31 de maio de 2022

Notícias em 31/05/2022

Imagem em destaque

A Corte dos Patriarcas
A Court of the Patriarchs se destaca no Birch Creek Canyon, no Parque Nacional de Zion, em Utah, EUA. Em 1916, o ministro metodista Frederick V. Fischer deu este nome a estas rochas, referindo-se aos Patriarcas de Sião correspondentes a três gerações de israelitas. As três principais rochas da "corte" receberam os nomes de Abraão, Isaac e Jacó. Geologicamente, esta formação rochosa representa quase uma camada completa do Arenito Navajo, depositado entre 190 milhões e 180 milhões de anos atrás. É uma das unidades estratigráficas de Zion, que inclui, das mais antigas para as mais jovens, as formações Moenave e Kayente, o Arenito Navajo e as formações Temple Cap e Carmel. Os sedimentos do Arenito Navajo foram depositados no Jurássico, quando a região era um vasto fundo de mar rodeado de grande deserto. Há cerca de 13 milhões de anos, toda a área foi soerguida mais de 3.900 metros, sendo posteriormente trabalhada pela erosão. O Parque Nacional de Zion fica na interseção de três grandes províncias geográficas: o Planalto do Colorado, o Deserto de Mojave e a Grande Bacia. Elas se encontram em uma faixa de altitude entre 1.100 e 2650 metros. O parque é o lar de uma população diversificada de plantas e animais. São encontradas várias centenas de espécies de mamíferos, pássaros e répteis, como o falcão peregrino ameaçado de extinção. Também há cerca de 800 espécies de plantas nativas que variam de cactos do deserto a choupos. Por volta do ano 500, os índios Anasazi já habitavam a região de Zion e há indicações de humanos nômades que por aqui passaram em 7000 aC. Em meados dos anos 1880, indígenas Paiute locais guiaram colonos mórmons no início da exploração de Zion. Em 1872, o major John Wesley Powell liderou uma expedição através da região, mas o reconhecimento nacional só veio no início de 1900. Em 1919, Zion finalmente se tornou um parque nacional.
(Crédito da imagem: LeavXC - fonte1 - fonte2 - fonte3)

Assuntos do dia
projeto, economia, mercado, política, água, energia alternativa, geologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, tecnologia, eventos e outros.

    Projeto
ANM aprova plano econômico para projeto de minério de ferro da chinesa SAM em MG
    (Por Reuters) Foi aprovado o Plano Integrado de Aproveitamento Econômico (PIAE) de um projeto de minério de ferro de 2,1 bilhões de dólares, previsto para o norte de MG.
    LEIA MAIS em forbes.com.br

Sigma Lithium: Fase 1 e 2 combinadas vão gerar US$ 5,1 bilhões


    Economia
Balança comercial: Superávit acumulado atinge US$ 23,30 bilhões em 2022
    A indústria extrativa registrou alta nas vendas de minerais em bruto (+96,1%), minérios de níquel e seus concentrados (+110,1%) e óleos brutos de petróleo ou de minerais betuminosos, crus (+12,5%).
    LEIA MAIS em obrasilianista.com.br


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do Urânio

Mercado do cobre


    Política
MTP abre consulta pública dos Anexos de agentes químicos, cancerígenos e apêndices da NR 09
    O Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) publicou no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (30/5) o aviso de consulta pública nº 4/2022 para análise dos textos dos Anexos de agentes químicos, cancerígenos, bem como os apêndices de benzeno e asbesto, da Norma Regulamentadora nº 09 (NR-09).
    LEIA MAIS em ibram.org.br


    Água
SGB-CPRM entrega relatório de hidrogeológico da ilha de São Luís à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico
    É o relatório final do projeto "Estudos Hidrogeológicos da Ilha de São Luís – MA: Subsídios para o Desenvolvimento Sustentável dos Recursos Hídricos".
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Energia alternativa
RenovaBio: ANP disponibiliza nova versão da RenovaCalc
    Desde 17/05 está disponível a versão 8 da RenovaCalc – Rota Biodiesel para certificação de biocombustíveis.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Geologia
Brasil quer criar banco de dados geológico


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Etna na Itália, Suwanose-Jima no Japão, Dukono na Indonésia, Pavlof no Alasca, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador, Sabancaya no Peru e Villarrica no Chile.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 30, sem registros.
    Dia 31, no mar de Ceram, Indonésia (5,1 graus), no Estreito de Sunda, Indonésia (5,2), e nas Ilhas Andreanof, Alasca (5,2).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 30, dois em Tonga (4,9 e 4,5 graus), nas Ilhas Ryukyu, Japão (4,7), em La Rioja, Argentina (4,5), e em Kepulauan Barat Daya, Indonésia (4,6).
    Dia 31, na costa da Costa Rica (4,6 graus), no sul de Java, Indonésia (4,6), e na região das Flores, Indonésia (4,9).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Cerca de 400 sarcófagos e artefatos de 2,5 mil anos são encontrados no Egito
    Tumbas, estátuas e possíveis trechos do famoso "Livro dos Mortos" foram desenterrados em escavações na necrópole de Saqqara, a poucos quilômetros da capital do país.
    LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com

Caverna milenar francesa corre risco de ruir devido ao aumento do nível do mar
    Uma caverna de mais de 30 mil anos, localizada no sul da França, corre o risco de ruir devido ao aumento do nível do mar, que cresceu 12 centímetros desde 2011.
    LEIA MAIS em extra.globo.com


    Tecnologia
Pesquisadores japoneses trabalham em novo método de captura de carbono com eficiência de 99%
    (Por Fábio Lucas) O sistema funciona como um DAC líquido, onde o gás é borbulhado através de uma solução líquida. No entanto, em vez de ficar preso na solução, a reação química ocorre para que o carbono preso seja insolúvel e saia da solução como um sólido.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Eventos
Invest Mining

Prêmio Municípios Mineradores 2022
    As inscrições estão abertas. A cerimônia para anunciar os ganhadores ocorrerá no dia 07 de junho, às 14h30.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Seminário Especial: o Dia do Geofísico

37º Congresso Mineiro de Municípios


    Extra
A mineração e a comunidade

A guerra na Ucrânia
    UE anuncia proibição parcial de importações de petróleo russo. A medida impacta 75% das importações imediatamente e 90% até o fim do ano. Estão isentos países como Hungria, Eslováquia e República Tcheca. 
    LEIA MAIS em veja.abril.com.br


Notícias em 29 e 30/05/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *