22 de junho de 2022

Notícias em 22/06/2022

Imagem em destaque

Gêiser Fly
Gêiser é uma fonte de água termal que ocorre em regiões vulcânicas. Caracteriza-se por hidrotermalismo associado a águas subterrâneas com elevada temperatura devido a processos magmáticos em profundidade. Ao encontrar por onde escapar na superfície, elas são expelidas por ejeção criando fontes com jatos intermitentes de água e vapor que podem chegar a dezenas de metros de altura. Ao redor delas, formam-se piscinas naturais onde precipitam principalmente sílica e carbonato de cálcio por resfriamento, com reações químicas, liberação de CO₂ e/ou outros processos. O material que precipita é trazido em solução pelos jatos de água e, assim, surgem depósitos de sínter, opalinas ou travertino, com cores variadas. A imagem acima mostra o gêiser Fly, que está localizado na borda do Reservatório Fly, nas Planícies Geotérmicas de Hualapai, no condado de Washoe, em Nevada, EUA, a leste do deserto de Black Rock. Este gêiser tem algumas aberturas por onde se formam cones que alcançam mais de 1,5 m de altura e 3,7 m de largura na base. É coberto por depósitos minerais e algas termofílicas, que florescem em ambientes úmidos e quentes. Esta combinação criou diversos tons de verde e vermelho que lhe dão uma aparência de outro mundo. Estima-se que exista uma região de rochas quentes em profundidade atravessadas por falhamentos. Esta região foi alcançada por poços perfurados com o objetivo de obter água para a agricultura, sendo os primeiros realizados a mais de 100 anos. Este objetivo, obviamente, falhou, mas surgiram três gêiseres no Rancho Fly, sendo o Gêiser Fly, com mais de 40 anos, o principal. Em 2016, o Rancho Fly foi comprado pela Burning Man Project com a missão de proteger a propriedade de cerca de 1.500 ha e que foi aberta ao público em 2018. A palavra gêiser pode ter chegado até o português através do francês (ou do inglês) "geyser" ou ainda do alemão "geysir". Provavelmente, a origem primeira é o islandês "geysir", que significa algo como "poço que jorra", tendo derivado de verbo "geysa", que significa "ir para a frente, jorrar". 
(Crédito da imagem: Jeremy C. Munns - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4)

Assuntos do dia
projeto, petróleo, mercado, gestão pública, geologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, tecnologia, conhecimento e outros.

    Projeto
Nasce um moderno projeto de mineração entre Parauapebas e Curionópolis


    Petróleo
Multinacional Chevron recebe aprovação do Cade para aquisição da companhia alemã de petróleo e gás natural Wintershall Dea
    (Por Ruth Rodrigues) Durante a última segunda-feira, (20/06), a Superintendência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) concedeu à companha Chevron o aval necessário para esta compra.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Petrobras perfura poço em bloco marítimo no ES


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do ferro
    (Por Notícias Bloomberg) Excesso de otimismo entre siderúrgicas da China por trás da queda do preço do minério de ferro.
    LEIA MAIS em www.mining.com

Mercado do cobre


    Gestão pública
ANP recebe 24 propostas de TAC de conteúdo local, totalizando R$ 1,90 bi em compromissos


    Geologia
Geólogos de Utah traduzem vibrações de relevos rochosos em tons audíveis
    Nova pesquisa mostra que as torres de rocha vermelha encontradas no sul de Utah e em todo o Planalto do Colorado estão em constante movimento, vibrando com seus próprios ritmos característicos tão únicos quanto seus perfis dramáticos contra a profundidade do céu azul do deserto.
    LEIA MAIS em www.geologyin.com


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Shiveluch na Rússia, Suwanose-Jima no Japão, Ibu, Semeru e Dukono na Indonésia, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
O que causa terremotos no Afeganistão?
    Sismo no Afeganistão na quarta-feira matou centenas de pessoas. Esta área é propensa a terremotos porque está localizada na região montanhosa de Hindu Kush, que faz parte do cinturão de Alpide – a segunda região mais sismicamente ativa do mundo depois do Anel de Fogo do Pacífico.
    LEIA MAIS em www.dw.com

Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 21, em Simeulue, Indonésia (5,2 graus), na região central do Afeganistão (5,9) e no sul do Irã (5,3).
    Dia 22, na região de Nova Irlanda, Papua Nova Guiné (5,4 graus) e no mar de Flores (5,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 21, nas Ilhas Ryukyu, Japão (4,5 graus), na região da Ilha MacQuarie (4,6) e no Paquistão (4,5).
    Dia 22, em San Juan, Argentina (4,6 graus), dois no sul do Irã (4,5 e 4,9), na região de Nova Irlanda, Papua Nova Guiné (4,6), na região central da dorsal Pacífico-Leste (4,7), na fronteira Colômbia-Equador (4,8), em Kyushu, Japão (4,5), nas Ilhas Santa Cruz (4,8), em Simeulue, Indonésia (4,9), em Halmahera, Indonésia (4,8), em Kepulauan Babar, Indonésia (4,5) na costa de Coquimbo, Chile (4,6), na sul das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,9), no sudoeste das Ilhas Ryukyu, Japão (4,6), no oeste da Ilha MacQuarie (4,6), nas Ilhas Adaman, região da Índia (4,7), e em Kepulauan Barat Daya, Indonésia (4,7).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Cemitério medieval com joias e espadas raras é descoberto na Inglaterra
    Encontrado durante as obras de uma nova ferrovia no Reino Unido, este cemitério anglo-saxão da elite dos séculos 5 e 6 pode ajudar a compreender período "perdido na história".
    LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com


    Tecnologia
Nova tecnologia em elementos filtrantes amplia segurança na concentração de minérios e tratamento de rejeitos
    O objetivo é o tratamento e deposição e tratamento dos rejeitos, que se baseia em um processo no qual se separa o sólido do líquido, possibilitando o armazenamento a seco (dry stacking) do rejeito de forma segura.
    LEIA MAIS em www.conexaomineral.com.br


    Conhecimento
2° Volume do Informe de Prevenção de Desastres e Ordenamento Territorial
    O documento é uma publicação online seriada, cujo objetivo é a divulgação breve dos resultados, de relevância científica.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Extra
A mineração e a comunidade

Fertilizantes
    (Por Valdemar Medeiros) O Brasil receberá sua primeira fábrica de fosfatos importada do Marrocos que vai gerar milhares de empregos. A unidade será instalada em São Luís, MA.
    (Por Roberta Souza) A Haifa Group, multinacional produtora de fertilizantes, pretende desenvolver adubos no Brasil. A empresa já desenvolve fertilizantes especiais e adubos em alguns países.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

A guerra na Ucrânia
    (Por Reuters) Putin diz que Rússia está redirecionando comércio e petróleo para países dos Brics.
    LEIA MAIS em g1.globo.com


Notícias em 21/06/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *