4 de julho de 2022

Notícias em 04/07/2022

Imagem em destaque

O Anel da Princesa
Esta pequena ilha, que recebe o nome de Ilhéu de Vila Franca do Campo, é também conhecida como o Anel da Princesa devido à sua forma. Está localizada a menos de 1 km da costa de Vila Franca do Campo, antiga capital da Ilha de São Miguel. Elas fazem parte do Arquipélago dos Açores, a pouco mais de 1.500 km de Portugal. Em 1983, foi regulamentado o "Parque Natural e Ilha de São Miguel", sendo o Ilhéu definido como "Área protegida para a gestão de habitats ou espécies", integrando a "Área protegida de gestão de recursos da Caloura-Ilhéu de Vila Franca do Campo". Sua conformação atual revela uma cratera quase circular, com cerca de 150 m de diâmetro, tendo comunicação com o mar através de pequena passagem. É constituída por duas partes distintas: o Ilhéu Pequenino (9.500 m²), situado na costa Nordeste (à esquerda, na imagem acima) e o Ilhéu Grande (53.000 m²), a maior estrutura emergente (à direita). Unindo estas duas partes, situa-se ao norte um trecho estreito chamado Gola da Paixão. O Ilhéu Grande é cortado por fendas que geralmente estabelecem comunicação profunda entre a bacia e o mar exterior, sendo apenas visíveis as suas extremidades. Destaca-se (na parte superior da imagem acima) o Farilhão, um rochedo com 32,5 m de altura afastado 20 m do Ilhéu Grande. A lagoa, no interior, é rasa com trechos que não ultrapassam 4 m. No Holoceno, um conjunto de erupções vulcânicas submarinas de pouca profundidade produziram um cone de hialoclastitos através do acúmulo de piroclastos. As rochas do Anel da Princesa apresentam coloração castanho claro devido à palagonização posterior do vidro vulcânico formado no momento da erupção. Isto aconteceu por causa do vulcanismo explosivo com presença de água junto ao conduto vulcânico. Este vulcanismo surteseiano, associado a erupções basálticas do tipo freatomagmáticas, produziu estruturas fortemente compactadas com estratificação evidente. Atualmente, as costas noroeste e oeste deste Ilhéu apresentam formas de falésias, estando sujeitas a forte ação erosiva eólica e marinha. Fortes atritos também testemunhou o Anel da Princesa no final do século XVI, quando, ao largo de Vila Franca do Campo, as caravelas de Dom António (1531-1595), o Prior do Crato, enfrentou com seus aliados franceses a poderosa armada castelhana. Alguns dos prisioneiros foram enforcados "no mais alto lugar do ilhéu", como exemplo à população. No Holoceno, a linha de festo de então testemunhou apenas a deposição de cinzas e pedra-pomes. Hoje, o Ilhéu constitui importante zona de nidificação e de passagem de algumas espécies de aves marinhas, tendo sido incluído na lista de "Zonas Importantes para as Aves" dos Açores publicada pela Birdlife International. Entre as aves, destaca-se em número o Cagarro (Calonectris diomedea borealis) e o Garajaucomum (Sterna hirundo). Há ainda numerosas espécies de algas e invertebrados que enriquecem a biodiversidade do Ilhéu.
(Crédito da imagem: cdn - fonte1 - fonte2 - fonte3)

Assuntos do dia
mineração, mineiros, produção, mercado, gestão pública, energia alternativa, meio ambiente, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, tecnologia, eventos e outros.

    Mineração
Usina de pelotização da Vale em São Luís fecha parceria com a Gasmar

Bamin terá disposição de rejeitos a seco em Caetité, BA


    Mineiros
Trabalhadores de petróleo da Noruega devem entrar em greve na terça-feira


    Produção
Brazilian Nickel inicia a produção no estado do PI
    Com a produção de níquel iniciada, a empresa projeta 300 toneladas de níquel e 3 toneladas de cobalto para 2022, chegando a 1.400 t de níquel e 35 t de cobalto em 2023.
    LEIA MAIS em www.brasilmineral.com.br


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do ferro


    Gestão pública
Aviso sobre a Taxa Anual por Hectare (TAH)
    A ANM informa aos mineradores que a TAH, com vencimento em 29 de julho de 2022, encontra-se disponível no portal da ANM para emissão dos boletos.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Energia alternativa
A era dos combustíveis fósseis não acabou
    (Por Daiane Souza) O México anuncia nova refinaria de petróleo enquanto barra multinacionais como Audi de fazerem o uso de energia solar e renovável.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

JBS Biodiesel investe R$ 180 milhões em nova planta em Mafra, SC

Bahia: Mineração cada vez mais próxima das fontes renováveis


    Meio Ambiente
Cummins e Komatsu anunciam colaboração no desenvolvimento de caminhões de mineração de emissão zero
    Com base em um legado de parceria de motores a diesel em uma ampla variedade de equipamentos de mineração e construção, a Cummins e a Komatsu se concentrarão inicialmente em tecnologias de energia de emissão zero.
    LEIA MAIS em www.segs.com.br

Vale recebe aval para projeto de combustíveis

BHP utiliza rejeitos de níquel para captura de carbono
    Magnésio presente nos rejeitos foi combinado com CO2 para formar um composto estável, chamado de hidromagnesita, um carbonato de magnésio hidratado.
    LEIA MAIS em www.brasilmineral.com.br


    Geologia
Dados de terremotos revelam que o núcleo da Terra está mudando
    (Por Rafael Arbulu e André Lucena) Pesquisa conduzida pela Virginia Tech usou dados sísmicos de 20 anos para mostrar que a camada mais externa do núcleo da Terra está mudando, e isso pode trazer algum impacto no campo magnético do nosso planeta.
    LEIA MAIS em olhardigital.com.br


    Paleontologia
Com métodos científicos modernos, os cientistas estão revelando detalhes importantes sobre a vida dos dinossauros e em velocidade recorde
    (Por Zaria Gorvett) Muitos desses detalhes, como os do acasalamento, eram impensáveis décadas atrás.
    LEIA MAIS em www.bbc.com

Dinossauros assumiram o controle da Terra em meio ao gelo, não ao calor
    A extinção de 202 milhões de anos atrás, que matou os grandes répteis que até então governavam o planeta, aparentemente abriu caminho para os dinossauros assumirem o controle da Terra.
    LEIA MAIS em www.revistaplaneta.com.br


    Vulcanismo
Vulcão de Tajogaite
    Este é o novo nome do Vulcão Cumbre Vieja de La Palma, Canárias, decidido por consulta popular. Cumbre Vieja é o nome do parque natural onde se situa este vulcão. Não se sabe com certeza a origem do novo nome, talvez venha de uma planta perene da região.
    LEIA MAIS em www.eldiario.es

Vulcão Fuego

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 03, sem mais registros.
    Dia 04, na região de Fiji (5,2 graus), quatro nas Ilhas Adaman, região da Índia (5,1, 5,6, 5,0 e 5,0), nas Ilhas Pribilof, região do Alasca (5,3), e na dorsal Pacífico-Antártica (5,0).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 03, na região das Ilhas Prince Edward (4,6 graus), na região do Timor (4,5), em Kepulauan Barat Daya, Indonésia (4,8), em Antofagasta, Chile (4,6), nas Ilhas Andreanof, Alasca (4,7) e em Tarapaca, Chile (4,7).
    Dia 04, sete nas Ilhas Adaman, região da Índia (entre 4,9 e 4,5 graus), no sul de Xinjiang, China (4,6), nas Ilhas Nicobar, região da Índia (4,5), e na Ilha Sul, Nova Zelândia (4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Estudo revela que humanos cultivam oliveiras há pelo menos 7 mil anos


    Tecnologia
Pesquisadores desenvolvem pirâmide de vidro que pode tornar os painéis solares muito mais eficientes

Japoneses concluem teste de super turbina offshore que promete revolucionar a produção de energia renovável no mundo
    (Por Flávia Marinho) Novo projeto vai transformar a turbina offshore em uma estrutura gigantesca pesando mais de 300 toneladas, com capacidade de gerar 2 MW.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Berlim constrói gigantesca torre térmica para calefação no inverno

Navegação movida a hidrogênio
    (Por Valdemar Medeiros) Startup britânica desenvolve navio movido a hidrogênio capaz de navegar 60 dias sem precisar reabastecer. Ele poderá chegar ao mercado ainda em 2025.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Pesquisadores estão trabalhando para aumentar a condutividade do alumínio, tornando-o economicamente competitivo com o cobre
    Este trabalho abre as portas para experimentos que poderiam levar a uma alternativa em mercados como linhas de transmissão, revolucionando veículos, eletrônicos e a rede elétrica.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Eventos
4º vídeo da série "Realidades Minerais"

4ª edição do Edital da Água
    Instituto Mosaic anuncia os 15 projetos, de nove estados, selecionados na quarta edição do Edital da Água.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2022)
    Rede de investimentos para projetos de mineração será um dos destaques da programação do EXPOSIBRAM 2022.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Petrobras lança oportunidades para aquisição de soluções com investimento de R$ 21,2 milhões

4ª edição do Encontro Nacional dos Municípios Mineradores

Programa Mineração e Desenvolvimento da Finep/MCTI


    Extra
A guerra na Ucrânia
    (Por Flávia Marinho) China e Índia: os novos clientes da Rússia que compram petróleo a um preço de pechincha, ajudam Putin a mitigar e se esquivar das fortes punições além de fortalecer sua poderosa indústria de óleo e gás.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


Notícias em 03/07/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *