculo marinho faz parte do Parque Marinho da Ilha Lord Howe, um Patrimônio Mundial da Unesco, na Austrália. Está localizada 20 km a sudeste da Ilha Lord Howe, sendo banhada pelo Mar da Tasmânia, a sudoeste do Oceano Pacífico. Em 1789, o oficial britânico Arthur Phillip (1738-1814) publicou o livro "The Voyage of Governor Phillip to Botany Bay with an Account of the Establishment of the Colonies of Port Jackson and Norfolk Island" ("A viagem do governador Phillip para Botany Bay com um relato do estabelecimento das colônias de Port Jackson e Norfolk Island"). Neste livro há a seguinte descrição: "A Ilha Lord Howe foi descoberta pelo Tenente Henry Lidgbird Ball, Comandante do Abastecimento de Sua Majestade, em 17 de fevereiro de 1788, e foi assim chamada por ele, em homenagem ao Honorável Lord Howe. Ao mesmo tempo, ele observou uma rocha piramidal notavelmente alta a uma distância considerável da ilha, que foi chamada de Pirâmide de Ball". Esta "pirâmide" é considerada a ilha vulcânica mais alta do mundo (proporcionalmente), tendo 562 m de altura, 1.100 m de comprimento e 300 m de largura. É o remanescente erodido da borda de um vulcão em escudo que entrou em erupção há cerca de 7 milhões de anos. Faz parte do Grupo de Ilhas Lord Howe. Este grupo constitui o topo do planalto subaquático Lord Howe Rise, considerado parte do continente submerso da Zelândia. A Pirâmide de Ball foi formada pelos fluxos de lava basáltica quase horizontais originados de uma das várias aberturas do vulcão que chegou a 30 km de diâmetro e uma altitude máxima de 1 km. Aproximadamente, há 6,3 milhões de anos a área ao redor da abertura principal desabou, sendo preenchida por fluxos horizontais de lava, que variaram de 1 a 30 m de espessura. Formou-se uma plataforma de cerca de 20 km de comprimento e 10 km em média de largura. A Pirâmide de Ball está situada no centro desta plataforma e é o lar de uma pequena população de insetos-pau (Dryococelus australis), extintos no restante do mundo. Com 15 cm de comprimento, estes insetos são conhecidos como "lagostas terrestres" ou "salsichas ambulantes".
(Crédito da imagem: PotMart186 - fonte1 - fonte2 - fonte3)

Assuntos do dia
petróleo, mercado, gestão pública, justiça, energia alternativa, meio ambiente, paleontologia, terremotos, vulcanismo, tecnologia, ciência espacial, asteroides, eventos e outros.

    Petróleo
Eneva inicia perfuração de poço na Bacia do Parnaíba


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do ferro
    (Por Enrico Dela Cruz e Sonali Paul) Minério de ferro atinge máxima de duas semanas com esperanças de demanda da China.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br

Mercado do ouro


    Gestão pública
ANP aprova resolução sobre comunicação de incidentes
    Esta norma regulamenta a comunicação de incidentes e o envio do Relatório de Investigação Detalhado (RDI) de incidentes ocorridos nas atividades reguladas pela ANP.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Justiça
Justiça do RJ barra instalação dos navios usinas flutuantes a gás natural da multinacional turca Karpowership na Baía de Sepetiba


    Energia alternativa
Unigel anuncia investimento de US$ 120 milhões para construir a sua primeira fábrica de hidrogênio verde no Brasil
    (Por Valdemar Medeiros) A planta a ser instalada em Camaçari deve entrar em operação até o final de 2023 e será uma das maiores em operação no mundo.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Grupo ND inaugura em Piratuba, SC, a maior usina solar da região Sul do Brasil

Cresce produção de biodiesel no Brasil trazendo renda, emprego e benefícios às agriculturas familiares
    Aproximadamente 4.900 agricultores familiares, 114 cooperativas e 10 cerealistas, foram incluídos nos processos produtivos das usinas de biodiesel.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br

CSN Mineração vai operar usina hidrelétrica Quebra-Queixo, no Rio Chapecó, SC


    Meio Ambiente
Recuperação de áreas degradadas por mineração faz avanços, mas ainda é ponto de preocupação
    (Por Fábio Rodrigues) O conhecimento técnico fez progressos importantes nas últimas décadas, mas ainda esbarra na complexidade do tema e nas dificuldades para fiscalizar os trabalhos.
    LEIA MAIS em umsoplaneta.globo.com

ACP do Carvão provoca debate sobre liberação de áreas demarcadas para a recuperação ambiental
    A Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera) realizou uma reunião para tratar da ACP (Ação Civil Pública) do Carvão, que determina a recuperação ambiental de áreas degradas pela mineração.
    LEIA MAIS em ndmais.com.br


    Paleontologia
Fóssil do mais antigo predador conhecido foi identificado por cientistas do Reino Unido


    Vulcanismo
Vulcão Tajogaite (antigo Cumbre Vieja)
    Este vulcão de La Palma, Canárias, teve determinada as razões pelas quais sua destruição foi tão grande: a lava ejetada teve valor excepcionalmente baixo de viscosidade.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com

Vulcão Popocatepetl

Vulcão Sakurajima

Vulcão Kilauea

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Bardarbunga na Islândia, Shiveluch na Rússia, Suwanose-Jima no Japão, Ibu, Semeru e Dukono na Indonésia, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabanbaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 25, sem mais registros.
    Dia 26, na região da zona de fratura Owen (5,0 graus) e na costa leste da Ilha Norte, Nova Zelândia (5,3).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 25, no sul do Irã (4,9 graus) e na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,8).
    Dia 26, na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,6 graus), nas Ilhas Bonin, região do Japão (4,8), no mar de Molucca (4,7), na região da Ilhas Queen Charlote (4,8), no sul das Ilhas Fiji (4,5), em Myanmar (4,5), no leste da região de Nova Guiné, Papua Nova Guiné (4,9), e na fronteira Myanmar-Índia (4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Vulcão marciano que entrou em erupção há bilhões de anos deixou para trás o mais raro dos minerais
    A Tridimita, uma forma de quartzo extremamente raro na Terra, foi encontrada na cratera Martian Gale em 2016 pelo rover Curiosity e tem intrigado os cientistas desde sua descoberta.
    LEIA MAIS em www.cnbctv18.com


    Asteroides
Cristal é descoberto dentro de meteorito que atingiu a Terra há 50 mil anos


    Tecnologia
Empresa alemã RWE estuda painel solar ultraleve e fino para flutuar nas águas do mar


    Evento
Global Mining Symposium


    Extra
Fábricas da Honda no Japão deverão diminuir a produção devido à escassez de semicondutores

Exploração em alto mar pode nos ajudar a combater a próxima pandemia
    (Por Nathan J. Robinson) Os micróbios que vivem nas profundezas dos oceanos podem ser chaves para diagnósticos médicos aprimorados e novos medicamentos para combater doenças. Mas devemos procurar nos habitats mais extremos da Terra para encontrá-los.
    LEIA MAIS em eos.org

NOAA encontra linhas formadas por buracos no fundo do Oceano Atlântico
    A descoberta foi feita como parte da expedição Voyage to the Ridge 2022, que está explorando e mapeando as "áreas de águas profundas mal compreendidas da Zona de Fratura Charlie-Gibbs, Dorsal Meso-Atlântica e Planalto dos Açores".
    LEIA MAIS em phys.org


Notícias em 25/07/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *